Home » E-commerce & Loja Virtual » Minestore
cover minestore

Vender online em uma loja Minestore: Confiável e Vale a Pena?

Encontrar uma solução em português e feita aqui no Brasil para lojistas brasileiros é ótimo. Mesmo assim, não podemos nos deixar levar pelas aparências e adquirir a plataforma no impulso.

Não se trata de uma versão gratuita, portanto devemos avaliar bem se queremos uma loja Minestore. Tudo o que envolve a instalação, configuração e uso da ferramenta será avaliado aqui, para que você saia com uma certeza.

Nos próximos parágrafos, analisaremos tudo o que é importante sobre a plataforma. De forma resumida, você entenderá se deve fazer esta escolha em poucas palavras. Caso queira voltar à lista dos melhores provedores de plataforma, clique aqui. Se não, vamos lá!

Como saber se Minestore é?

A primeira coisa que devemos considerar para entender se esta opção é boa mesmo, é fazer uma correlação entre custo e benefício. Você pagará um valor razoável pelo serviço que está sendo oferecido?

Nós iniciaremos por aí e consideraremos aquelas vantagens que vemos quando comparamos com a concorrência. Não só isso, verificaremos também se a plataforma fornece suporte para problemas encontrados no meio do caminho, para que tudo funcione bem.

E nós sabemos exatamente por onde começar.

Quais os benefícios desta plataforma?

Ao compararmos com opções gratuitas e de código aberto, a Minestore oferece uma solução rápida e simples, sem dores de cabeça. Basicamente, você se cadastra e começa a montar a loja sem uma linha de programação.

Você cria então o seu site com domínio próprio ou utiliza o nome da plataforma, da maneira que escolher. Estará pronto em questão de minutos um site simples e direto ao ponto, para venda de qualquer tipo de produto.

A plataforma não limita os recursos de maneira alguma, liberando produtos, imagens e acessos em absolutamente qualquer número. Para nós isso é bastante interessante, mas então como são divididos os planos do serviço?

Você pode somente pagar uma taxa por venda, e nada de mensalidade. Três outros planos, que cobram mensalidades, diminuem esta taxa, até que ela chega ao mínimo de 0,99% por venda.

Então, com recursos ilimitados e outras funcionalidades que veremos a seguir, a dúvida que precisa ser respondida é: você seria capaz de abrir mão desse percentual do seu lucro?

Caso prefira um serviço sem taxas, podemos recomendar o teste gratuito da Shopify. Você pode ler mais sobre o serviço aqui.

Customização da Loja Mine Store

Quem opta por esta plataforma não possui acesso a código aberto, nem pode adquirir módulos, então como fica a personalização?

Eles oferecem temas gratuitos e pagos, ambas as opções com design responsivo, para que clientes possam acessar de celulares e tablets. Porém, você não fica limitado ao que está criado.

Para customização, eles oferecem um editor de HTML e CSS. Assim, você ou alguém que entenda de webdesign pode trabalhar no visual e no layout do site sem limitações.

Meios de pagamento na Mine Store

O ponto de destaque de utilizar uma ferramenta brasileira é poder já contar com os métodos de pagamento utilizados no Brasil para sua loja. Enquanto que opções com módulos oferecem soluções pagas para utilizar tais meios, eles já vêm embutidos no serviço.

Então, você pode utilizar soluções como boleto bancário, PagSeguro, Mercado Pago e outros. Não há pagamento extra por isso, nem fica o lojista limitado a soluções internacionais, como o uso do Paypal.

Em nossa opinião, esta é uma vantagem de peso para que não quer começar gastando muito.

Vendas para Lojas e Pessoas Jurídicas

Caso a sua intenção seja vender para PJs, será necessário adquirir ao menos o Plano Plus da Mine Store. Se não, suas opções estarão limitadas a vender para pessoas físicas, ou indivíduos que comprem por CPF.

Isso pode ser ruim para alguns fornecedores. Eles não são a maioria dos negócios online, mas costumam movimentar mais dinheiro, e este pode ser o motivo para ser necessário adquirir um plano mais caro.

Assim, tenha isso em mente, caso optar pelo plano gratuito.

A Minestore é confiável?

Você se interessou pelos planos, quer criar uma loja nesta plataforma, mas é cauteloso(a) e resolveu esperar para descobrir se ela é confiável.

É preciso entender que, se tratando de uma solução completa, não só os recursos, mas também todo o site, estará ligado à plataforma. Caso o sistema deles dê problema, o seu site também sairá do ar.

Se você quiser adquirir um host próprio para evitar isso, deveria considerar o Hostinger para sites menores, sobre o qual falamos aqui.

Nós buscamos a reputação no Reclame Aqui e no Facebook. Há opiniões diversas, sendo a maioria positiva. Pelo que pudemos averiguar, nada que ponha em xeque a confiabilidade da empresa.

Quais as opções de frete?

