Ícone do site Mestre do Hospeda site

Blogger: como criar o seu e entrar no mundo dos blogs

É verdade que produzir conteúdo nas redes sociais pode parecer bem mais prático do que ter um blog hoje em dia. Contudo, ter seu próprio blog tem suas vantagens. Vamos citar 5:

  1. Controle do conteúdo que produz. Todas suas postagens ficam organizadas, por data e assunto.
  2. Proteção contra campanhas publicitárias sem seu consentimento. O espaço do blog é só seu e de seus leitores. Se alguma marca quiser entrar na festa, terá de pagar.
  3. Ganhos. Você pode monetizar seu blog de várias maneiras.
  4. Conhecimento. Ter um blog exige que você se aprofunde em um assunto, tornando-se um especialista.
  5. Socialização. Com um blog, você interage, faz novas conexões e ajuda outras pessoas.
Obter o melhor preço

Mas você pode estar se perguntando: quanto custa ter um blog?

Com o Blogger, a plataforma de criação de blogs do Google, é de graça. Sem custo de hospedagem de sites e com domínio por conta do Google.

É claro que, com o tempo, você pode querer profissionalizar mais o seu blog, o que, eventualmente, terá alguns custos. Entretanto, o Blogger é uma mão na roda para você começar, se preocupando apenas com a criação e gestão do seu conteúdo.

Neste artigo, falaremos de tudo para Blogger, e como essa plataforma pode ajudar você a iniciar nesse universo. Vem com a gente.

Como criar um blog no Blogger: passo a passo

Começar no Blogger é fácil. Ele é intuitivo, didático e sem burocracia. Antes, porém, certifique-se de ter uma conta Gmail. Após isso, basta você acessar o site do Blogger e seguir esses 7 passos:

  1. Faça seu login
  2. Clique na seta no canto superior esquerdo da tela
  3. Escolha a opção Novo Blog, uma janela surgirá após isso
  4. Dê um nome para o seu blog
  5. Escolha o endereço do seu site (URL)
  6. Selecione o tema do seu blog
  7. Pressione o botão Criar Blog

Seu blog já está criado, mas deixamos aqui só mais um ponto essencial antes de fazer seu primeiro texto: conheça e siga a Política de Conteúdo do Blogger e os Termos de Serviço do Google.

Há limitações quanto a conteúdo adulto, segurança infantil (antipedofilia), discurso de ódio, conteúdo grosseiro, violência, conteúdo terrorista, assédio ou ameaças, direitos autorais, informações pessoais e confidenciais, falsificação de identidade e falsidade ideológica, atividades ilegais, bens e serviços, spam, malware e vírus.

O Blogger possui revisores que analisam, constantemente, todas as ocorrências de violações das políticas do Google. As punições podem ir desde um simples aviso até o banimento da plataforma.

Fez os 7 passos e aceitou as políticas de conteúdo e termos de serviço? Pronto! Você já venceu a etapa “Blogger Como Criar” e irá para a tela do painel de controle.

Fazendo login e acessando o painel do Blogger

É possível ter mais de um blog no Blogger. Para isso, basta fazer seu login, acessar o painel, escolher a opção Novo Blog e repetir o mesmo procedimento que descrevemos no tópico acima.

Além disso, o painel de controle vai te ajudar a organizar, gerenciar e guardar suas postagens. Como toda a proposta do Blogger, o painel também é simples de operar, sem muitos comandos.

É claro que isso se reflete também numa performance mais básica. Entre os concorrentes no mercado, as opções de configurações não são das mais arrojadas, mas o essencial no começo é criar um conteúdo atrativo, que gere tráfego, interesse e compartilhamentos. Falamos sobre isso mais à frente.

Voltando a falar do painel Blogger, no canto superior esquerdo, você verá uma lista de todos os blogs relacionados à sua conta. Nele, você pode configurar seu perfil e, ainda, ver:

Mãos à obra: chegou o momento de escrever seu primeiro post. Clique em Criar um Novo Post. Você será levado a uma página em branco. No cabeçalho, você verá um espaço para escrever o título do seu post.

Na lateral direita, você encontrará um painel para configurar seu post. Você pode, por exemplo, escolher palavras-chave e agendar suas postagens. Imagine que você vai tirar férias, você pode adiantar várias postagens e deixá-las programadas por dia e hora.

No momento certo, bingo: seu post é publicado e você nem vai precisar abrir mão daquela caipirinha na beira do mar. Não esqueça porém de clicar em Publicar, depois de ter feito seu agendamento.

No mais, quem está habituado a escrever no Word, não vai ter dificuldades. Em cima da sua página de texto, fica uma barra de ferramentas com as mesmas funções de edição de texto do software da Microsoft: fontes, tamanho, formatos, negrito, itálico, sublinhado, cores.

Você também vai encontrar botões de inserir links, imagens, vídeos, caracteres especiais e emojis, além de opções de alinhamentos e listagens.

Como colocar domínio do Registro.br no Blogger

É comum que seus primeiros leitores sejam seu pai ou sua mãe (já assistiu à Julia & Julie? É um bom filme para se inspirar). Contudo, depois de escrever algumas postagens relevantes, utilizando as estratégias certas de SEO (damos dicas lá na frente), é normal que a visibilidade do seu blog aumente.

Também é normal que você comece a se inquietar com seu domínio de final blogspot.com. Vamos concordar que ele não é tão popularizado quanto um domínio .com ou .com.br, não é mesmo?

Além do que, um domínio mais reconhecido, apesar de ter um custo, passa mais profissionalismo e aumenta suas chances de ser mais lembrado, o que pode ajudá-lo a monetizar seu website. Então, como colocar domínio no Blogger?

O primeiro passo é comprar seu domínio. Acesse Registro.br e confira se o domínio que você quer comprar está disponível. Se sim, vá seguindo os passos da compra até concluir.

Agora que você já é um registrante de domínio Br, siga o passo a passo para associá-lo ao seu Blogger:

Deixe a página aberta e abra outra. Agora é a vez de configurar o Blogger para receber seu novo domínio. Faltam poucos passos.

Em algumas horas (eles pedem o prazo de até 72h), o seu novo endereço estará configurado. Isso é fundamental no processo de profissionalização e monetização do seu blog.

Google Adsense: como ganhar dinheiro com o Blogger

As estatísticas do seu painel de controle já mostram que seu número de visitantes deu um salto. Daí, tão bom quanto escrever sobre o que gosta seria também ganhar dinheiro. No Blogger, você pode fazer isso (no mínimo) de três maneiras:

Atenção! Quando falamos em ganhar dinheiro com um blog, é possível que você já monte os cenário dos seus sonhos. Independência financeira, ser dono do seu próprio tempo, comprar seu pedaço de chão numa ilha do Pacífico.

Entretanto, saiba que leva tempo e esforço para construir um conteúdo de qualidade para atrair visitantes. Como canta um sambista, “devagarinho é que a gente chega lá”.

10 técnicas SEO para otimizar o seu Blogger

SEO (Search Engine Optimization)refere-se às métricas automatizadas que o Google usa para definir um texto como muito ou pouco relevante para seus usuários na Internet. Quanto mais relevante, mais chances seu blog tem de ser acessado.

Reunimos 10 dicas SEO para turbinar seus textos:

Conclusão

Neste artigo, vimos que o Blogger:

Agora é com você! Ainda tem alguma dúvida? Deixe seu comentário.

Sair da versão mobile