Home » Blog » VPS Grátis
VPS pexels-photo-1148820

Servidor VPS Grátis Existe de Verdade? Confira aqui!

Os Servidores VPS continuam sendo uma excelente opção para quem procura garantia de recursos, segurança e privacidade. Trata-se basicamente de uma máquina física a partir da qual são montados vários servidores virtuais.

A hospedagem VPS é uma solução intermediária entre a hospedagem compartilhada, que é mais barata, mas não garante disponibilidade de recursos, privacidade e segurança e a hospedagem dedicada, que garante tudo isso e mais alguma coisa, mas tem o custo muito mais elevado.

Uma das grandes vantagens de uma hospedagem VPS em relação à compartilhada é o acesso total ao servidor na condição de administrador. Isso possibilita sua personalização de acordo com suas necessidades.

Portanto, se você administra um site ou blog que está em fase de crescimento de demanda e necessita de mais recursos ou que precisa de mais privacidade e customização, o servidor VPS é uma solução recomendada, pois é reconhecido como uma ferramenta poderosa.

E entre as alternativas existentes de hospedagem VPS estão os serviços gratuitos. É possível a contratação de um servidor VPS grátis por períodos curtos para teste do produto, assim como por períodos maiores, como VPS grátis 3 meses ou até de um ano, por exemplo, chegando até à possibilidade de contratação de serviços gratuitos por tempo indeterminado.

A maioria das hospedagens Free VPS no mercado está disponível com sistema operacional Linux, mas existem também serviços oferecidos com o Windows Server.

Obviamente você deve ficar atento a eventuais limitações e exigências que a hospedagem VPS gratuita pode oferecer.

Para que você não corra riscos desnecessários na contratação de um serviço grátis, vamos a seguir mostrar detalhes, vantagens, desvantagens e perigos dos produtos oferecidos hoje em dia no mercado.

Descubra a seguir o que você precisa saber sobre Servidor VPS Brasil grátis.

Servidor VPS Grátis: como escolher um VPS Free entre as opções do mercado.

Parece óbvio que é necessário um cuidado especial na seleção de um Servidor VPS Grátis, pois não há como fornecer através de um serviço gratuito o mesmo nível de recursos que se oferece através de um serviço pago.

É esperado que exista algum tipo de limitação técnica, de tempo de utilização ou mesmo entraves para aprovação da contratação de VPS gratuitos. Portanto, fique atento aos atributos de cada um dos produtos que você pesquisar.

É comum que haja limitações nos sistemas operacionais e softwares oferecidos. Também podem ocorrer restrições operacionais como, por exemplo, um limite no número de servidores virtuais que você pode utilizar de uma vez.

Também não há progressão dos recursos utilizados. Ou seja, se você não usar 100% dos recursos em um mês, eles não são a cumulados para o próximo mês.

Além disso, é muito comum que serviços gratuitos tenham embutidos custos que não são facilmente observados e que só são realmente notados quando acontece a necessidade específica de algum recurso não listado na oferta inicial.

A seguir, vamos analisar as alternativas de VPS Grátis existentes no mercado.

AWS oferece VPS Amazon Grátis:

Não é necessário falar muito sobre a estrutura da AWS, pois a Amazon, com seu próprio tamanho e o fato de servir empresas como Airbnb, Spotify e Netflix, servem como garantia de robustez.

A AWS oferece o que ela chama de “Nível Gratuito” em que você pode testar e explorar os serviços gratuitamente. Estão disponíveis três tipos diferentes de ofertas: uma oferta sempre gratuita, um nível gratuito de 12 meses e testes de curto prazo.

As ofertas do nível sempre gratuito não expiram e você pode usar gratuitamente os serviços desde que os limites contratados não sejam excedidos, mas com a condição de que você já seja cliente AWS.

Por outro lado, nas ofertas gratuitas por 12 meses você pode utilizar o serviço até os limites contratados durante um ano a partir do momento em que você faz seu cadastro inicial na AWS. Ou seja, você deverá monitorar o uso dos recursos e ficar atento a alertas que você receba da AWS. Depois deste período você passa a pagar as taxas normais pelos serviços.

Quanto aos testes de curto prazo, dependendo do serviço contratado, eles podem ser feitos por um período específico ou até um período que não pode ser renovado.

No caso em que o uso dos recursos exceda os limites estabelecidos pelo nível gratuito, você deverá pagar taxas cujos valores são equivalentes aos do serviço padrão.

