Home » E-commerce & Loja Virtual » WooCommerce
cover woocommerce

Criar Loja Virtual Grátis com Domínio Próprio Com WooCommerce

O plugin Woocommerce é uma das maneiras mais fáceis de se ter um site de vendas levando o nome da sua marca. Conectado ao WordPress, você estará apto a criar loja virtual grátis com domínio próprio dentro de poucos minutos.

São somente alguns cliques, e pronto! O que exigia conhecimento técnico ou contratação de um profissional da área hoje é resolvido com um plugin. Mas será que esta é a melhor opção para você?

Para descobrir se esta plataforma é mesmo boa, e se você pode confiar no que é prometido, nós realizamos uma análise completa. Nos parágrafos a seguir, você lerá tudo o que é preciso saber para entender se é seguro e eficiente ter sua loja online com esta plataforma.

Não vamos demorar mais para chegar a uma conclusão, é hora de começar a ler!

Tudo sobre o WooCommerce Brasil para WordPress

Você sabia que o WooCommerce conecta quase um terço de todas as lojas virtuais online no mundo? Um total de 28% de todos os sites de comércio eletrônico do mundo o usa, o que por si só já garante que o produto é relevante.

De acordo com estimativas da ABComm, o comércio eletrônico no Brasil deve crescer cerca de 16% neste ano de 2019. Portanto, ao estar considerando uma das plataformas mais utilizadas, você está dando o primeiro passo para fazer parte destes números.

Lojas que usam Woocommerce possuem até 30 dias para solicitar o reembolso de qualquer extra que comprarem. Assim, se algo no serviço não correr como o esperado, é possível pedir o dinheiro de volta.

Vamos, por partes, entender do que se trata a plataforma e como utilizar seus recursos ao máximo. Será a opção certa para seu negócio? Saberemos logo.

O que é Woocommerce?

Trata-se de uma plataforma grátis open source e completamente personalizável, que você instala no seu site conectado ao WordPress (exclusividade). É um plug-in que cria uma loja instantânea no site criado por você, com domínio próprio ou não.

Como você não paga nada pelo produto. Não há qualquer custo adicional em cima das vendas, todo o lucro fica com o dono do site online. Por isso essa é uma das opções preferidas de qualquer lojista.

Justamente por permitir personalização, você encontra na própria biblioteca da plataforma os melhores plugins para Woocommerce. São opções extras que deixam o seu site mais original frente aos concorrentes, além de oferecer funcionalidades aos clientes e mais eficiência.

Não importa se o seu produto é digital, ou se você vende produtos físicos seus ou por meio de Dropshipping. Todo o tipo de venda é aceito por ele.

Caso você não seja um fã do WordPress ou queira ver outras soluções, nós recomendamos que leia mais sobre as melhores plataformas.

Quais os principais recursos desta plataforma?

Com uma loja criada utilizando o WooCommerce você pode adicionar todos os produtos que quiser para venda. Também, o site pode ter a cara que você quiser, por meio da fácil personalização.

O sistema em si fornece opções para rastrear os pedidos – especialmente importante se você vende sem estoques e diretamente pelos fornecedores – além de diversas alternativas para fretes.

Porém, a maior vantagem encontrada é o fato de que tudo é customizável. Então, mesmo sem conhecimento técnico, é possível instalar extensões que permitem todo o tipo de mudança. Um exemplo é personalizar o Woocommerce para receber pagamentos por PagSeguro.

Vamos ver mais sobre isso?

Woocommerce: PagSeguro para Clientes

Com um pagamento único, é possível adquirir uma extensão feita para que lojas brasileiras possam receber por este método de pagamento. Afinal, receber via Paypal ou outras formas automáticas pode ser desvantajoso por conta das taxas.

Pode-se, por exemplo, estabelecer um pagamento recorrente Pagseguro Woocommerce para serviços. Assim, você cobra a clientes mensalidades pela aquisição do que você prestar em contrapartida.

O valor não é exatamente barato, mas compensa no longo prazo o gasto com taxas. Isto sem falar nos ganhos, ou em evitar perdas, por conta de clientes que deixariam de comprar sem uma opção brasileira.

Assim, mesmo sendo uma plataforma estrangeira, é possível utilizá-la com meios de pagamento utilizados aqui no Brasil.

Como fazer para instalar?

Uma vantagem comum das plataformas de e-commerce é que elas costumam, ao menos na instalação, não exigir quase tempo ou esforço algum. No caso do Woocommerce download para o seu computador não é necessário.

Basta ter o WordPress, que muitas vezes é oferecido também com instalação rápida e gratuita por serviços de hospedagem, e buscar pelo plugin na seção adequada. É só clicar em um botão e aguardar um pouco.

Por falar em serviços de hospedagem, sites pequenos podem ser hospedados na Hostinger, que possui preços baixos para o setor. Se quiser, pode ler mais sobre isso aqui.

