Home » Criador de Sites » Webnode
Skärmavbild 2019-07-19 kl. 20.12.09

Review: Webnode é bom para Brasil e Portugal?

O que uma plataforma com mais de 30 milhões de usuários tem de bom? Webnode funciona mesmo? Se você está pensando em criar seu próprio site e tem esses questionamentos na cabeça, ótimo! Esse artigo foi feito para você.

Com sede na Suíça e mais de uma década no mercado, o Webnode se posiciona como uma plataforma de criação de sites extremamente simples de usar. Para se ter uma ideia, eles prometem que você pode ter um site pronto em apenas 5 minutos.

Além disso, eles garantem que têm soluções ótimas para qualquer tipo de site que você precisar, seja um site de empresa, um simples portfólio ou uma loja virtual.

Outro ponto de grande destaque do Webnode é que ele mantém uma equipe exclusiva para atender à comunidade lusófona. Assim, quem não manja bem do inglês já pode relaxar, porque o Webnode possui versão em português sim, além de diversos outros idiomas.

Tudo parece estar muito bom, mas não estamos aqui simplesmente para tecer elogios ao Webnode. Nosso compromisso é com você.

Por isso, mergulhamos na plataforma para trazer para você todos pontos fortes e também os fracos. Dessa maneira, você poderá decidir melhor qual plataforma utilizar para construir o seu site. Boa leitura e vamos lá!

Através deste link, você encontrará todas as informações necessárias para criar seu próprio site gratuitamente em algumas etapas simples.

Clique aqui para pular para o resumo deste artigo.

Review do Site Webnode 2019 | Vale a pena?

Para chegarmos a uma resposta, vamos elencar alguns pontos principais que nos deram uma percepção altamente positiva do Webnode.

A primeira delas é que é uma plataforma democrática. Ou seja, você não precisa entender de tecnologia ou dominar a linguagem HTML para ter seu site Webnode. Você não precisa nem mesmo de contratar um programador ou desenvolvedor para ajudá-lo a construir sua webpage.

Isso porque a plataforma é extremamente amigável e focada nos resultados, o que amplia bastante a usabilidade. Com a função clique-e-arraste, você apenas arrasta texto, imagens, ícones para dentro da sua página, com apenas um clique.

Em segundo lugar, o Webnode também possui recurso de e-commerce. Ele possui modelos pré-prontos que permitem que você construa sua loja virtual também em minutos. Eles, claramente, se dedicaram muito para deixar esta plataforma fácil de configurar e de usar.

Ele também não têm burocracia. É fácil de se registrar, sem necessidade de cartão de crédito ou qualquer outro processo complicado para começar. Além disso, eles te de dão 15 dias para testar a plataforma.

Vantagens e Desvantagens da Webnode

Vantagens:

  • É multilíngue
  • Fácil de usar e configurar com apenas um clique e função clique-e-arraste.
  • Construtor de sites que atende desde pequenas empresas, blogs pessoais ou um site corporativo.
  • Inclui um domínio grátis.
  • Possui temas modernos que, além de bonitos, são responsivos (adapta seu conteúdo para smartphones)
  • Ótimas configurações de SEO
  • Oferece criação de comércio eletrônico

Desvantagens:

  • O e-commerce possui algumas limitações
  • O suporte técnico é apenas por email. Não possui telefone ou chat.
  • O blog possui configurações bem básicas
  • Faltam alguns recursos principais (ex.: eles não têm galeria de imagens)

O que é a Webnode? Pode ser usada no Brasil ou Portugal?

Houve um tempo em que você precisava pagar caro para um desenvolvedor fazer um site. Hoje em dia você pode escolher entre várias alternativas de criadores de site úteis e de alta qualidade.

Nesse sentido, o Webnode, fundado em 2008, foi uma das primeiras plataformas a simplificar a criação de sites. Sua reputação foi toda construída em cima do esforço para facilitar a criação de sites.

Para além da facilidade de uso, é também notório que eles prestam um grande serviço ao oferecer um número tão grande de diferentes idiomas. Isto faz com que seja uma ótima opção para quem cria um site para o Brasil ou Portugal, o que nos leva ao próximo tópico.

