Home » Hospedagem Grátis » Blogger

Blogger: como criar o seu e entrar no mundo dos blogs

É verdade que produzir conteúdo nas redes sociais pode parecer bem mais prático do que ter um blog hoje em dia. Contudo, ter seu próprio blog tem suas vantagens. Vamos citar 5:

  1. Controle do conteúdo que produz. Todas suas postagens ficam organizadas, por data e assunto.
  2. Proteção contra campanhas publicitárias sem seu consentimento. O espaço do blog é só seu e de seus leitores. Se alguma marca quiser entrar na festa, terá de pagar.
  3. Ganhos. Você pode monetizar seu blog de várias maneiras.
  4. Conhecimento. Ter um blog exige que você se aprofunde em um assunto, tornando-se um especialista.
  5. Socialização. Com um blog, você interage, faz novas conexões e ajuda outras pessoas.

Mas você pode estar se perguntando: quanto custa ter um blog?

Com o Blogger, a plataforma de criação de blogs do Google, é de graça. Sem custo de hospedagem de sites e com domínio por conta do Google.

É claro que, com o tempo, você pode querer profissionalizar mais o seu blog, o que, eventualmente, terá alguns custos. Entretanto, o Blogger é uma mão na roda para você começar, se preocupando apenas com a criação e gestão do seu conteúdo.

Neste artigo, falaremos de tudo para Blogger, e como essa plataforma pode ajudar você a iniciar nesse universo. Vem com a gente.

Como criar um blog no Blogger: passo a passo

Começar no Blogger é fácil. Ele é intuitivo, didático e sem burocracia. Antes, porém, certifique-se de ter uma conta Gmail. Após isso, basta você acessar o site do Blogger e seguir esses 7 passos:

  1. Faça seu login
  2. Clique na seta no canto superior esquerdo da tela
  3. Escolha a opção Novo Blog, uma janela surgirá após isso
  4. Dê um nome para o seu blog
  5. Escolha o endereço do seu site (URL)
  6. Selecione o tema do seu blog
  7. Pressione o botão Criar Blog

Seu blog já está criado, mas deixamos aqui só mais um ponto essencial antes de fazer seu primeiro texto: conheça e siga a Política de Conteúdo do Blogger e os Termos de Serviço do Google.

Há limitações quanto a conteúdo adulto, segurança infantil (antipedofilia), discurso de ódio, conteúdo grosseiro, violência, conteúdo terrorista, assédio ou ameaças, direitos autorais, informações pessoais e confidenciais, falsificação de identidade e falsidade ideológica, atividades ilegais, bens e serviços, spam, malware e vírus.

O Blogger possui revisores que analisam, constantemente, todas as ocorrências de violações das políticas do Google. As punições podem ir desde um simples aviso até o banimento da plataforma.

Fez os 7 passos e aceitou as políticas de conteúdo e termos de serviço? Pronto! Você já venceu a etapa “Blogger Como Criar” e irá para a tela do painel de controle.

Fazendo login e acessando o painel do Blogger

É possível ter mais de um blog no Blogger. Para isso, basta fazer seu login, acessar o painel, escolher a opção Novo Blog e repetir o mesmo procedimento que descrevemos no tópico acima.

Além disso, o painel de controle vai te ajudar a organizar, gerenciar e guardar suas postagens. Como toda a proposta do Blogger, o painel também é simples de operar, sem muitos comandos.

É claro que isso se reflete também numa performance mais básica. Entre os concorrentes no mercado, as opções de configurações não são das mais arrojadas, mas o essencial no começo é criar um conteúdo atrativo, que gere tráfego, interesse e compartilhamentos. Falamos sobre isso mais à frente.

Voltando a falar do painel Blogger, no canto superior esquerdo, você verá uma lista de todos os blogs relacionados à sua conta. Nele, você pode configurar seu perfil e, ainda, ver:

  • Suas estatísticas
  • Comentários dos posts
  • Seus ganhos
  • Páginas do blog
  • Opções de Layouts
  • Opções de Temas
  • Configurações

Mãos à obra: chegou o momento de escrever seu primeiro post. Clique em Criar um Novo Post. Você será levado a uma página em branco. No cabeçalho, você verá um espaço para escrever o título do seu post.

