Home » Criador de Sites » Wix
Skärmavbild 2019-08-03 kl. 19.43.49

Wix é bom? Um Review para Brasil e Portugal

Estar presente em 190 países é privilégio de poucas empresas. Hoje, sediado em Nova Iorque, nos Estados Unidos, o Wix é referência entre os construtores de site, com mais de 150 milhões de usuários ao redor do mundo.

Seu grande diferencial está na liberdade que o usuário tem para criar sua própria página de web a partir de templates pré-moldados e mais de 1000 recursos. A flexibilidade do Wix permite que você tenha um site totalmente personalizado.

Como todo iniciante, o Wix passou por alguns perrengues quando surgiu, em 2006, mas, com o passar do tempo, foi ganhando a confiança dos usuários, sempre apostando na inovação e na eficiência de sua plataforma.

O Wix possui uma loja de widgets bastante robusta, com soluções complementares para fazer o seu site bem profissional. Também têm o Wix Editor e o Wix ADI, uma interface de inteligência artificial que monta seu site em minutos.

Além disso, o Wix oferece soluções multilíngue para quem quer ter seu site em várias línguas, inclusive português. No entanto, não existe almoço grátis. Wix não é dos mais baratos.

É por isso que neste artigo vamos imergir no universo Wix e trazer de lá para você, todas as vantagens e desvantagens da plataforma. Assim, você poderá pesar melhor o custo-benefício ao escolher um dos planos ofertados pelos Wix.

Boa leitura!

Através deste link. Você pode criar um site gratuito com o Wix. Nenhum cartão de crédito será necessário. É bem fácil de começar.

Clique aqui para ir direto ao resumo deste artigo.

Review do Site Wix 2018 | Sua Plataforma Vale a Pena?

Se você não entende nada de linguagem de programação e tecnologia e, ainda assim, pretende ter um site profissional e eficiente, a resposta é sim. Criar site Wix é muito fácil.

A usabilidade da plataforma garante sua operação sem exigir grandes conhecimentos. Por exemplo, com a função arraste-e-solte é possível escolher todos os elementos que agradarem para dentro do seu site.

O alto padrão dos templates e sua responsividade também são diferenciais que evidenciam o Wix. Em outras palavras, o visitante terá sempre uma experiência confortável com seu site, seja a partir de um notebook, um tablet ou mesmo um smartphone.

O Wix funciona tanto para criar pequenos sites, como portfólios e blogs, quanto para grandes empresas, que precisam de e-commerce. Ele tem, contudo, suas limitações.

Se você, por exemplo, precisar de um site com mais de 30 páginas, é provável que o Wix não se desempenhe tão bem, porque a profundidade da navegação vai a, no máximo, dois níveis.

VANTAGENS & Desvantagens do Wix

Vantagens:

  • É flexível, fácil de usar e responsivo.
  • Possui inúmeros templates de alto padrão.
  • Possui um enorme App Market com centenas de widgets
  • Oferece serviço exclusivo ADI – Inteligência Artificial de Design – um assistente inteligente automatizado para acelerar a velocidade de criação do seu site
  • Fornece backup automático do site
  • Inclui um domínio grátis por um ano! (valor aproximado de R$ 40)
  • Oferece suporte via FAQ, e-mail e telefone

Desvantagens:

  • Os melhores recursos fazem parte dos serviços pagos.
  • Uma vez que você escolhe o template é impossível migrar para outro. A não ser que comece do zero.
  • Não está entre as plataformas mais acessíveis
  • Anúncios Wix na versão gratuita
  • URL com wix.com no final na versão gratuita

O que é Wix? Pode ser usado no Brasil ou Portugal?

Atualmente o Wix é líder no mercado de website builder (construtor de sites). Ele é mundialmente conhecido por ser uma plataforma intuitiva e extremamente simplificada, sem que se necessite conhecimento de HTML e CSS para operá-lo.

Tanta facilidade assim poderia emperrar na barreira da língua. Afinal, embora o inglês seja muito difundido, nem todo mundo fala a língua de Shakespeare. O Wix também pensou nessa questão e, por isso, é uma plataforma multilingue.

Nesse contexto, a língua originária de Portugal é falada hoje por mais de 250 milhões de pessoas no mundo (80% está no Brasil). O Wix não deixaria essa imensa fatia de fora. Por isso, eles oferecem configuração em língua portuguesa e também central de contato Wix Brasil, com telefone.

Loja virtual do wix – Pode ser usada para eCommerce?

O Wix possui um dos planos de ecommerce mais acessíveis do mercado. Wix loja virtual é tão fácil de usar quanto o criador de sites e o nível de profissionalismo dos templates impressionam.