Caso o WordPress não seja a sua opção, ou se você quer ao menos experimentar outros meios, há mais maneiras de se ter uma loja virtual. Você pode clicar aqui e experimentar 14 dias grátis do Shopify.

Vamos voltar à nossa análise, agora a respeito da segurança.

Woocommerce com WordPress é seguro?

O primeiro ponto a destacar a este respeito é o de que, como um plugin, o Woocommerce não guarda nada sobre o seu site. Todos os seus dados e informações estarão hospedados com você.

Assim, mesmo que o sistema vá à falência – altamente improvável, por sinal – ou se algo acontecer com o sistema deles, isto em nada afetará como a sua loja funciona. Você não perderá clientes, produtos ou qualquer informação relevante.

O código usado para programar o plugin também é auditado por empresas independentes, para garantir sua segurança e proteção. Além disso, todos os processos de pagamento pela plataforma são totalmente garantidos segundo as normas vigentes.

No mais, o serviço ganharia pontos extras se oferecesse suporte via chat. É impossível prever o tempo de atendimento, visto que a comunicação é feita por e-mail.

Posso controlar a loja virtual pelo celular?

Ao mesmo tempo em que a plataforma se resume a um plugin, todo o controle pode ser feito por um app próprio. Este tal aplicativo pode ser baixado tanto para Android quanto para iOS, permitindo diversas funções:

  • Acompanhamento de estatísticas completas de vendas e visitas.
  • Gestão de todos os pedidos.
  • Alertas de compras em tempo real.

Trata-se de uma solução inteligente, pois nenhum lojista quer ficar preso ao computador para poder administrar o negócio. É possível cuidar da loja com uma conexão com a internet em absolutamente qualquer lugar.

Além disso, a gestão pelo WordPress não costuma notificar ou avisar detalhes importantes. Por isso, mesmo para os que gostam de administrar tudo pelo plugin Woocommerce, o uso do app é recomendável.

Woocommerce Themes vale a pena?

Além da loja de extensões, a plataforma possui temas Woocommerce grátis e pagos para customização do site de comércio. A maioria pertence à segunda classe, dos que você precisa pagar. A dúvida é: vale a pena comprar?

Uma boa dica para qualquer site, mesmo que não seja de venda, é ser único. Quanto maior o grau de customização, sem afetar a experiência do usuário, melhor o site se sairá para os visitantes e em termos de otimização.

Sim, os temas diversificam a sua loja em comparação às que usam aqueles gratuitos, mas ainda assim será uma cópia de outros que comprarem. Você pode alterar, se possuir o conhecimento para isso.

No entanto, em tal situação, ainda vale mais a pena começar a partir do zero ou de muito pouco que possa ter similaridades com outros sites. Nossa recomendação geral é preferir utilizar o dinheiro para pagar alguém que possua experiência.

Você também pode ver como ficaria o visual do seu site em outras plataformas. Nós recomendamos que veja o nosso artigo sobre o Shopify aqui.

Como funciona o cadastro de clientes?

Assim como tudo o mais no Woocommerce cadastro de clientes e as especificações podem ser alterados. Do básico e-mail e senha até outros detalhes que você pode utilizar para campanhas de marketing, basta customizar.

É de máxima importância conseguir dados relevantes sobre os consumidores. Assim, você consegue manter um bom suporte pós-vendas e atraí-los para mais compras. Nós falamos disso neste artigo aqui.

Separe seus consumidores em grupos de acordo com os dados de compra deles. Com o e-mail utilizado no cadastro, você os manterá informados de novidades e promoções. Assim, você multiplicará os seus lucros com certeza.

Eu pago para utilizar o Woo Commerce?

O Woocommerce, assim como o WordPress são totalmente gratuitos. Assim, você não está limitado a um plano gratuito básico, nem terá que pagar após um período de testes. O que você pode adquirir são plugins extras, encontrados no site oficial.

Alguns deles são projetados por usuários, enquanto outros são feitos pelos próprios desenvolvedores da plataforma. Não são obrigatórios, mas muitos deles são úteis, especialmente para uma loja virtual brasileira.

Mesmo assim, há alguns pontos a serem considerados:

  1. Custo com a hospedagem do site – dependerá de quantos recursos você precisará. Já recomendamos um para sites menores, mas o GoDaddy é uma boa opção para quem quer uma loja grande e que terá bastante visitante. Saiba mais e confira os melhores preços sobre GoDaddy aqui.
  2. Gasto com domínio – é imprescindível que o seu site faça o próprio nome, construa uma marca. Para isso, é necessário adquirir um nome específico, que não custa muito e representa um pequeno gasto anual.
  3. Possível serviço de webdesign – customizar o site pode custar um pouco mais, dependendo dos serviços que contratar.
  4. Possível plataforma de fornecedores – especialmente para quem opta por Dropshipping nacional, há um custo extra pelos serviços que facilitam a importação de produtos.