As opções que o seu site oferece dependem diretamente do que a plataforma proporciona. No caso desta em questão, gostamos da variedade de opções, que incluem:

  • Correios.
  • Retirada pessoalmente.
  • Entrega personalizada.
  • Via melhor envio.
  • Oferecimento de frete grátis.

Assim, caso a opção não esteja imediatamente instalada, você ainda pode personalizar. É como ocorre nas plataformas de código aberto, com a diferença que você não precisará programar nada.

Para quem a Minestore vale a pena?

Como vimos anteriormente, a opção gratuita cobra uma taxa um pouco maior e não permite venda para CNPJ. Assim, é preciso que o próprio lojista defina se o percentual do lucro a ser pago à plataforma vale a pena.

Se este for o caso, realmente não vemos muita limitação quanto ao tamanho da loja ou tipo de produto a ser vendido. A reputação da loja parece boa, e os exemplos mostram lojas com bom visual e bem estruturadas.

E, como é possível personalizar a loja por completo via HTML e CSS, é possível ajustá-la para ser mais agradável com mais ou menos produtos.

Somente nos casos em que você quiser alterar muito a loja, isso pode ser um problema. Não é possível adicionar novas funcionalidades via código, pois não possui abertura para isso. Mesmo assim, o site já vem com muitos recursos úteis para uma loja.

Mas, se por fim você definir que quer mais liberdade, há outras opções no mercado que não exigem instalação via programação. É o caso do plugin Woocommerce, feito para WordPress, que instala com somente um clique. Veja mais aqui.

Quais são as desvantagens de optar por esta plataforma?

Embora o que é positivo para alguns passe a ser desvantagem aos olhos dos outros, tentaremos focar nos aspectos que sempre afetam algum grupo de pessoas.

A primeira desvantagem é deixar de ser um plano gratuito para quem quer ser fornecedor de empresas e outras lojas. Para isto, é preciso pagar um valor mensal, além da taxa pela venda.

A própria taxa pela venda é algo que incomoda a muitos. No entanto, é preciso considerar o custo que se teria com opções similares, especialmente com tantos recursos disponíveis. Com o pagamento da mensalidade, a taxa cai.

Os sites podem ser personalizados, mas somente em relação ao visual. Exceto pelo frete, que pode ser personalizado, na Minestore loja virtual alguma pode ser totalmente modificada. Eles não oferecem acesso, pois não é uma plataforma de código aberto.

No mais, estes são os pontos que podem incomodar partes dos interessados em serem lojistas online ou em migrar as próprias lojas.

É mesmo uma plataforma de loja virtual completa?

Pessoas aceitam as taxas cobradas pela Minestore por conta do amplo número de recursos oferecidos. São diversas opções, muitas das quais se encaixam bem com o consumidor brasileiro, e que você não encontra em plataformas estrangeiras.

Talvez falte algo à ferramenta para os mais exigentes, mas absolutamente tudo o que é básico para uma loja é oferecido pelo serviço. Há alguma limitação para o plano gratuito ou o mais barato, mas são de pouca relevância. É o caso do suporte via chat ao vivo, por exemplo.

Por ser também onde o site ficará hospedado, talvez em algum momento os recursos físicos possam ser limitados. Além disso, não há acesso para usuários experientes configurarem o próprio servidor.

Tirando isso, é bastante completa.

Se não este, qual o melhor site para criar loja virtual?

A resposta ideal e também frustrante para esta pergunta é: isto depende.

Há as opções de código aberto, com infinitas possibilidades, mas que demandam conhecimento técnico e hospedagem própria. Usuários avançados ou com possibilidade de contratar técnicos podem se dar melhor com essa opção.

É possível encontrar também diversas opções pagas, dentre elas os planos mais avançados desta plataforma mencionada aqui. Estas tendem a oferecer mais recursos, sem ter que pagar um adicional.

Algumas cobram taxas, outras não. O nível de customização também varia, com temas prontos, algum controle e até liberdade total para modificar o layout.

Assim, a escolha ideal para você depende dos limites, do orçamento e dos recursos da sua loja. Volte ao início do texto e acesse o nosso link com a lista das melhores do mundo.

Considerações Finais

A Minestore é recente no mercado de plataformas para loja, mas está começando a ter alguma participação relevante. Oferece diversos recursos ótimos para criação do seu negócio virtual, por uma taxa por venda.

É possível diminuir a taxa, pagando um valor mensal, o que também adiciona algumas funcionalidades extras. Ao nosso ver, é um sistema bem completo, mas com as limitações de não estar em um servidor só seu, nem ser de código aberto.

Para iniciantes ou quem não quer ter trabalho técnico, consideramos uma boa opção. E, claro, analisamos e chegamos à conclusão de que também é um serviço confiável. Com isso, encerramos esta análise.

Dias
Horas
Minutos
Segundos

Oferta por tempo limitado!