Até mesmo um iniciante não encontrará dificuldades para criar uma loja virtual em minutos.
Com ele, é possível comercializar produtos digitais sem comissão cobrada por parte do Wix.

Você também vai encontrar várias extensões que podem melhorar a performance do seu e-commerce no App Market do Wix. O Wix utiliza Paypal, Mercado Pago e o PagSeguro para os pagamentos on-line.

Mas nem tudo são flores: apesar do foco na flexibilidade e personalização, algumas ferramentas não são totalmente personalizáveis, como emails de confirmação. Também é impossível obter taxas de frete em tempo real.

Consideramos o Wix como uma boa opção para comércio eletrônico de lojas de pequeno e médio porte, com menos de 100 produtos à venda.

Por fim, antes de adquirir seu plano de e-commerce pago, você pode criar um site gratuito para testar. Nessa versão, o Wix não permite a venda de produtos, mas ainda assim ela funciona para você conhecer as ferramentas do Wix e ver se ele atende as suas necessidades.

É confiável para criação de sites? Como funciona?

O Wix é uma empresa de capital aberto com ações registradas na Nasdaq, a bolsa de valores de Nova Iorque. Sentiu o peso? Estamos falando de uma companhia com uma super gestão de qualidade de seus produtos e serviços.

Para conquistar cada vez mais usuários ao redor do mundo, o Wix investiu bastante numa plataforma simples e democrática, com múltiplas possibilidades de personalização e acessibilidade a falantes das mais diversas línguas.

Ao adquirir sites da Wix, saiba que está obtendo um serviço de alto padrão com hospedagem profissional inclusa.

Confiança também passa pela quesito atendimento. O suporte Wix é feito via email e telefone, além de atualizado FAQ com perguntas frequentes. Também fornece suporte VIP no plano mais premium.

Sobre segurança da informação, todo site Wix já vem com certificado SSL instalado, que dificulta que a invasão de hackers e atividades maliciosas. Atestada a confiabilidade da plataforma, vamos apontar, a seguir, algumas especificidades da plataforma.

Endereço do Domínio

Importante para todo site, é através do endereço de domínio que o seu visitante vai te acessar, conhecer e divulgar sua webpage. Ter um endereço de URL personalizado confere credibilidade e profissionalismo ao seu negócio.

O Wix oferece várias opções para você adquirir um endereço de domínio, inclusive um totalmente grátis no seguinte formato: seunome.wix.com/NomeDoSeuSite.

O único problema deste é que traz Wix no nome, o que termina particularizando seu negócio e, de quebra, ainda faz propaganda do Wix no nome do seu site, o que afeta a percepção de profissionalismo do seu site.

Você notou que o nome “.wix” está na URL?

Isso não é problema se você estiver criando um projeto escolar ou apenas se divertindo. Mas, se você deseja que seu site tenha um visual profissional para seus clientes é bom que você tenha apenas o nome do domínio, como nosso site:

Faça um teste: busque no Google “Melhor Restaurante em São Paulo”. Entre os primeiros da lista, você não vai encontrar nenhum resultado que tenha .wix na URL.

Sendo mais claros: esse tipo de solução, que não é exclusividade do Wix, (Blogger, por exemplo, também oferecem), não ajudam no SEO e o posicionamento do seu site nas pesquisas do Google é ruim.

Por isso, orientamos que você invista num endereço de domínio personalizado, que o Wix também fornece com um custo-benefício interessante.

Anúncios

Infelizmente, nada na vida é de graça, inclusive um site gratuito. Se você criar um site com o Wix, eles vão exibir seus próprios anúncios em seu site.

Quem visitar seu site verá alguma coisa parecida com isto:

Ou seja, se você pensa em criar uma marca séria, não é interessante que seus visitantes fiquem sendo impactados por anúncios de outra empresa.

Destacamos que a solução grátis é boa, para você conhecer os recursos da plataforma ou se você estiver criando um projeto escolar ou apenas se divertindo.

Todavia, não recomendamos a plataforma grátis do Wix para proprietários interessados em montar negócios online para valer! Pense nisso.

Criador de site Wix é bom para SEO?

Ter uma plataforma que ajude a melhorar a performance, o ranking nas pesquisas do Google e consequentemente o tráfego do seu site é uma importante ferramenta para ter resultados incríveis. A isso chamamos de estratégias de SEO (Search Engine Optimization).

Sabe o ditado “teu passado te condena”? Pois é, funciona com o Wix.

Até 2016, eles enfrentaram muitos problemas quanto ao alinhamentos com as boas práticas de SEO. Caracteres nonsense na URL, impossibilidade de otimização de tag do título eram alguns desses perrengues.

