Home » Hospedagem Grátis

A hospedagem de Site Grátis ideal para Hospedar seus Sites

Hoje em dia, quando o assunto é hospedagem e criação de sites, as opções gratuitas se multiplicam.

Há empresas incríveis que oferecem sim um serviço acima da média, mesmo nas versões gratuitas. São esses provedores que merecem ouro, prata, bronze e menção honrosa.

Mas se você nunca fez um blog ou site na vida, como saber qual a melhor opção?
Por isso, ainda que seu plano seja 0800, convém pesquisar e pensar um pouco.

Para ajudar você a descobrir qual a melhor hospedagem de site grátis e a melhor opção para você construir um site, testamos vários provedores e criadores. Os melhores estão bem aqui na nossa lista.

Vamos nessa.

A melhor hospedagem gratuita e o melhor construtor de site

Para fazer a nossa lista com os top 12 melhores, consideramos a oferta de serviços e funcionalidades que podem fazer a diferença no seu projeto. Por isso, estabelecemos alguns critérios que consideramos importantes para quem quer ter seu primeiro site, expondo as principais vantagens e desvantagens.

 

É claro que, para sermos práticos, colocamos aqui apenas um panorama geral de cada um. Nossa sugestão é que, se você se interessar por alguma opção, clique no link ao final de cada seção de texto para saber mais detalhes. Combinado? Então, boa leitura.

1. Webnode.com.br: o melhor construtor de sites grátis

O Webnode.br é o primeiríssimo lugar da nossa lista. Webnode é o melhor criador de sites grátis, ideal para iniciantes. Possui usabilidade amigável e é focado em resultados.

Você constrói todo seu site com a função arraste-e-solte em questão de minutos. Ou seja, você simplesmente arrasta para dentro da página do seu site textos, imagens, ícones etc., e os coloca exatamente no lugar que deseja.

Não tem burocracia na hora de fazer seu cadastro, nem necessidade de registrar cartão de crédito ou algo semelhante. Depois de se cadastrar, tudo que você precisa é escolher um template (tema) para o seu tipo de site e começar a construir sua página.

Todos os templates são responsivos, ou seja, eles se adaptam bem às telas de smartphone. O Webnode.br não coloca banner de propagandas no seu site.

Uma das funcionalidades mais legais do Webnode.br é a possibilidade de e-commerce. Você pode montar sua própria loja virtual em questão de minutos. O sistema já vem com templates customizados pré-prontos e também com soluções de pagamento integrado pré-prontas para cartões de crédito e outros.

O único ponto negativo é, talvez, a impossibilidade de personalizar seu próprio nome de domínio (o nome que aparece no topo “https: //”). Ele vai ter a palavra Webnode inclusa no nome. Todavia, você pode adquirir um nome de domínio próprio e anexá-lo ao seu site Webnode.

Em todo caso, se, por algum motivo, você não quiser continuar usando o serviço, também é simples e rápido parar de usar a plataforma.

No entanto, entre os concorrentes que também ofertam planos gratuitos, reforçamos que ela é a melhor opção disponível no mercado. Temos certeza de que, quando descobrir todos os recursos que o Webnode tem a oferecer, vai querer migrar para um plano premium. Ele custa apenas R$ 11,95/mês.

2. Wix.br: excelente para criar site gratis para iniciantes

O Wix.br é a nossa segunda melhor opção. Ele é ótimo tanto para iniciantes quanto para profissionais.

O Wix é uma das plataformas mais completas para quem quer configurar um blog de forma fácil e gratuita. Nós testamos e comprovamos. Se escolher esta plataforma, você vai ter um ótimo blog, com todas as funcionalidades que possa vir a precisar.

Entre os recursos mais atraentes, destacam-se o banco de imagens gratuito, a análise SEO e a adição de ícone de compartilhamento em redes sociais. A hospedagem também é gratuita e segura.

O Wix é fácil de usar, com a função arraste-e-solte e centenas de templates pré-prontos e responsivos. A partir deles, você pode criar desde um site de casamentos até sites empresariais sem complicação.

Infelizmente aqui também, se desejar ter seu próprio nome de domínio (sem wix.com no URL) vai precisar escolher um plano pago, porque esta opção não está inclusa na versão gratuita, assim como diversas outras funcionalidades.

Por exemplo, você não terá acesso a todos os templates e, uma vez que escolher o seu, não poderá trocá-lo depois que o site for criado.

