Home » Como Criar um Site » WordPress

Como funciona o WordPress? Saiba tudo aqui!

Entre as várias alternativas disponíveis no mercado de plataformas para criação e publicação de sites e blogs, o WordPress é sem dúvida uma das que mais se destacam.

Em função de todas essas opções de plataformas e suas ferramentas e também pelo incrível crescimento de atividades e negócios digitais nos últimos anos, muitas vezes não é tão simples fazer a melhor escolha.

Aquela que atenda suas necessidades específicas e que te ajude a impulsionar seu negócio ou atuação na web.

É importante esclarecer inicialmente que este artigo trata da versão gratuita do WordPress, “wordpress.org”, já que além desta versão existe a versão comercial “wordpress.com”.

Na versão “.org”, que repetimos está disponível gratuitamente, o usuário fica encarregado pela instalação e manutenção do sistema. Ou seja, é necessário que ele já tenha uma hospedagem de sites e um domínio contratados para que ele possa rodar.

Por outro lado, a versão comercial “wordpress.com” oferece gratuitamente a ferramenta, mas a utilização de recursos adicionais como plugins, layouts e um domínio, são pagos separadamente.

Neste artigo, mostraremos o que é o WordPress, quais suas principais características, os recursos disponíveis e as vantagens e desvantagens que ele apresenta. Também entraremos em detalhes de como construir um site, blog ou portfólio.

Ou seja, vamos fundo no assunto para que você possa se definir com tranquilidade e com todas as informações necessárias.

WordPress o que é e como funciona?

O WordPress é um software utilizado na criação de sites e blogs. Sites em WordPress representam um terço do total de sites existentes no mundo. Isto significa milhões e milhões de usuários. Este é um bom motivo pelo qual é reconhecido como o mais popular criador de sites e blogs do mundo.

O WordPress iniciou suas atividades em 2003 como uma simples plataforma de blogs. A partir daí transformou-se em uma plataforma de desenvolvimento de aplicativos e um sistema de gerenciamento de conteúdo. Tem como um de seus principais objetivos tornar a experiência de construir um site a mais simples e previsível possível.

O WordPress é utilizado desde pequenos sites até portais de grandes corporações, passando por blogs e até mesmo aplicativos. A combinação da simplicidade sentida pelos usuários e a complexidade intrínseca observada por desenvolvedores, traz a flexibilidade que permite sua aplicação em campos tão diversos.

É um software gratuito de código aberto (open source), o que quer dizer que qualquer pessoa pode baixar e instalar o programa livremente. É possível utilizá-lo de maneiras diferentes para atender a vários propósitos, sendo também possível customizá-lo de acordo com suas necessidades específicas.

Como todo open source seus usuários podem contribuir para seu aprimoramento. No caso do WordPress a comunidade é extremamente ativa e colabora para que a plataforma esteja constantemente em evolução. Existe também uma documentação ampla disponível para consulta de solução de problemas.

Eventualmente, dependendo das condições necessárias, é possível adicionar temas e extensões de um nível mais aprimorado. Nestes casos, haverá um custo adicional com a aquisição destes itens.

A administração do WordPress também pode ser feita através de dispositivos móveis como celulares e tablets. Além disso, existe a disponibilidade de um aplicativo para sistemas operacionais iOS e Android

Como funciona o WordPress?

Os quatro principais componentes deste software são: arquivos básicos, temas, funcionalidades e base de dados.

Ao fazer o download do software a partir do wordpress.org, você baixa os arquivos básicos que fazem parte do pacote. Também são baixados os arquivos de temas que controlam a exibição e geram o conteúdo a ser exibido quando a URL é requerida. Cada tema tem uma pasta específica contendo vários arquivos PHP.

A base de dados é o elemento mais relevante de um site WordPress, pois tem todo conteúdo e parâmetros de controle para que o site desejado seja exibido adequadamente quando requisitado. Por exemplo, quando um site é criado, todo seu conteúdo é armazenado na base de dados com referências a informações, imagens e vídeos linkados ao site.

As funcionalidades ou plugins não fazem obrigatoriamente parte do site a ser criado, pois são recursos opcionais que estão disponíveis. Mas é quase que inevitável a necessidade de incluí-los.