No entanto, de 2016 para cá, o Wix é outro país. Até desenvolveram uma ferramenta chamada Wiz que ajuda na configuração de SEO do seu site. (Acreditamos que você não deve confiar somente nela, mas os recursos podem fazer realmente a diferença).

Hoje, título, meta-descrição e URLs são personalizáveis para todas as páginas. Outro recurso importante para SEO é que eles disponibilizam redirecionamento 301, que previne a quebra de links quando você precisa mudar a URL de uma página. Assim, você não perde posições no Google.

Preços / Wix Planos

Vamos examinar cada plano!

Plano Grátis

  • A versão gratuita é simples, possui vários recursos, mas é bastante limitada.
  • Anúncios Wix serão exibidos no seu site.
  • Terá o nome Wix no domínio, que não ajuda no SEO e na percepção de profissionalismo.
  • É indicado para projetos escolares, para diversão ou para conhecer melhor o Wix sem pagar nada.
  • Hospedagem profissional
  • Os melhores recursos e templates, por motivos óbvios, estão nas versões pagas.

Leia mais sobre nossas dicas e recomendações sobre hospedagem gratuita e construtor de sites grátis aqui.

Planos Premium*

Você pode fazer upgrade para um dos planos Wix premium e aproveitar mais recursos e benefícios. Um exemplo é o recurso Wix Bookings que auxilia no agendamento de seus clientes direto no seu site.

Os principais diferenciais inclusos em todos os planos são:

  • Armazenamento a partir de 500MB
  • Hospedagem gratuita
  • Conexão de domínio
  • Suporte Premium
  • Google Analytics
  • Sem taxas de instalação

Em todos os planos, eles dão até 14 dias para você testar e, caso se arrependa, eles garantem reembolso integral. Vamos conhecê-los:

Connect Domain | Mensal | R$ 6

  • 1 GB de largura de banda
  • 500 MB de armazenamento
  • Conexão de domínio
  • Suporte
  • Atenção: esse plano ainda exibe anúncios do Wix no seu site
  • Recomendado para pequenos blogs, galerias e portfólios

Combo | Mensal | R$ 13

  • 2 GB de largura de banda
  • 3 GB de armazenamento
  • Conexão de domínio
  • Suporte
  • Domínio grátis
  • Sem anúncios do Wix no seu site
  • Opção adicionar favicon ( ícone personalizado do seu site na barra do seu navegador)
  • Recomendado para sites de médio porte, com poucas páginas.

Unlimited | Mensal | R$ 19

  • Largura de banda ilimitada
  • 10 GB de armazenamento
  • Conexão de domínio
  • Suporte
  • Domínio grátis
  • Sem anúncios do Wix no seu site
  • Opção adicionar favicon (ícone personalizado do seu site na barra do seu navegador)
  • Acesso PAGO ao App Form Builder (criador de formulários) e App SIte Booster (Impulsionador de site)
  • Esse é o plano mais contratado do Wix

eCommerce | Mensal | R$ 29

  • Largura de banda ilimitada
  • 20 GB de armazenamento
  • Conexão de domínio
  • Suporte
  • Domínio grátis
  • Sem anúncios do Wix no seu site
  • Opção adicionar favicon ( ícone personalizado do seu site na barra do seu navegador)
  • Acesso PAGO ao App Form Builder (criador de formulários) e App SIte Booster (Impulsionador de site)
  • Loja virtual
  • Recomendado para quem precisa aceitar pagamentos online (web stores)

VIP | Mensal | R$ 49

  • Largura de banda ilimitada
  • 20 GB de armazenamento
  • Conexão de domínio
  • Suporte prioritário
  • Domínio grátis
  • Sem anúncios do Wix no seu site
  • Opção adicionar favicon ( ícone personalizado do seu site na barra do seu navegador)
  • Acesso PAGO ao App Form Builder (criador de formulários) e App SIte Booster (Impulsionador de site)
  • Loja virtual
  • 10 campanhas de email/mês
  • Recomendado para empresas que precisam de estrutura mais robusta.

* Sujeitos a alteração pelo empresa e pelo câmbio.

Com que plano você deve ficar?

Essa é uma questão que não é fácil de responder, exatamente por não sabemos qual o seu objetivo, mas você precisa saber. Se não sabe ainda, planeje um pouco mais.

Entretanto, independentemente da sua escolha, nós não vemos vantagem em contratar o Connect Domain, que ainda vem com propaganda do Wix no seu site.

O plano mais contratado deles é o Unlimited, que, de fato, nos pareceu bem interessante, pois ele agrega todos os recursos necessários para um site de médio porte funcionar bem, por um preço justo.