Também, um banner de divulgação do Wix.br aparecerá sempre no topo do seu site. Ainda assim, recomendamos que você teste a versão gratuita pelo tempo que quiser.

A plataforma é provavelmente uma das melhores opções de e-commerce disponível no mercado. Além disso, é super simples de integrar seu blog ou site a uma loja online.

3. Yola: criação e hospedagem gratuita de sites simples

O terceiro lugar da nossa lista só é recomendado para a criação de sites grátis bem simples. Dito isso, o Yola permite a criação de sites gratuitos com boa responsividade em todos os dispositivos, além de vários recursos, com design otimizado.

Não precisa ter experiência alguma para usar a plataforma. Para customizar seu site, você pode escolher entre uma centena de templates responsivos e adicionar fotos, vídeos do Youtube, mapas do Google, formulários de contato e muito mais.

Eles também oferecem recurso de integração com as redes sociais e estatísticas do site, as quais apresentam dados de performance e tráfego, o que certamente pode ajudar você a melhorar o desempenho do seu site.

Um diferencial bacana do Yola, mesmo na versão gratuita, é que ele deixa o seu site livre de anúncios.

Entretanto, nessa versão, só está incluso um subdomínio Yola. Para ter um nome de domínio personalizado, é preciso fazer um upgrade para um versão paga.

4. Blogger: plataforma de criação de blogs do Google

Assim, como as opções anteriores, o quarto lugar da nossa lista é sem custo de hospedagem de sites e de domínio. Mas você terá que se contentar com o domínio padrão com blogspot.com. Depois, você pode adquirir (pagando) um nome de domínio próprio e anexá-lo ao seu blog, para deixá-lo mais profissional.

É intuitivo, didático e sem blá-blá-blá. Antes, porém, certifique-se de ter uma conta Gmail.

Eles oferecem um grande número de templates (básicos, se comparados aos do Wix, por exemplo) e espaço de 5GB para imagens. Um dos trunfos do Blogger é que você pode monetizá-lo, associando-se ao Google Adsense.

O painel de controle te ajuda a organizar, gerenciar e guardar suas postagens de todas as suas contas de blog (você pode ter até 100!). Como toda a proposta do Blogger, ele é simples de operar, sem muitos comandos.

É claro que isso se reflete também numa performance mais básica. Entre os concorrentes no mercado, as opções de configurações não são das mais arrojadas.

Por isso, apesar do Blogger ser uma boa opção para criar seu blog grátis, recomendamos o WIX como a melhor de todas as plataformas de criação de blogs grátis que testamos.

5. Valuehost: 30 dias de host gratis

Em quinto lugar da nossa lista vem o Valuehost, um provedor brasileiro que oferece 30 dias grátis para testar os serviços em todos os planos de hospedagem, incluindo SSD, Joomla, Magento e WordPress.

Para aproveitar a promoção, no entanto, você já precisa ter um domínio, pois ele não vem incluso. Passada essa etapa, você pode escolher seu plano com ativação imediata.

 

Outra questão importante é que a promoção só é válida na assinatura de planos mensais. O serviço, entretanto, pode ser cancelado a qualquer momento na Área do Cliente.

 

Embora seja só por 30 dias, a gama de recursos ofertados gratuitamente é bem interessante. Eles não fazem restrição alguma de uso no período promocional.

 

O Valuehost também fornece atendimento via help-desk 24h. Serviços de chat e telefone também estão disponíveis em horário comercial.

 

Além disso, seus usuários têm acesso a uma página com 50 artigos, perguntas frequentes e um blog. Contudo, não há suporte técnico especializado WordPress, Magento ou Joomla. Tampouco, encontramos um fórum de discussão entre usuários Valuehost.

6. Site.com.br: criar site grátis e hospedagem grátis nacional

Pode valer a pena dar uma chance a este provedor e construtor de sites brasileiro. Para fazer o seu site, é possível escolher entre o modo rápido de configuração ou a interface clássica do WordPress. O modo rápido permite você arrastar e soltar os elementos para dentro do seu site.

Ele também possui variados modelos de temas bem profissionais e responsivos, que ajustam o conteúdo do seu site a qualquer dispositivo.

Entre os recursos disponíveis na versão free, estão a integração com o Google Analytics, para você acompanhar o desempenho do seu site, e a possibilidade de adicionar um favicon, um pequeno ícone a sua marca, que fica junto do nome do seu site na guia de navegação.