Uma característica estrutural importante do WordPress e que também explica sua grande aceitação no mercado é que esses componentes funcionam de forma autônoma, separados uns do outros.

Ou seja, independentemente do tema você estiver usando, você pode incluir conteúdo ou funcionalidades sem que ele seja afetado.

Você modifica seu tema sem que o conteúdo seja alterado ou inclui novos recursos sem prejudicar os outros componentes.

Prós e Contras

Vantagens:

  • O WordPress é gratuito.
  • Simples de usar, permite criar um site em poucos minutos.
  • Open source, sempre em evolução, tem suporte de uma enorme comunidade.
  • Disponibiliza vários temas e plugins para que você consiga o melhor para seu site.
  • Não há restrições para instalação de temas e plugins.
  • Facilita tarefas de SEO.
  • Permite acesso em qualquer computador e através de dispositivos móveis.
  • Permite migração fácil para outros servidores.
  • Flexível para várias tipos de aplicações

Desvantagens:

  • Por ser muito popular é alvo constante de hackers e spammers.
  • Requer a contratação de um serviço de hospedagem.
  • As atualizações do WordPress são frequentes, portanto certifique-se de utilizar um provedor que tenha bom controle sobre essas atualizações.
  • Muitos reclamam dos preços de plugins e temas pagos.

Qual a melhor hospedagem WordPress? O WordPress gratuito requer hospedagem?

Para que você possa escolher a melhor solução, vamos inicialmente mencionar quais critérios você deve aplicar nesta busca por diferenciais entre os serviços disponíveis de hospedagem, já que sua contratação é necessária no WordPress gratuito.

Vamos ver quais são:

  • Obviamente você deve preferir as hospedagens que apresentem a melhor relação custo-benefício, ou seja, melhor desempenho com menor preço.
  • Procure provedores especializados e que tenham ambiente otimizado para o WordPress. Entre os recursos específicos, fique atento a: armazenagem SSD, memória, processamento e sistemas de cache.
  • Fique atento aos limites em relação ao número de sites e de visitas oferecido e veja se atendem às suas expectativas.
  • Certifique-se que as atualizações de temas, plugins e arquivos básicos executadas pelo WordPress sejam feitas automaticamente pelo provedor. Isto também é importante porque a frequência de atualizações da plataforma é grande.
  • Desnecessário dizer que backups regulares são importantes. Portanto, verifique se o provedor tem uma rotina de backups adequada (frequência e possibilidade de rodar backup quando preciso).
  • Verifique as condições de funcionamento do suporte técnico. Confirme informações sobre disponibilidade (24×7), nível técnico, idioma de atendimento e abrangência do serviço de suporte.
  • Com a intenção de criar um diferencial no mercado, alguns provedores oferecem acesso a plugins e temas exclusivos. Preste atenção neste ponto, pois a disponibilidade desses itens no mercado é grande e eles são bastante úteis na criação de sites.
  • Confirme as práticas de segurança oferecidas pelo provedor. Assim como outros sites, podem acontecer ameaças e invasões para roubar informações ou inserir no site informações sem autorização.
  • Observe se o provedor oferece a inclusão gratuita de certificado SSL.
  • Certifique-se do nível de qualidade dos servidores no serviço de hospedagem. No caso do WordPress isso é importante pois há uma mensagem de erro que deixa algumas vezes seus usuários assustados. A mensagem recebida “error establishing a database connection wordpress” significa que não é possível estabelecer conexão de banco de dados. Isso pode acontecer devido a algum tipo de erro do servidor.

Além dos itens mencionados, é muito importante definir o tipo de hospedagem que mais se adapta às suas necessidades. Existem basicamente três tipos disponíveis:

  • Hospedagem Compartilhada
  • Hospedagem Virtual (VPS ou Cloud)
  • Hospedagem Dedicada

De modo geral e simplificado, podemos dizer que a escolha entre estes tipos de hospedagem tem uma forte ligação com o consumo de recursos do site.

A Hospedagem Compartilhada é recomendada para sites recentes e que tenham baixo tráfego.

Sites cujo tráfego está em crescimento necessitam de uma hospedagem mais robusta como a Virtual ou mesmo a Dedicada quando necessário.

site

A quem o WordPress é recomendado?

