Home » E-commerce & Loja Virtual » Shopify
Shopify logo brasil

Shopify é Bom? Um Review para o Brasil e Portugal

Shopify é um dos líderes em eCommerce e uma das ferramentas mais fáceis de usar. A plataforma foi concebida tendo um objetivo em mente, tornar o eCommerce o mais fácil possível. Se você está lendo este artigo, deve estar se perguntando: Shopify é a melhor opção?

Minha resposta é simples.

Estamos falando de uma plataforma que atua no mercado há mais de 10 anos, criada ainda em 2006. Não se trata de um serviço limitado ao Brasil, mas que cresce vertiginosamente em todo o mundo.

Atualmente, não há menos do que 600.000 lojas de ecommerce criadas com a ajuda deste site. E, desde sua criação, os usuários do serviço já venderam mais de 90 bilhões de dólares em produtos.

Shopify é uma das melhores plataformas que você pode usar, quase todos os negócios pequenos de eCommerce usam. Além de todo o sucesso na Europa, no Canadá e nos Estados Unidos, é a melhor opção no Brasil. Por que não seria o mesmo com você?

Para venda pela Internet, a Shopify é a solução mais inteligente por unir simplicidade com funcionalidade. A maioria dos proprietários de lojas de eCommerce sabe como usá-la, simplesmente por ser responsiva e permitir melhorar seu negócio com poucos cliques.

Mesmo assim, temos que ser justos e destacar não apenas os melhores pontos da plataforma, por melhores que sejam. Mais adiante, também mencionaremos as desvantagens encontradas nesta alternativa.

Clique aqui para ir direto para o resumo desta análise

Comparação de Preços

A Shopify possui o melhor custo-benefício quando comparada a plataformas similares e completas (não incluímos plataformas open-source).

É importante destacar que os preços são corrigidos com o passar do tempo. Portanto, clique em cada opção para verificar os preços atuais e ler mais sobre elas. Assim, você evitará surpresas

Visão Geral Review 2019

Vantagens

  • Muito intuitivo e simples de usar.
  • Você testa gratuitamente, sem fornecer dados bancários ou de cartão de crédito. Clique aqui para ler mais.
  • Melhor opção no Brasil – a empresa está investindo muito no Brasil. O sistema é configurado e integrado com plug-ins de pagamento brasileiro como o MercadoPago, o PagSeguro, Skrill e o Paypal. Além disso, suporta cartão de crédito e bancos brasileiros.
  • Vários aplicativos muito bons, o que significa que você pode adicionar funcionalidade ao seu site.
  • Permite que você adicione textos e informações sobre o produto em português.
  • Muitos temas incríveis para que você possa alterar a aparência do seu site com facilidade.
  • Facilmente expansível – permite que startups ou empresas grandes tenham sua loja, como a Budweiser, a Tesla Motors, a Nestlé e outros.
  • Auto-hospedagem, ou seja, você só tem de pagar uma taxa mensal e não há necessidade de se preocupar com configurações complexas.
  • CDN mundial, feito para carregar rapidamente em qualquer parte do mundo.
  • Suporte 24 horas por dia, com atendimento local no Brasil – ajuda imediata em português, que provavelmente nunca será necessária. Trata-se de uma plataforma intuitiva e responsiva, fácil de usar.
  • Tornou-se a plataforma de ecommerce número um em todo o mundo. Você nunca encontrará um concorrente brasileiro que ao menos chegue perto dessa conquista em termos de funcionalidade, templates e expansividade. Definitivamente, é uma plataforma que chegou para ficar e permite que você venda para mercados nacionais e estrangeiros, gerencie moedas diversas, idiomas diferentes e métodos de pagamento diferenciados.

Desvantagens

  • A aquisição de templates e aplicativos extras possui um valor personalizado. Para obter opções avançadas, pode ser necessário desembolsar um valor considerável.
  • O editor para blogs da plataforma não é útil. Caso você queira adicionar um editor de blogs que valha o investimento, poderá fazê-lo na loja de apps. Novamente, mais custos adicionais.
    Embora as opções de templates sejam inúmeras, aquelas de fato gratuitas não são tantas assim.
  • Arrependimento tem um custo – há muita dor de cabeça e problemas envolvidos na troca de plataforma. Só tome a decisão de optar por esta plataforma quando estiver 100% seguro(a) e satisfeito(a). Caso contrário, poderá ter dificuldades na migração mais tarde. Felizmente, você pode testar o Shopify primeiro
 

Shopify está em Português? Brasil e Portugal podem usar esta plataforma?