Funciona em Português?

Se você pretende ter seu site em mais de um idioma (por exemplo, inglês e português), saiba que o Webnode é multilíngue.
Comprovamos que ele é também uma das únicas plataformas que prestam um serviço de excelência ao traduzir seu software em diversos idiomas.

Além disso, é uma das poucas plataformas que dispõem de suporte em português, ou seja, eles mantêm uma equipe inteira para atender as necessidades dos usuários falantes de português.

Por isso, nåo se preocupe se você não sabe inglês, se você tiver uma dúvida, eles respondem na sua língua materna. Diante disso, respondemos a questão sem medo: Webnode funciona em português sim.

Outro ponto interessante que merece destaque antes de prosseguirmos é que eles também fazem a distinção entre português do Brasil e de Portugal na configuração de idioma.

português - brasil e portugal

Loja Virtual da Webnode – Pode ser usada para eCommerce?

Como já sinalizamos nas seção vantagens e desvantagens, a plataforma possui sim uma boa solução de ecommerce, com algumas ressalvas, mas vamos por partes.

Lembra da questão da usabilidade? Pois é, no Webnode a solução de e-commerce é totalmente integrada e fácil de usar (desenvolvedores e programadores choram rsrs).

Se a primeira impressão é a que fica, saiba que, com os layouts de templates do Webnode, você tem tudo para se destacar.

Eles são modernos, organizados e intuitivos, ou seja, você pode criar sites Webnode em minutos, apenas inserindo fotos dos produtos e adequando imagens, métodos de pagamento, de entrega, descrições etc.

Com o Webnode, também é perfeitamente possível acoplar módulos de suporte, chat e pesquisa de avaliação para atender e se relacionar com seus clientes, além de conectar sua loja com as redes sociais.

É possível integrar o Google Analytics, a poderosa ferramenta de relatórios do Google, à sua loja virtual. Assim, você pode melhorar sua performance e ampliar seu tráfego, o que obviamente vai melhores seus resultados.

Algo interessante na solução de e-commerce deles é a possibilidade de escolher uma moeda. Se estiver nos Estados Unidos, você consegue facilmente aceitar dólares americanos (U$). Se estiver no Brasil, você configura para aceitar reais (R$).

A gestão de produtos, por sua vez, impressiona por ser bem fácil de operacionalizar. É só você selecionar o produto que quiser gerenciar ou adicionar um produto novo.

webnode é bom - products

Entretanto, nem tudo são flores. O Webnode possui limitações básicas, o que ocasiona na falta de recursos que são básicos entre as soluções de e-commerce disponíveis no mercado.

Por exemplo, a falta recursos como oferta de cupons de desconto, opções de importação e exportação e cálculo de frete. Também a simples possibilidade de criar variedades de produtos é um recurso incluso somente em determinados planos.

Um de seus principais concorrentes, o Wix, por exemplo, possui mais recursos de e-commerce, incluindo marketplace de aplicativos, função para adicionar newsletter e códigos de cupom.

O Wix também dispõe de alguns meios interessantes de receber pagamentos online. Por exemplo, se você tem sua própria escola de Yoga, com o Wix, você pode facilmente agendar as aulas e receber os pagamentos.

Contudo, quando comparamos as duas plataformas, chegamos à conclusão de que o Webnode continua se destacando, com o melhor custo-benefício, a melhor usabilidade e responsividade e suporte técnico em português.

Além disso, na versão gratuita, o Wix vem com vários banners de anúncios, o que tira um pouco do profissionalismo do seu site.

Por isso, consideramos que é sempre bom pesquisar e comparar cada opção, mas reforçamos aqui a superioridade do Webnode, quando se coloca todas as suas funcionalidades sobre a mesa.

É confiável para criar sites? Consigo criar um blog?

Ninguém se mantém no mercado por mais de uma década, acumulando mais de 30 milhões de usuários em todo o mundo à toa. O Webnode investe em facilidade e segurança.

A comunicação do Webnode é clara e simples. Além disso eles oferecem algo que sempre admiramos em empresas de soluções de site: eles permitem que você teste a plataforma por 15 dias e, caso não goste, cancele sem burocracia.