Antes de mencionar as melhores opções do mercado em relação a provedores, vamos falar um pouco sobre a quem o WordPress é indicado.


Aqueles que não querem se preocupar com a hospedagem: são os que querem um site que não dê trabalho, cujo serviço de hospedagem não requer manutenção demasiada, que ofereça backups regulares e tenha atualização automática de temas e plugins.

Sites com aumento de tráfego: em geral os serviços oferecidos pelo WordPress são uma boa alternativa para sites que enfrentam picos de tráfego, assim como elevada demanda de conteúdo, pois estão configurados para essa situação.

Desenvolvedores de sites para clientes: programadores e agências que desenvolvem projetos de sites para o mercado podem se beneficiar do WordPress e de seus recursos avançados. Entre os quais ferramentas de controle de versão (que registram alterações em um arquivo ou conjunto de arquivos ao longo do tempo para que seja possível acessar versões específicas posteriormente) e o WP-CLI, ferramenta que permite administrar o WordPress através de interface de linha de comando.

Melhores Provedores para fazer seu site em WordPress:

Existem no mercado inúmeras opções para hospedar seu site, como Hostinger, HostGator, KingHost, GoDaddy, e muitas outras.

A seguir vamos destacar algumas delas:

Hostinger

A Hostinger iniciou em 2004, está presente em cerca de 180 países e tem perto 29 milhões de usuários. Está em pleno crescimento e é reconhecida no mercado por algumas características:

  • Hospedagem otimizada e pronta para o WordPress. Instalação em um clique.
  • Preços acessíveis, sem exibição de anúncios nos sites que hospeda.
  • Não há acréscimo no preço da hospedagem WordPress, como pode acontecer com outros provedores
  • Durante a instalação inicial, é dada a opção de usar o instalador automático do WordPress. Após a solicitação de algumas informações básicas como URL, nome do usuário e senha, o instalador automático carrega a última versão do WordPress.
  • Baixo nível de restrições para o que pode ser feito com seu ambiente de hospedagem, como por exemplo, o uso de seu PHP (linguagem de script open source de uso geral, muito utilizada e especialmente apropriada para desenvolvimento web) e MySQL (banco de dados open source para aplicativos baseados na Web).

 

A Hostinger oferece 3 planos de hospedagem WordPress. O Premium, que é o mais popular, tem as seguintes características:

  • Número ilimitado de sites
  • Armazenamento SSD de 20 GB
  • Largura de Banda ilimitada
  • Registro de domínio gratuito
  • Contas de e-mail ilimitadas
  • Garantia de uptime de 99,9%
  • Suporte 24 x 7
  • Painel de Controle

GoDaddy

Fundada em 1997 e presente no Brasil desde 2013, a GoDaddy é um dos maiores provedores de hospedagem do mundo com cerca de 18 milhões de clientes e quase 80 milhões de domínios. A hospedagem GoDaddy WordPress também facilita a vida de seus usuários, simplificando sua administração.

Veja abaixo algumas de suas características importantes:

  • Servidores otimizados para o WordPress
  • Unidades SSD –tecnologia de armazenamento que acelera o carregamento e acesso ao conteúdo do seu site pelos seus visitantes
  • Servidores com balanceamento de carga durante picos de visitas ao site
  • Configuração automática da conta
  • Atualizações automáticas
  • Monitoramento e proteção contra ataques

A hospedagem GoDaddy WordPress oferece quatro planos, entre os quais vamos destacar as características do Plano Ultimate:

  • Armazenamento de 30 GB
  • 1 a 2 sites
  • Limite de 400 mil visitas por mês
  • Backups diários
  • Domínio grátis para assinatura anual
  • Certificado SSL grátis
  • Assistente integrado para SEO
  • Verificação e remoção de malwares
  • Uptime de 99,9%
  • Última versão do PHP7
  • Suporte técnico gratuito
  • Atualizações automáticas de segurança e software Core WordPress
  • Sugestões de sites pré-criados e ferramenta arrastar-soltar para iniciantes

Confira os melhores preços da GoDaddy, aqui.