Quanto ao plano de e-commerce, temos nossas ressalvas, pois o Wix ainda carece de recursos, quando o assunto é vender. No entanto, se você vai ofertar até 100 produtos, o Wix pode ser uma boa solução para você.

Conclusão | Vale a pena?

Chegamos ao final do nosso artigo. Nele, vimos que o Wix:

  • Não exige de conhecimento específico para ser usado
  • É uma plataforma confiável no mercado desde 2006
  • Possui designs modernos e responsivos
  • Possui solução de e-commerce integrada, mas ainda com algumas deficiências
  • Fornece uma versão grátis para iniciantes com bons recursos ainda que limitados
  • Favorece a personalização até certo ponto (já que não é possível migrar de template após ter criado seu site)
  • É intuitivo, amigável e multilingue (adequado para Brasil e Portugal)
  • Atende tanto a blogs quanto sites de empresa e e-commerces menores

Consideramos o Wix como uma das melhores plataformas de e-commerce do mercado. Clique aqui para encontrar o melhor preço disponível.

Aqui você encontrará recomendações e comentários para todas as melhores plataformas e-commerce.

O Wix é também um dos melhores criadores de sites gratuitos no mercado. Através deste link, você pode criar um site gratuito com o Wix. Nenhum cartão de crédito será necessário e ele é super fácil de começar.

Apesar disso, ainda recomendarmos o Webnode como a melhor opção gratuita. Aqui você pode ler mais sobre o Webnode.

Tutorial do Wix: como criar sua conta

Segue um passo a passo prático para saber como criar um site no Wix.

  1. Você deve acessar: O site do Wix, e clicar no botão “Comece Já”.

2. Você será redirecionado para outra página. Para criar uma conta, clique no link “Registre-se”.

3-4. Nesta nova página você deve fornecer o endereço de e-mail e senha que deseja utilizar (e depois digitar novamente para confirmar). Isso feito, clique no botão “Registre-se”. É possível também registrar-se em um único clique usando sua conta no Facebook ou Google.

5. Conta criada! O Wix agora vai guiá-lo na criação de seu primeiro site. Clique em “Vamos Lá” para continuar.

6-8. O Wix então pergunta para quem você quer criar seu site, que tipo de site está sendo criado e se você tem experiência na criação de sites. Passe o cursor sobre as linhas azuis para que as opções sejam mostradas e selecione sua resposta. (NOTA: Neste tutorial escolhi a opção “nunca criei sites antes” para permitir que o Wix mostre mais dicas enquanto seguimos em frente.)

9-10. Feito isso, o Wix vai oferecer dois caminhos para a criação do site – o primeiro através de ADI (Inteligência Artificial de Design) em que, depois de responder a uma série de perguntas, eles são capazes de criar um site customizado para você; e o segundo, mais tradicional, através de uma seleção manual de templates.

11-13. Embora o método ADI seja mais recente, eu ainda prefiro a seleção manual de templates, já que ela oferece variações de designs e uma visualização prévia de como será o site quando estiver completo (assim como outros sites/templates para que você tenha mais ideias).

Ao filtrar os templates você pode digitar uma palavra-chave ou selecionar através de uma lista de categorias.

Quando tiver encontrado o template que você goste, passe o cursor e clique nele para editar/ver seu conteúdo.

14-16. Para iniciar a edição, clique na seção ou seções que você quer editar e vão aparecer todos seus controles customizados como “configurações de texto”, “layout”, “esticadas” etc.. Continue modificando até estar satisfeito com o resultado. Se tiver dificuldades, clique nos botões de ajuda (indicados por pontos de interrogação) e aparecerá uma caixa de diálogo explicando o uso daquela ferramenta. Clique no botão “Publicar” para finalizar.

17-19. Depois de clicar em “Publicar”, o Wix vai pedir que você escolha um domínio – Um grátis do Wix (com a marca deles) ou um customizado (completamente seu!). Sugiro fortemente que negócios devam ter seu próprio domínio customizado, fazendo com que pareça mais profissional, tenha mais credibilidade e seja mais facilmente lembrado.

20.Você pode utilizar um domínio que você já tenha ou comprar um novo diretamente do Wix.

21. Para conectar o nome do seu domínio customizado à sua conta do Wix é necessário que você faça um upgrade na sua conta grátis. Analise os pacotes disponíveis e decida qual deles é mais compatível com seu projeto e/ou orçamento.

22. Quando isso estiver feito, você está pronto para arrasar!

Deixe um comentário

Dias
Horas
Minutos
Segundos

Oferta por tempo limitado!