Na lateral direita, você encontrará um painel para configurar seu post. Você pode, por exemplo, escolher palavras-chave e agendar suas postagens. Imagine que você vai tirar férias, você pode adiantar várias postagens e deixá-las programadas por dia e hora.

No momento certo, bingo: seu post é publicado e você nem vai precisar abrir mão daquela caipirinha na beira do mar. Não esqueça porém de clicar em Publicar, depois de ter feito seu agendamento.

No mais, quem está habituado a escrever no Word, não vai ter dificuldades. Em cima da sua página de texto, fica uma barra de ferramentas com as mesmas funções de edição de texto do software da Microsoft: fontes, tamanho, formatos, negrito, itálico, sublinhado, cores.

Você também vai encontrar botões de inserir links, imagens, vídeos, caracteres especiais e emojis, além de opções de alinhamentos e listagens.

Como colocar domínio do Registro.br no Blogger

É comum que seus primeiros leitores sejam seu pai ou sua mãe (já assistiu à Julia & Julie? É um bom filme para se inspirar). Contudo, depois de escrever algumas postagens relevantes, utilizando as estratégias certas de SEO (damos dicas lá na frente), é normal que a visibilidade do seu blog aumente.

Também é normal que você comece a se inquietar com seu domínio de final blogspot.com. Vamos concordar que ele não é tão popularizado quanto um domínio .com ou .com.br, não é mesmo?

Além do que, um domínio mais reconhecido, apesar de ter um custo, passa mais profissionalismo e aumenta suas chances de ser mais lembrado, o que pode ajudá-lo a monetizar seu website. Então, como colocar domínio no Blogger?

O primeiro passo é comprar seu domínio. Acesse Registro.br e confira se o domínio que você quer comprar está disponível. Se sim, vá seguindo os passos da compra até concluir.

Agora que você já é um registrante de domínio Br, siga o passo a passo para associá-lo ao seu Blogger:

  • Passo 1 – no site Registro.br, clique em Acesso Conta
  • Passo 2 – informe seu ID e sua senha, pressione Entrar.
  • Passo 3 – Clique sobre o nome do seu domínio.
  • Passo 4 – Role a página e encontre o campo DNS. Clique em Editar Zona e selecione Modo Avançado.
  • Passo 5 – Na tela seguinte, haverá a mensagem Nenhum record cadastrado. Será necessário adicionar 5 records. No primeiro campo, digite @. Não aparecerá nada, mas continue.
  • Passo 6 – No próximo campo, digite 216.239.32.21 e clique em Adicionar.
  • Passo 7 – Repita a mesma operação por mais 3 vezes, colocando sempre @ no primeiro campo, MAS usando, para cada um, os endereços abaixo. No fim de tudo, vá sempre clicando em Adicionar.
    • 216.239.34.21
    • 216.239.36.21
    • 216.239.38.21
  • Passo 8 – Agora é a vez do quinto registro. Preencha o primeiro campo com www. No campo seguinte, escolha CNAME. No último, digite ghs.google.com. Depois, pressione Adicionar.

Deixe a página aberta e abra outra. Agora é a vez de configurar o Blogger para receber seu novo domínio. Faltam poucos passos.

  • Passo 9 – Faça seu login no Blogger e clique no blog que receberá seu novo domínio
  • Passo 10 – No painel à esquerda, clique em Configurações > Básico. Na seção Publicações, clique em +Configurar um URL de terceiros para seu blog.
  • Passo 11 – Digite o seu novo domínio com www na frente. Clique em Salvar. Aparecerá uma mensagem de erro. É normal.
  • Passo 12 – Copie os dois códigos que aparecem logo abaixo da mensagem de erro e os cole, respectivamente, nos campos TIPO e CNAME no site Registro.br. Clique em Adicionar e salve.
  • Passo 13 – Volte ao painel do Blogger e atualize a página, lembre que você estava em Configurações.
  • Passo 14 – Digite o seu domínio em Configurações do domínio de terceiros e aperte Salvar.
  • Passo 15 – Clique em Editar e marque a opção Redirecionar. Finalmente, clique em Salvar configurações.

Em algumas horas (eles pedem o prazo de até 72h), o seu novo endereço estará configurado. Isso é fundamental no processo de profissionalização e monetização do seu blog.