KingHost

Empresa brasileira fundada em 2006, a KingHost tem como lema a segurança, o suporte técnico especializado e servidores 100% brasileiros.

Consta com mais de 300 mil sites hospedados. A hospedagem KingHost WordPress foi criada para usuários que não desejam se preocupar com o lado técnico da hospedagem.

Vamos ver alguns detalhes a seguir:

  • Data centers localizados no Brasil.
  • Armazenamento em discos SSD.
  • Servidores com PHP7 (linguagem de script lançada em 2015) e NGINX (Servidor HTTP Web).
  • Apache + NGINX – a hospedagem vem com o proxy reverso NGINX.
  • Certificado SSL configurado e instalado automaticamente no momento da criação da conta.
  • Em relação à segurança, o KingHost WordPress oferece como padrão: antivírus, atualizações automáticas, antispam, monitoramento do servidor e proteção contra ameaças.
  • Conta com a função atualização automática de temas, plugins e arquivos básicos.
  • Oferece backups diários, porém são pagos.
  • Disponibilidade do WP-CLI, dispositivo que permite administrar o WordPress através de linha de comando. Item especialmente interessante para desenvolvedores.
  • Oferece contas de e-mails ilimitadas para todos os planos, com espaço para armazenamento entre 100 e 200 GB, dependendo do plano contratado.

Estão disponíveis três planos da KingHost. Vamos ver o que um deles, o WORDPRESS II, oferece:

  • Memória de 1 GB
  • Limite de 50 mil visitas mensais
  • Armazenamento de 25 GB
  • Contas ilimitadas de e-mails, com espaço de 200 GB
  • Banco de dados MySQL de 12,5 GB
  • 50 mapeamentos gratuitos
  • Relatório mensal de SEO
  • Créditos de e-mail Marketing
  • SSL grátis
  • Descontos de 70% para assinatura anual, 63% para trimestral e 60% para mensal

Obter os melhores preços e ofertas da KingHost aqui.


HostGator

Fundada em 2002 nos Estados Unidos, a HostGator é reconhecida no mercado pela boa relação custo-benefício que oferece. Vamos analisar alguns dos recursos que ela disponibiliza a seus clientes para hospedagem WordPress:

  • Infraestrutura preparada para a plataforma WordPress
  • Todas as operações de administração são efetuadas através do painel do cliente, que substituiu o painel de controle cPanel, muito utilizado em outras aplicações.
  • O backup através da ferramenta CodeGuard está incluído em alguns planos. Trata-se de uma ferramenta poderosa que além de fornecer cópias automáticas, controla as alterações e versões do site. Dependendo do plano contratado, esses backups podem ser feitos a cada 5 dias ou em horários pré programados.
  • De acordo com informações da própria HostGator, a quantidade de clientes para cada servidor é cerca de 30% menor do que na hospedagem compartilhada normal. Os servidores são providos de 8 núcleos de processamento e memória de 16 GB.
  • Todos os planos HostGator WordPress têm contas de e-mail incluídas. Variam de 5 no plano inicial até número ilimitado no melhor plano
  • O suporte técnico é similar aos dos planos normais, com atendimento através de chat e ticket, 24 x 7.
  • Atualizações de versões do WordPress são automáticas, não sendo necessárias atualizações manuais.
  • Todos os planos oferecem SSL gratuito, que é uma ferramenta de segurança na troca de informações entre o servidor de hospedagem e seus clientes.
  • Em termos de segurança, a HostGator oferece o SiteLock, ferramenta cuja função é realizar verificações e varreduras periódicas no site buscando malwares, aplicações suspeitas, spams, ameaças e pontos vulneráveis.
  • Vinculado a uma contratação por um ano, todos os planos oferecem um domínio grátis, com as extensões mais populares como .com.br, .com e .org.