Com a qualidade e responsividade dos templates oferecidos, você certamente vai passar uma imagem muito profissional para os seus clientes, com uma solução focada na proteção de dados e na segurança contra ataque de hackers ou ações maliciosas.

Quanto à criação de blogs, a plataforma fornece uma solução robusta e capaz de incorporar perfeitamente a sua loja virtual ao seu Webnode blog. Eles são excelentes ferramentas para a geração de tráfego através de estratégias de link building, por exemplo.

Ao utilizar palavras-chave nos seus posts, você vai, pouco a pouco, melhorando o seu posicionamento no Google, figurando cada vez mais no topo das pesquisas dos usuários desse gigante da Internet.

Temas, Templates e Versão Móvel

Imagem é tudo. Por isso, seja qual for o tipo de site que você quer criar, quanto mais profissionalismo ele passar, mais terá a confiança dos seus usuários. Disso, o Webnode entende muito bem.

Ele fornece design incríveis de templates pré-prontos, mas altamente personalizáveis para você criar seu site da sua maneira, mesmo na versão gratuita. É claro que, o melhor do melhor, eles guardam para os usuários das versões pagas.

Tutorial | Como funciona

Logo de início, eles deixam tudo bem fácil de entender. Eles perguntam se você quer criar um site normal o um loja de e-commerce.

Na verdade, nem seria necessário um tutorial para este criador de sites. Eles fazem um excelente trabalho ao guiá-lo através do processo.

Depois de se registrar, você escolhe um tema, o “visual” do seu site:Tutorial

A partir daí, eles prestam realmente um excelente serviço de orientação através do processo de criação do seu site.

Por exemplo, eles fazem com que a alteração do menu, adição de páginas, rodapés, etc., tudo isto seja feita de forma bastante clara.

Seguindo adiante, todos os templates são responsivos a dispositivos móveis. Ou seja, eles se adaptam muito bem à versão móvel, seja um smartphone ou outro gadget como iPad.

É possível criar um site grátis na Webnode?

De fato, é surpreendente a quantidade de recursos oferecidos pelo Webnode já na versão gratuita. Essa opção é boa, no entanto, apenas se você tiver o objetivo de criar um site bem simples, pois há limitações, inclusive de espaço.

É, contudo, uma excelente oportunidade de você testar a plataforma antes de contratar um plano pago.

Um dos grandes diferenciais do Webnode é que eles não colocam banners de anúncios espalhados no seu site, mesmo na versão gratuita.

Eles apenas assinam o site de forma bem discreta, como no exemplo:

anúncios da Webnode são exibidos em seu site

A única desvantagem é que o nome do seu domínio vai deixar claro que você está usando um site grátis, e isso, no mundo dos sites, compromete a confiança no seu conteúdo.

A marca Webnode estará no fim do nome do seu domínio assim:

domínio

Ter um endereço assim dificulta a memorização do seu site, gera percepção de amadorismo e dificulta os seus resultados de SEO nas pesquisas do Google.

Por exemplo, se você digitar no Google “Restaurante Rio de Janeiro”, os resultados são os seguintes:

você digitar

Notou que nenhum deles tem um subdomínio ou um .webnode? Essa é uma das grandes desvantagens quando você busca uma solução de site grátis, mas isso não acontece só com o Webnode.

A maioria esmagadora das opções gratuitas oferecidas no mercado é assim. E dentre todas as opções, caro leitor, o Webnode continua sendo um destaque.

Preços da Webnode

Se você busca algo mais profissional, vale a pena considerar um dos planos pagos e ver qual deles se ajusta ao seu orçamento. Visitamos o www webnode com br para conferir os preços e ajudar você na escolha do plano mais adequado.

Limited | Mensal| R$ 11,95

  • Oferece atendimento premium, acesso a estatísticas do site
  • 100 MB de armazenamento e 1 GB de largura de banda.
  • Não contempla domínio grátis.
  • Indicado para pequenos sites e para quem já tem um registro de domínio prévio.