Portanto, você gastará sim algo para ter a sua loja, além do custo normal com os produtos e outras despesas de um comércio. Felizmente, o custo da plataforma é eliminado ao optar por esta opção gratuita.

Quais as formas de pagamento para clientes?

Enquanto no exterior as pessoas utilizam com frequência o Paypal e o Stripe, duas formas de pagamento da plataforma, aqui não é bem assim. As pessoas ainda optam por processadores mais conhecidos, ou mesmo por transferência.

Felizmente, as extensões da plataforma ajudam. No Woocommerce boleto bancário pode ser adicionado como uma das opções de pagamento. Assim como o Pag Seguro, basta que você adquira o plugin específico.

Neste sentido, programadores experientes podem adicionar basicamente qualquer meio de pagamento. Quem não possui conhecimento técnico ainda pode contar com as muitas opções da loja de extensões.
Vemos estas possibilidades como positivas, levando em consideração que se trata de uma plataforma estrangeira.

Loja virtual WordPress-Woocommerce: como lucrar?

Ao criar um site para vendas a brasileiros, você precisa encontrar maneiras de manter o público cativo. Atrair prospectos e manter clientes assíduos é o básico das vendas, sejam físicas ou no mundo online.

Estabelecer uma margem de lucro também é essencial. Seja qual for o tipo de produto que você venda, estabeleça o quanto você quer ganhar. Assim, toda venda reverterá com certeza algum ganho para reinvestimento ou poupança.

Com todas as extensões e temas disponibilizados pelo Woo Commerce, entendemos que não há limitações para quem quer atuar no Brasil. Assim como qualquer brasileiro pode criar um site, até mesmo de Dropship, para atender internacionalmente.

Não existe lucro sem esforço. Portanto, não se limite aos gastos iniciais com hospedagem e domínio. Saiba que será preciso colocar tempo e dinheiro em publicidade para tornar a sua marca ou loja conhecida.

A seguir, veja mais um pouco sobre a plataforma, antes de chegarmos a uma conclusão.

Para quem é a Woocommerce plugins Brasil?

Uma plataforma baseada em plugin pode ser novidade para muitos, mas não deixa de ser interessante mesmo para os que não a entendem. O nível de liberdade é muito maior, garantindo mais segurança e confiança.

Ao mesmo tempo, ser totalmente open source exige algum trabalho extra. Felizmente, a maioria das modificações necessárias ou úteis já foram feitas por outros usuários. Algumas são vendidas, outras são gratuitas.

O resultado dependerá somente do que você tem como estratégia para sua loja. Seja você já um empreendedor com lojas virtuais em vários sites, ou um iniciante, esta opção é válida para você.

A possibilidade de personalização é infinita. Os limites serão impostos somente pelo tipo de Host que você escolher para colocar o seu site.

No próximo parágrafo, um pouco mais sobre ter seu próprio nome em forma de endereço Web.

Quero uma loja com domínio próprio, e agora?

Não há nada complicado em conseguir registrar um nome para seu site. Você pode inclusive ganhar a cortesia de um ano inteiro gratuito com o serviço de hospedagem que escolher. Onde quer que esteja hospedado, e seja qual for o nome, seu site poderá ter Woocommerce.

Recomendamos que utilize um nome de fácil lembrança, que remeta à sua marca ou seja basicamente isso. Pode ser .com.br, ou .com. Os preços variam, dependendo de onde compre, então faça uma boa pesquisa primeiro se não tiver como opção gratuita num pacote.

O importante é saber que este tipo de escolha não afetará a sua plataforma, caso opte por esta. Por fim, vamos às considerações finais.

Conclusão sobre a plataforma

Sem qualquer custo, esta plataforma poderia parecer algo muito básico, ou insuficiente, para quem quer uma boa loja. Pelo contrário, pois é totalmente aberta à customização para deixá-la da maneira que for preciso.

Não só isso, pois não é necessário realmente ter conhecimento técnico. Alterações e modificações já preparadas podem ser instaladas com um só clique. Algumas são vendidas, outras doadas, dependendo da complexidade e do interesse do desenvolvedor.

Por falar em um clique, a plataforma é exclusiva do WordPress, também gratuito e fácil de instalar. Pode ser uma limitação para uns, enquanto é a opção ideal para outros que se dão melhor com este CMS.

O tamanho da loja em nada influencia esta escolha, dependendo somente dos recursos do host escolhido. Em termos de funcionalidades, esta plataforma oferece, dentro e fora das extensões, todos os recursos que uma loja precisa para prosperar.

Assim, qualquer lojista encontra nesta opção uma ótima escolha para uma loja. Somente suas preferências definirão se é a ideal para você.

Dias
Horas
Minutos
Segundos

Oferta por tempo limitado!