A Hostgator oferece três planos para hospedagem WordPress. Vamos ver a seguir detalhes do Plano Startup, recomendado para pequenas e médias empresas:

  • Limite de 5 sites WordPress
  • Limite de 125 mil visitas mensais
  • Armazenamento de 100 GB
  • 25 contas de e-mail
  • SSL grátis
  • Carregamento com CDN (Rede de distribuição de conteúdo que reduz o tempo de transferência de dados)
  • Backup automático
  • Domínio grátis enquanto estiver vinculado à HostGator
  • Desconto de 40% para assinatura anual. Não há desconto para assinaturas mensais ou trimestrais

 

Como criar um site no WordPress

Vamos a seguir mostrar os passos necessários para criar site com WordPress:

Este dois primeiros passo são necessários antes da instalação do software WordPress:

Registrar um Domínio: você pode usar o próprio provedor de hospedagem para fazer o registro ou, se preferir, utilizar o Registro.br que é responsável por domínios “.br”

Contratar um Serviço de Hospedagem: depois de ler atentamente as dicas que mostramos anteriormente neste artigo sobre serviços de Hospedagem WordPress , você estará bem preparado para fazer a melhor escolha para seu caso.

Depois disso estamos preparados para iniciar o processo de instalação. O passos são os seguintes:

Instalar o Software WordPress: a instalação através de uma Hospedagem WordPress é super facilitada. Basta acessar o painel de controle da hospedagem e usar o auto instalador. Em algumas hospedagens o WordPress já vem instalado.

Ao instalar o software você já cria o site WordPress com as configurações padrão oferecidas. E ele já se encontra disponível para acesso pela Internet.

Durante o processo de instalação você vai definir os dados da conta do administrador do WordPress. Esse é um passo importante, pois você vai criar os dados que você usará para fazer o login e acessar o painel de controle que permite gerenciar o site.

Configuração do Site: Feito isso, você pode iniciar a configuração do seu site. O primeiro passo aqui é conhecer o painel de controle do WordPress.

A próxima etapa é a definição das configurações básicas de acordo com sua necessidade. Ao acessar “Configurações” e clicar “Geral”, você pode configurar o idioma.

Instalação do Tema: No painel de administração clique em “Aparência” e em seguida em “Temas”. Clique em “Adicionar Novo” e selecione o tema mais adequado.

Escolha então a opção “Carregar” e o tema estará disponível em seu site. Para verificar o visual do site logo após ter inserido o tema, clique em “Visitar site” no menu do Painel de Controle e altere o tema se achar necessário.

Instalação de Plugins: para refinar seu site e adicionar funcionalidades você deve instalar plugins. É muito simples, basta ir ao painel de controle, clicar em “Plugins” e “Adicionar Novo”.

Alguns plugins fazem parte da instalação do WordPress através do QuickInstall e é recomendado que sejam ativados.

Dois dos mais úteis são o Jetpack e o TinyMCE Advanced, pois combinam várias funcionalidades essenciais. Outro destaque é o plugin WordPress HTTPS utilizado para o SSL no WordPress.

Criação de Páginas: No menu do Painel de Controle acesse “Páginas” e em seguida “Adicionar Nova”.

Depois de adicionar o título da página, o conteúdo desejado e um link, você pode adicionar uma imagem.

Se o plugin TinyMCE Advanced já tiver sido ativado, você conseguirá alterar o tipo e o tamanho das fontes utilizadas.

Você pode criar várias páginas como Página Inicial, Quem Somos, Contato, etc. Verificar se estão do seu agrado e salvar ou alterar cada uma delas de acordo com sua necessidade.

Bem, esses são apenas os passos iniciais. Depois disso há uma grande variedade de alternativas de como montar um site no WordPress e torná-lo mais agradável e mais profissional.

Você pode inserir novas páginas, novos plugins, alterar a aparência quantas vezes quiser, inserir logo da sua empresa, instalar widgets e muito mais.

Para informações mais detalhadas, você pode consultar um tutorial WordPress entre os vários disponíveis na Internet.

Resumo: como fazer site no wordpress

Após ver todos esses detalhes sobre o WordPress fica muito claro que se trata de uma plataforma descomplicada, que permite personalização e que está sempre em evolução, o que explica sua alta popularidade.

Vimos também as várias vantagens de sua aplicação, diversas opções de hospedagem do mercado e como escolher aquela especificamente direcionada ao WordPress que mais atende às suas expectativas..

Mostramos também como criar um site no WordPress é uma tarefa muito rápida e simples.

Portanto, depois de passarmos por todas essas informações, você está preparado para tomar a melhor decisão em relação a este produto de tanta penetração no mercado.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email