Mini | Mensal | R$ 19,95

  • 1 ano de domínio grátis
  • Oferece atendimento premium, acesso a estatísticas do site
  • 500 MB de armazenamento e 3 GB de largura de banda.
  • Fornece criador de formulários e vídeo plano de fundo
  • Dá direito a 1 conta de email e a usar seu próprio domínio
  • Recomendado para sites médios

Standard | Mensal | R$ 39,95

  • 1 ano de domínio grátis
  • Oferece atendimento premium, acesso a estatísticas do site
  • 2 GB de armazenamento e 10 GB de largura de banda.
  • Fornece criador de formulários e vídeo plano de fundo
  • Dá direito a 20 contas de email, 100 registros de usuários, 2 idiomas, 5 backups e a usar seu próprio domínio
  • Inclui loja virtual e Google Analytics
  • Remove completamente anúncios Webnode
  • Recomendado para negócios de pequeno à médio porte (pela comunicação do site deles, esse é o plano mais badalado)

PROFISSIONAL | Mensal | R$ 66,95

  • 1 ano de domínio grátis
  • Oferece atendimento premium, acesso a estatísticas do site
  • 5 GB de armazenamento e largura de banda ilimitada.
  • Fornece criador de formulários e vídeo plano de fundo
  • Dá direito a 20 contas de email e a usar seu próprio domínio
  • Registro de usuários, idiomas e backups ilimitados
  • Inclui loja virtual e Google Analytics
  • Remove completamente anúncios Webnode
  • Recomendado para negócios de grande porte

* Preços pesquisados em 01/08/2019, sujeitos a alterações por parte da empresa e do câmbio.

Webnode é bom e funciona para SEO?

A primeira notícia que damos sobre esse assunto é que, com o Webnode, você pode incorporar o Google Search Console, além de outras ferramentas de otimização usando o próprio editor da loja.

A partir daí, é possível impulsionar sua performance e melhorar bastante a posição do seu site no ranking das buscas dos usuários do Google.

Você também pode integrar sua loja Webnode com plataformas de comparação de preços (ex.: Google Shopping) ou fazer um catálogo no Facebook para ampliar sua presença na Internet, tudo isso a partir do editor das lojas na plataforma.

No geral, as configurações do Webnode funciona para SEO. Você pode personalizar tags de títulos, meta-descrições e URLs. Tudo bem claro e fácil de usar, como pode ser visto abaixo:

seo

Porém, contudo, entretanto, todavia, ainda não é possível criar redirecionamentos 301. Outrossim, há templates nos quais a estrutura de títulos não é otimizada para SEO.

 

Conclusão e recomendação

Testamos e comprovamos que o Webnode é uma excelente plataforma para a criação de site. Ainda que tenha pontos a serem melhorados (todos têm), se destaca principalmente pela sua usabilidade, confiabilidade e custo-benefício, com foco nos resultados.

Para quem é indicado?

Desde usuários iniciantes até grandes empresas, o Webnode sites tem soluções com diferenciais interessantes, guardadas as proporções entre cada categoria.

De um modo mais prático, neste artigo vimos que o Webnode:

  • Está no mercado desde 2008
  • É bom para usuários do Brasil e Portugal
  • É extremamente amigável e intuitivo
  • Possui templates com layouts modernos, profissionais e responsivos
    é uma boa solução para quem quer abrir uma loja virtual
  • É uma boa solução para a criação de blogs
    Possui alinhamento com as boas práticas de SEO
  • Oferta planos para todos os bolsos e complexidades (desde iniciantes amadores, no plano free, à empresas, nos serviços premium)
  • Oferece 15 dias para você testar a plataforma.

    Depois desse panorama do Webnode, destacamos que ele é a nossa recomendação número 1 entre todos os construtores de sites gratuitos no mercado. É também o melhor criador de sites pago do Brasil, seguido de perto pelo Wix. Webnode não necessita de nenhum cartão de crédito para começar. É fácil, rápido e simplesmente incrível.

    Através deste link, você encontrará todas as informações necessárias para criar seu próprio site gratuitamente em apenas alguns passos simples.

    Se você quiser ver mais opções gratuitas ou ler todas as avaliações de como criar um site gratuito, clique aqui.

Esperamos ter ajudado você na sua decisão de escolher o melhor criador de sites para que o seu objetivo seja atingido com sucesso. Até a próxima leitura.