Além disso, você também pode compartilhar seu conteúdo no Facebook. A cada postagem compartilhada, seu site fica sete dias sem banner de anúncio de terceiros, o que parece uma proposta interessante.

Você ainda tem acesso a vários plugins e banco de imagens. Eles também têm SEO amigável, o que significa dizer que seu site já conta com várias configurações que facilitam a utilização de técnicas de otimização do seu conteúdo.

O espaço de armazenamento é de 500 MB e o número de pageviews é limitado na versão gratuita a 5 mil/mês. Querendo aumentar isso, só pagando.   

7. 000webhost: Solução sem custo e rápida do Hostinger

Em sétimo lugar, está o serviço de hospedagem grátis de um dos mais reconhecidos provedores do mundo. Pode ser uma boa opção, se você estiver pensando em ter apenas um site pequeno e não for muito exigente quanto a espaço de disco e funcionalidade.

 

Com ele, você não precisa perder tempo procurando por scripts de instalação na Internet. Eles possuem auto instalador que facilitam sua vida, fornecendo mais de 50 scripts bem conhecidos, como WordPress, Dupral, Joomla, OS commerce, Photo Gallery etc.

 

A sua conta é ativada assim que você faz seu cadastro. Você pode criar um blog WordPress (é uma plataforma de blogs bastante popular), um site HTML ou outro projeto em poucos minutos. O melhor é que, no 000webhost você fica livre de anúncios de terceiros.

 

Para customizar seu site, você tem a sua disposição mais de 100 templates e o criador de sites da 000webhost, que permite que você faça seu site em poucos cliques.

 

Eles te oferecem vários recursos notáveis como painel CPanel com PHP e MySQL e WordPress numa velocidade otimizada. Eles garantem 99,9% de uptime na hospedagem. Eles também suportam ferramentas mais profissionais como Curl, GD2, Zend, XML, fopen(), PHP Sockets, Ioncube Loader e .htaccess.

 

Quanto ao armazenamento, eles te concedem 1GB de espaço em disco e 10 GB de banda larga, com servidores dedicados. Isso vem aliado a uma hospedagem de domínio grátis com as últimas versões do PHP e MySQL, com 5 redirecionadores de email e criação de até 2 sites.



8. uCoz: módulos para construir e hospedar sem custo

O nosso oitavo lugar vai para o uCoz. Esse é um criador de sites grátis com grande variedade de ferramentas. Também não requer nenhum conhecimento prévio. Com ele, seu site fica pronto em minutos somente com o uso do mouse, sem precisar de nenhum código.

 

O uCoz também investe bastante em segurança, com senhas e recursos antispam para que seu conteúdo e suas informações estejam protegidos. Contudo, só disponibilizam antivírus na versão paga.

 

O uCoz funciona a partir de módulos de integração. Logo no cadastro, você pode escolher alguns para o seu site. Se, no fim das contas, achar que algum deles é desnecessário, poderá desinstalá-lo sem problema.

 

Contudo, alguns módulos interessantes só se encontram na versão paga, como SEO e Loja Virtual. Eles também oferecem vários templates já na versão gratuita, mas somente na configuração básica. E seja lá qual for a sua escolha, saiba que, infelizmente, seu site grátis virá com banners de propaganda no topo.

 

Os templates efetivamente responsivos só são disponibilizados no plano pago, no qual também é possível remover os anúncios.

O espaço de disco que eles disponibilizam é de 400 MB. É possível também adquirir um nome de domínio pago separadamente e anexá-lo ao seu site mesmo na versão gratuita.  

 

Por ter tantos módulos e funções, o uCoz termina sendo um pouco complexo comparados às opções anteriores, mas, ainda assim, vale a análise.

 

9. Awardspace: Mais uma opção interessante

Em nono lugar da nossa lista vem o Awardspace. Com ele, é possível hospedar até 4 sites e um domínio próprio grátis (com extensão dx.am). Você também vai ter até 3 subdomínios gratuitos, ideais para blogs, hotsites ou pequenos sites de negócios.

 

Ao fazer sua conta grátis, você terá acesso ao criador de sites Zacky, que disponibiliza templates premium com design moderno, o que é ideal principalmente para quem está começando. Além disso, no Awardspace, seu site gratuito ficará totalmente livre de anúncios de terceiros.

 

Quanto às configurações de espaço e velocidade, eles entregam 1GB de armazenamento SSD de disco, 5GB de banda larga, um banco de dados MySQL e uptime de 99,9%. Os servidores deles estão sempre atualizados para oferecer mais velocidade e confiança.