Na Shopify, você consegue configurar em português todos os elementos que o cliente acessa, como a página de checkout, a loja em si e as páginas dos produtos.

Como uma plataforma internacional responsável, temos um suporte completo para múltiplos idiomas. Com isso, você garante a melhor experiência para qualquer cliente brasileiro, português ou de qualquer outro país.

A empresa tem investido muito dinheiro e tempo para atender às necessidades do mercado brasileiro. Por conta de todo esse esforço e dedicação, tornou-se a escolha número um para nós e qualquer lojista do Brasil.

Como lojista do Brasil ou de Portugal, você também não enfrentará quaisquer dificuldades para colocar sua loja online.

Português – Brasil e Portugal
A limitação de idiomas parecia um problema com outras plataformas? Então a opção pode ser a Shopify, que garante o melhor serviço nesse aspecto.

Não é à toa que a plataforma está tão destacada não só em todo o mundo, mas no Brasil. Não importa de onde você ou o seu público-alvo é, é possível configurar uma loja que se adapte a todo tipo de usuário.

Como mencionado mais acima, a plataforma oferece diversas opções que tornam uma loja ainda mais adaptada ao público brasileiro.

As pessoas não são obrigadas a possuir um cartão de crédito internacional, ou utilizar uma conta Paypal. Há métodos compatíveis com simples e rápidas transferências bancárias locais, simplesmente utilizando os apps da loja de funcionalidades.

 

Shopify é Confiável? E o Suporte, Funciona?

Mediante teste próprio, podemos dizer que o suporte deles é muito bom. Eles costumam retornar para você em tempo hábil. Além disso, são conhecidos por cuidar de todas as necessidades do eCommerce dos clientes.

E tudo isso com a dedicação já conhecida por nós e apresentada a vocês. Para bem atender os usuários do Brasil, a empresa já fornece atendimento local em português.

Em matéria de confiabilidade, poucas plataformas chegam perto dos seus padrões de atendimento. Eles são a primeira escolha dos proprietários de lojas de eCommerce por uma razão: eles prestam um serviço incrível à sua base de clientes.

 

Esta plataforma é usada por quem pratica o Dropshipping?

Shopify é usado com frequência pelas lojas de eCommerce sem produtos próprios, o que quer dizer que é uma plataforma bem popular no ramo de dropshipping.

Isso é possível por meio da ferramenta de dropshipping Oberlo, exclusiva da empresa. Com ela, você pode implementar os principais produtos da AliExpress. Você pode baixar e utilizar a extensão Oberlo gratuitamente com uma conta Shopify, clicando aqui para saber mais.

Aplicativos e Add-Ons

O que realmente torna a Shopify tão poderosa são seus temas e aplicativos. Se precisar adicionar funcionalidades, você faz isso rapidamente e com facilidade. Não gosta do visual do seu site? Faça rapidamente uma alteração usando um tema.

Temas

De modo geral, este é o “look” do seu site. Aquilo que de fato seus clientes vão ver, abaixo encontram-se rápidos screenshots de alguns temas disponíveis:

termas

Os temas mais populares

Lembre-se de que eles dispõem de temas grátis e pagos. Atualmente, há um total de 8 temas gratuitos, sendo eles:

  • Narrative – ideal para itens de valor que exigem boa apresentação.
  • Debut – tema sóbrio, para dar destaque a produtos personalizados.
  • Venture – ótimo para coleções e produtos categorizados, com tema específico.
  • Boundless – catálogo completo para produtos diferentes de um mesmo nicho.
  • Simple – como o nome diz, é simples, sem perder a sofisticação.
  • Brooklyn – dá destaque tanto às categorias quanto aos produtos.
  • Supply – combina com acessórios, equipamentos e gadgets em geral
  • Minimal – cai bem com artes e produtos personalizados para clientes

Também é importante frisar que, apesar de gratuitos, todos os temas são absolutamente responsivos. Isso significa que os clientes acessam de absolutamente qualquer dispositivo, com a mesma experiência.

Por nossa opinião e experiência, consideramos esse um ponto um tanto fraco da plataforma. Apesar de haver uma grande variedade de temas gratuitos, poderia haver mais opções para os usuários.