Google Adsense: como ganhar dinheiro com o Blogger

As estatísticas do seu painel de controle já mostram que seu número de visitantes deu um salto. Daí, tão bom quanto escrever sobre o que gosta seria também ganhar dinheiro. No Blogger, você pode fazer isso (no mínimo) de três maneiras:

  • Exibindo propagandas em seu blog através do Adsense, um serviço de rentabilização do Google. Com ele, você pode exibir anúncios e ganhar centavos por clique em cada banner. Para isso, é necessário se inscrever no Adsense. Saiba mais detalhes clicando neste artigo do Google.
  • Publicando conteúdo patrocinado. Com o aumento da sua visibilidade, muitas empresas, cujos produtos ou serviços se relacionam com o tema do seu blog, podem se interessar pela sua produção de conteúdo. A elas, você pode oferecer um artigo patrocinado, influenciando, de forma relevante, seus leitores a testarem determinada marca.
  • Produzindo conteúdo para promover seus próprios produtos. A lógica é parecida com a do item anterior, mas no lugar de divulgar produtos alheios, você apresentaria os seus. Você pode criar sua Loja Integrada com custo zero para cadastrar até 50 produtos. Saiba mais sobre isso aqui.

Atenção! Quando falamos em ganhar dinheiro com um blog, é possível que você já monte os cenário dos seus sonhos. Independência financeira, ser dono do seu próprio tempo, comprar seu pedaço de chão numa ilha do Pacífico.

Entretanto, saiba que leva tempo e esforço para construir um conteúdo de qualidade para atrair visitantes. Como canta um sambista, “devagarinho é que a gente chega lá”.

10 técnicas SEO para otimizar o seu Blogger

SEO (Search Engine Optimization)refere-se às métricas automatizadas que o Google usa para definir um texto como muito ou pouco relevante para seus usuários na Internet. Quanto mais relevante, mais chances seu blog tem de ser acessado.

Reunimos 10 dicas SEO para turbinar seus textos:

  • Crie títulos, do blog e das suas postagens, com 30 a 60 caracteres.
  • A descrição do blog e dos posts também deve ser curta, com no máximo 143 caracteres, utilizando as palavras-chave, com um texto empolgante para despertar o interesse do leitor.
  • Utilize o Google Ads, o Google Correlate e o Google Trends para pesquisar palavras-chave, ou seja, aquelas sobre as quais o seu público mais pesquisa.
  • Escolha um template que tenha, no mínimo, design responsivo (se adapta a tela de smartphone), opções de compartilhamento, artigos relacionados e layout em duas colunas.
  • Escreva textos ricos em conhecimento, com no mínimo 500 caracteres e parágrafos curtos. Procure também dividi-lo em seções, com alguns subtópicos para que o texto fique mais didático e fácil de ler.
  • Utilize imagens nas suas postagens! Quanto mais exclusivas melhor. Você pode usar o seu próprio celular ou a tela do seu computador para tirar prints.
  • Personalize a URL de cada postagem para que elas fiquem claras e curtinhas.
  • Crie uma teia de referências (linkbuilding) com informações complementares do assunto da sua postagem. Os links podem ser externos, quando você indica fontes de terceiros. Ou internos, quando você usa links para suas demais postagens.
  • Ative o HTTPS, que se refere a um certificado de segurança das informações. No painel de controle, clique em Configurações. Em seguida, clique em Básico e depois HTTPS. Por fim, escolha a opção Redirecionamento para HTTPS e selecione SIM.
  • Conheça seu público! Use a seção Estatísticas do painel para ver o desempenho das suas postagens. Para isso, você pode usar também o Google Analytics.

Conclusão

Neste artigo, vimos que o Blogger:

  • É a plataforma free de criação de blogs do Google.
  • É recomendado para iniciantes na blogosfera. Ele é fácil de usar, com painel simplificado, layout de página semelhante ao Word e recursos como agendamento de publicações.
  • Pode ser associado a um domínio Registro.br para deixar seu endereço de URL mais fácil de memorizar e mais profissional.
  • Permite que você ganhe dinheiro, seja com banners de anúncios, seja com artigos patrocinados, seja com artigos relacionados ao seu site de vendas.
  • Pode ser otimizado com várias estratégias SEO, para que alcance um melhor resultado nas pesquisas dos usuários do Google.

Agora é com você! Ainda tem alguma dúvida? Deixe seu comentário.