Como boa parte das opções da nossa lista, no Awardspace você pode instalar seu site em apenas um clique. A instalação do WordPress ou do Joomla pode levar apenas 5 minutos, por exemplo, e sua conta é ativada instantaneamente.

 

Com bastante usabilidade no gerenciador de arquivos, é fácil carregar os arquivos do seu site, baixá-los ou editar HTML, CSS, PHP, além de outros sistemas de programação, caso você possua conhecimento.



10. 5GBFree: com bom espaço e Segurança

O provedor 5GBFree conquistou o décimo lugar da nossa lista. Como o próprio nome sugere, ele oferece notáveis 5GB de espaço para você começar seu ecommerce, blog WordPress ou outro projeto, de forma gratuita.

 

Além disso eles disponibilizam banda larga de 20 GB e transferência via FTP, 3 banco de dados MySQL, subdomínios, CPanel e habilidade PHP.

 

Você não vai precisar se preocupar com propagandas no seu site grátis. Também é rápido é fácil configurar seu site WordPress, Drupal ou ZenCart, por exemplo. Isso porque eles também disponibilizam um instalador de apps com apenas 1 clique.

 

Alguns recursos, no entanto, não estão disponíveis na versão grátis, como conta de email, filtro de spam e página de erros customizada.

 

Um recurso bem legal do 5GBFree é que ele possibilita que um domínio seja estacionado em uma única conta. Isso é uma boa notícia para quem almeja ter sites em países diferentes, por exemplo. Endereços diferentes levarão para o mesmo site!

11. ByetHost: site de hospedagem grátis para pequenas empresas

Se você está procurando um host de blog gratuito ou de site de comércio eletrônico de pequenas empresas, considere o nosso décimo primeiro lugar como uma opção.

 

O Byethost está no mercado há mais de uma década e possui mais de 1 milhão de sites hospedados. Com ele, você pode criar quantos sites quiser.

 

O provedor fornece muitos recursos aos usuários da versão de hospedagem gratuita. Eles incluem, por exemplo, ferramenta PHP, MySQL, contas de FTP e e-mail, bem como um painel de controle exclusivo – O VistaPanel.

 

Eles também disponibilizam instalador de scripts Softaculous, com o qual possível configurar mais de 300 scripts necessários ao seu site, como blogs, galeria de fotos, carrinhos de compras virtuais, redes sociais e etc. Além disso, o Byethost fornece um construtor de sites.

 

Eles não dizem a latência da hospedagem, mas atualizam o Uptime nesta página do site deles.

 

A hospedagem Byet é feita em servidores web Xeon de 24 núcleos, um ‘GRID’ de servidores MySQL, servidores de e-mail e de FTP, balanceadores de carga de hardware, rede de área de armazenamento (SAN) e servidores de distribuição de canal de fibra interligados.

 

Eles também te dão acesso a módulos de estatística e ferramentas de SEO para você criar melhores estratégias para melhorar seu tráfego de visitantes.

 

Por fim, o Byethost não coloca banner de anúncios ao longo do seu site. O domínio, no entanto, terá que ser byethost.com ou outro de sua escolha entre outros 7 nomes. Você tem ainda a opção de anexar o seu próprio domínio registrado à sua conta de hospedagem gratuita.

 

12. Dreamnix: Sem custo por 1 ano

Chegamos por fim, ao décimo segundo lugar da nossa lista. O Dreamnix também entrega serviço de hospedagem gratuita com um ótimo padrão para atender iniciantes e usuários que ambicionam implementar um site pequeno.

 

Ele é todo em inglês, mas isso não ofusca os vários recursos que ele disponibiliza. A ativação é instantânea, logo após o cadastro, e não é necessário apresentar cartão de crédito. No entanto, é permitida a criação de apenas 1 site.

 

O Dreamnix oferece um nome de domínio gratuito, mas por tempo limitado. Eles também fornecem 1 conta de banco de dados MySQL, com 1GB de espaço de disco MySQL e também de banda larga, além de conexões remotas.

 

Mais dois pontos interessantes do Dreamnix é que, com ele, o seu site também ficará livre de propagandas de terceiros mesmo na versão gratuita. E ele também fornece painel de controle CPanel, um dos mais famosos do mercado.