Muitos dos temas pagos são desenhados por desenvolvedores de terceira parte. Ou seja, são proprietários de pequenos negócios como você, mas que vendem para a plataforma Shopify.

Felizmente, quando a sua loja começar a dar certo – e irá – basta alternar entre um tema para outro pago de sua escolha.

 

Aplicativos Shopify

Geralmente é aqui que a mágica acontece. Francamente, isto é o que torna a Shopify tão poderosa. Assim como nos Temas, eles também têm um marketplace para terceiros desenvolvedores. Isto faz com que eles tenham MUITOS itens disponíveis para escolha. Basicamente, se a Shopify não dispõe de uma solução para o seu problema, um aplicativo de terceiros muito provavelmente terá.

Como exemplo, se você quiser começar a usar e-mail marketing, você pode facilmente integrar o MailChimp com sua loja Shopify. Tudo que você tem a fazer é instalar este aplicativo. E, simples assim, você poderá lançar suas campanhas.

Tem problemas de marketing? Instale o Plugin SEO App, que é um plugin pago que reporta todos os problemas de SEO no seu site. Dessa forma, você evita perder oportunidades de aumentar o número de visitantes que encontram seu site no Google.

O que queremos dizer é que, geralmente, você não tem de pagar por um desenvolvedor de custo alto. Muito provavelmente eles já têm todas as funcionalidades que você necessita em suas soluções existentes, que são razoavelmente baratas ou até mesmo grátis.

Os custos para se contratar individualmente um desenvolvedor – ou uma equipe deles – para uma solução customizada são enormes. Por isso, qualquer que seja o preço, ainda estará mais em conta na loja de apps do que no mercado segregado.

 

Shopify SEO

De maneira geral, estamos satisfeitos com a qualidade dos serviços de SEO. O único ponto que não nos agrada é a estrutura do seu URL. Você consegue fazer seu trabalho, mas com dificuldade para customizar.

Com alguma pesquisa, ou mesmo ajuda da comunidade que usa a plataforma, você consegue superar esse obstáculo.

 

Integração com Pontos de Venda

Muitos lojistas não se limitam a lojas virtuais e abrem ou já possuem lojas físicas juntamente com seus sites de venda. Com a plataforma Shopify, é possível integrar lojas físicas com as virtuais a partir do plano intermediário.

Para os planos mais avançados, essa integração permite até 8 lojas, o que favorece o negócio de empresas já consolidadas.

A maior vantagem da integração é permitir que não se perca controle sobre estoque e movimentação de mercadorias. É a perfeita união entre eficiência e resultados para uma loja virtual.

 

Preços da Shopify

Quanto custa Shopify? Na verdade, isto depende do seu orçamento. Não há grandes diferenças de preços da Shopify entre seus planos. Sugiro que fique com aquele que seja adequado ao seu orçamento e, quando necessário, seja feito um upgrade. Por exemplo, se seu orçamento é limitado, fique com o plano Basic Shopify.

No mais, você não precisa tomar a decisão logo de início. O Shopify permite o teste gratuito por 14 dias, sem qualquer comprometimento da sua parte. Seu cartão de crédito só será pedido ao fim do período, permitindo que você avalie tranquilamente.

Caso decida cancelar, não há qualquer dado a ser inserido. Então, vamos aos planos possíveis:

Plano Basic Shopify | por Mês | Aproximadamente R$ 120

Se você não sabe com que plano ficar, fique com este. Você pode sempre fazer um upgrade mais à frente. Este plano já vem com produtos ilimitados, suporte 24 horas e SSL grátis.

De todas as opções, é a que possui maior custo por transação. Esse tipo de custo só acontece se você optar por um método de pagamento que não seja o Shopify Payments. Neste plano, é de 2% por transação.

No caso de startups, é uma taxa bem pequena. Conforme o negócio crescer, é possível passar para os planos com menores custos.

Plano Shopify | por Mês | Aproximadamente R$ 325

Quando você começa a crescer, é aqui que as avaliações começam a melhorar. Se você presta serviços de marketing, ele é também muito útil para os clientes, desde que você se empenhe para garantir as melhores avaliações.

Oferece cartões de presente como opção para os clientes, além de relatórios profissionais para auxiliar nas tomadas de decisões. O custo por transação baixa para apenas 1%.