7 #superdicas valiosas e sem custo para o seu site

Estamos sempre de olho nas novas oportunidades que surgem para atender cada vez melhor suas necessidades de criação ou hospedagem do seu site. E se a solução for sem custo, melhor ainda. Então, se liga nessas dicas extras incríveis que nós separamos para você!

 

#Superdica1: domínio 0800

O domínio é um dos itens mais importantes na criação de uma webpage, seja ela um blog, um portal de notícias, site empresarial ou e-commerce.

O domínio é como o seu público vai conhecer você e repassar essa informação adiante.
Logo, o domínio precisa ser simples, de fácil assimilação e deve resumir bem o propósito da sua página. Saber como criar um dominio grátis é algo que vai ajudar você a escolher bem e ainda economizar $.

#Superdica2: E-mail profissional

Uma vez que você já tenha toda a ideia do seu site, saiba que adquirir um email com o seu domínio vai auxiliar você a manter contato com seus clientes, além do que, um endereço de e-mail personalizado passa muito mais profissionalismo.

Se você se interessou por esse assunto, talvez queira descobrir como ter um Zoho email profissional gratis. Eles possuem serviço de hospedagem de email protegida para os seus negócios.

#Superdica3: Email 0800 para você

Nem todo serviço de email é igual. Alguns conseguem otimizar bastante seu tempo. Outros têm um design que facilita o seu gerenciamento. Há outros, ainda, que oferecem bastante espaço.

E tem aquela opção marota que oferece conta de email gratis, reunindo bons recursos para que você possa passar mais profissionalismo, com mais segurança e economia de dinheiro.

#Superdica4: seu site em espaço dedicado

Considerados os benefícios, pode valer a pena ter um serviço VPS ao invés do serviço de hospedagem compartilhada. Isso quer dizer que você terá um Servidor Virtual Privado (do inglês, Virtual Private Server), o que oferece mais segurança e privacidade, com processamento, tráfego, memória e espaço em disco separados.

Antes que você comece a pensar que, por ser privado, a contratação do serviço seja bem mais cara, a gente tem uma boa notícia: existem empresas que oferecem serviço VPS gratis sem custo ou com período de teste 0800.

Sempre que possível, é bom testar um serviço antes de pensar em contratar um plano pago. Assim, você pode pesar os prós e os contras sem botar a mão no bolso.

#Superdica5: seu próprio domínio sem gastos

Empresas que dispõe de criação e hospedagem gratis, sabemos que existe. Também sabemos de empresas que ofertam domínio sem custo. O mais incrível mesmo é encontrar provedores que ofereçam site gratis com dominio proprio. Isso é possível sim, mas somente garimpando um pouco mais aqui e acolá. Até porque é preciso colocar na balança todas as condições impostas para você utilizar esse benefício.

#Superdica6: mais confiança para sua loja online

Nos últimos anos, as transações via Internet se multiplicaram bastante e a tendência é só aumentar. O consumidor, no entanto, está cada vez mais atento à segurança que os sites oferecem.

Obviamente, você já percebeu, em muitos sites, o ícone de um cadeado e a sigla HTTPS no início da caixa de URL (no topo da página), correto? Eles são símbolos do certificado digital SSL.

Esse, por sua vez, é sinônimo de segurança. Saiba como adquirir o seu certificado SSL gratis. O grande benefício é que ele vai ajudar o seu site (principalmente, se for e-commerce) a passar mais confiança e tranquilidade para aqueles que chegarem até ele.

#Superdica7: mais confiança para sua loja online

Lembra do VPS que falamos anteriormente na #superdica4? O VPN (do inglês, Virtual Private Network), apesar de guardar algumas semelhanças, é bem diferente.

A principal característica desse serviço é o uso de uma infraestrutura pública como base para a construção de uma rede privada.

Embora alguns defendam que o uso de uma rede pública possa deixar sua webpage mais vulnerável (à ataques hackers, por exemplo), é possível aplicar técnicas que melhoram bastante o desempenho nesse quesito. O melhor de tudo é que você também pode usufruir do serviço VPN gratis. Isso mesmo, sem pagar um centavo.

Além desse tipo de serviço possibilitar que seus dados trafeguem de forma segura, ele também permite o seu acesso à rede, mesmo se você estiver fisicamente longe dela.

Conclusão

Esperamos ter ajudado você na difícil decisão de escolher a hospedagem e o criador de site grátis que você precisa. Se já tiver tido alguma experiência com alguma dessas empresas e quiser compartilhar com a gente, deixe seu comentário. Até a próxima.