Plano Advanced Shopify | por Mês | Aproximadamente R$ 1230

Como o próprio nome sugere, este plano é apenas para usuários mais avançados. Se você tem muito crunching de dados, este é o plano que você precisa. Definitivamente deve ser a escolha de uma loja brasileira, mesmo que venda para o exterior.

Além do custo de transação ser reduzido a apenas 0.5%, o cálculo de frete é adicionado automaticamente às páginas dos produtos. Você tem todos os benefícios dos anteriores, além de relatórios avançados e até 15 contas de acesso.

 

Conclusão e recomendação

Atualmente, esta é a melhor solução para eCommerce disponível no mercado. O fato de ser uma empresa norte-americana é uma enorme vantagem. Por exemplo, os Estados Unidos são o lugar em que as atividades de eCommerce ocorrem há mais tempo. A plataforma soube tirar proveito dessa enorme experiência e base de conhecimento.

Você não acredita? Leia nosso review completo das plataformas de eCommerce.

 

FAQ

Shopify funciona no Brasil?

Lógico que sim! Shopify funciona no Brasil ou em qualquer outro país do mundo. Na verdade eles têm uma CDN mundial muito boa, para ajudar a garantir que a plataforma carregue em todos os países.

Há disponibilidade de planos grátis?

Como o serviço da Shopify é bom de verdade, não é possível oferecer isso. Felizmente, você pode fazer um teste grátis por até duas semanas.

Resumo

A Shopify é uma líder internacional no setor de plataformas de ecommerce. A razão por trás de uma popularidade que atinge países europeus, a América do Norte e até o Brasil envolve diversos fatores:

 

  • Extremamente fácil de utilizar. Tudo é organizado de forma a permitir a criação e manutenção de uma loja profissional sem qualquer conhecimento técnico.
  • Uma loja de temas e aplicativos que oferece opções gratuitas e pagas para adição de todo tipo de funcionalidade à loja do usuário. Dos layouts gratuitos e pagos que são trocados em um clique aos aplicativos para facilitar as vendas, tudo é bastante intuitivo. Trata-se de nada menos do que a maior seleção existente no setor.
  • Um preço competitivo e facilidade de troca de plano. A Shopify oferece planos acessíveis e baratos para startups e lojas em geral, ao mesmo tempo que possui planos que se adequam a grandes empresas. Dentre clientes conhecidos, temos a Tesla Motors, a RedBull e a Nestlé.
  • A Shopify investiu pesado no Brasil e colheu os resultados – hoje é a opção nº 1 de qualquer lojista bem informado. O site oferece suporte em português local para o Brasil e para Portugal, além de soluções personalizadas via chat 24 horas.
  • Expansão e atualização incansáveis. Graças à já citada loja de aplicativos, desenvolvedores independentes criam soluções que lojistas nem sabiam que precisavam. Hoje, já diversos métodos de pagamento compatíveis com o público brasileiro, como o MercadoPago e o PagSeguro.
  • Adaptada a todos os mercados. A plataforma também investiu em diversificação, e hoje possui um sistema que suporta os principais idiomas do mundo, além de moedas estrangeiras. Dessa forma, é possível expandir o negócio para mercados antes inimagináveis.
  • Com todas essas vantagens, o sistema ainda permite que você utilize a tecnologia POS (Point of Sale) para integrar loja física e virtual. Sem discrepância de dados, o negócio flui com muito mais eficiência.
  • Estamos diante da melhor opção para quem quer vender por meio de dropshipping. Por meio do aplicativo Oberlo, o usuário acessa todos os produtos disponíveis para essa estratégia de vendas na AliExpress.

Dentre os pontos fracos da Shopify, podemos mencionar:

  • A pouca variedade de temas gratuitos. Todos eles são interessantes e são otimizados de todas as maneiras possíveis, mas pode ser um pouco limitado em questão de opção. Felizmente, você pode sempre adquirir um depois e trocar rapidamente.
  • O editor do blog também não é nada prático. Da mesma forma, por um custo extra você consegue adquirir um funcional e eficiente na própria loja da marca.

No geral, temos na Shopify a melhor opção para quem busca uma plataforma que possui tudo o que é necessário e possível em uma loja. De startup a grande empresa, podemos recomendar os seus serviços. Aqui, você pode testar gratuitamente por 14 dias – sem obrigações ou cartão de crédito.

 

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email

Deixe um comentário

Dias
Horas
Minutos
Segundos

Oferta por tempo limitado!