A lista de produtos disponíveis no Nível Gratuito é ampla e entre todos eles, podemos destacar ferramentas para as seguintes aplicações:

  • Análises
  • AR e VR
  • Armazenamento
  • Banco de Dados NoSQL
  • Computação
  • Computação de Usuário final
  • Dispositivos Móveis
  • Envolvimento de Clientes
  • Ferramentas do Desenvolvedor
  • Gerenciamento e Governança
  • Integração de Dispositivos
  • Internet das Coisas
  • Machine Learning
  • Plataforma Móvel
  • Produtividade Empresarial
  • Redes e Entrega de Conteúdo
  • Robótica
  • Segurança, Identidade e Conformidade
  • Serviços de Aplicativos
  • Serviços de Mídia
  • Serviços Móveis
  • Tecnologia de Jogos

Entre estas aplicações, podemos ressaltar algumas das mais relevantes:

Amazon DinamoDB: Segundo a AWS, é um banco de dados NoSQL com 25 GB de Armazenamento, suficiente para processar até 200 milhões de solicitações por mês.

Amazon Glacier: Armazenamento de dados de longo prazo, com capacidade de 10 GB de recuperação de armazenamento.

AWS Lambda: Serviço de computação que executa 1 milhão de solicitações gratuitas por mês e gerencia automaticamente os recursos computacionais.

Google Cloud é o VPS Google:

O GCP (Google Cloud Platform) é um serviço em nuvem oferecido pelo Google. Ele disponibiliza dois tipos de serviços grátis: um de avaliação gratuita, em que você recebe um crédito de USD 300,00 para uso em qualquer serviço da plataforma Google Cloud e outro chamado Sempre Gratuito.

A avaliação gratuita de 12 meses permite que você utilize qualquer produto do GCP. Embora não ocorra cobrança durante o período de avaliação, é necessário informar dados de cartão de crédito ou conta em um banco para verificação de identidade. A avaliação gratuita de 12 meses é destinada a usuários que nunca foram clientes

Se você, além de nunca ter sido cliente GCP, não se inscreveu para avaliações anteriores e nunca ativou sua conta através do console GCP, você está habilitado a fazer uma avaliação gratuita de 12 meses.

Terminado o período de avaliação, os recursos que você criou serão interrompidos. Eles poderão ser restaurados, desde que você faça upgrade em até trinta dias para uma conta paga.

Quanto ao Sempre Gratuito, é necessário que as seguintes condições sejam atendidas: você não pode ter um contrato personalizado ou tabela de preços com o Google e deve ter uma conta de faturamento com upgrade de gratuita para paga e com a situação regularizada.

Por contar com um sistema de gerenciamento específico, o Google Cloud exige um tempo razoável para seu conhecimento e configuração, tornando-se dessa forma uma alternativa para aqueles que tenham um bom conhecimento técnico ou sejam desenvolvedores.

A lista de produtos gratuitos fornecidos pelo Google Cloud é grande. Entre eles temos:

Google App Engine: Plataforma para criação de aplicativos e backends de dispositivos móveis. Você tem à disposição 5 GB de armazenamento, 28 instâncias/hora por dia e envio de 100 e-mails por dia.

Google Cloud Functions: Permite a criação de pequenas funções que respondem a eventos da cloud sem necessidade de intervenção do usuário, com dois milhões de chamadas por mês.

Google Cloud Firestore: Banco de dados NoSQL com 1 GB de armazenamento, 20 mil leituras, 20 mil gravações e 20 mil exclusões por dia.

Google BigQuerry: Armazenamento de dados de análise gerenciado com 1 TB de consultas por mês e 10 GB de armazenamento.

Conheça o Azure da Microsoft:

O Azure da Microsoft é a plataforma de cloud computing que mais cresce no mundo e, obviamente oferece um conjunto grande de serviços

Para quem abre uma conta no Microsoft Azure fica disponível o seguinte pacote de serviços: 12 meses grátis para os serviços mais populares, crédito de R$ 750,00 para serem gastos em 30 dias em serviços Azure e mais 25 serviços sempre gratuitos.

Terminado o período de 12 meses, você pode fazer o upgrade para conta paga, quando então o serviço passa a ser cobrado. Alguns desses produtos sempre gratuitos seguirão desta forma por 12 meses após este upgrade. Mas, depois desses 12 meses, passam a ser cobrados conforme uso.

Embora não seja feita nenhuma cobrança de pagamento no período de 12 meses após a assinatura, para fazer a inscrição são exigidos um número de telefone, um cartão de crédito ou débito e seu nome de usuário de uma conta Microsoft.

Veja a seguir alguns exemplos de serviços gratuitos oferecidos pelo Azure:

Gratuito por 1 ano: Máquinas virtuais Linux e Windows com capacidade de armazenamento de 64GBx2 e Bancos de Dados SQL 250 GB.

Azure DevOps: Ferramenta para desenvolvedores de até 5 usuários, para criação de aplicativos em qualquer linguagem

Active App Service: Você consegue criar até 10 aplicativos da web, dispositivos móveis ou API gratuitamente.

Azure Functions: Plataforma de computação sem servidor orientada a eventos com a capacidade de até 1 milhão de solicitações por mês.

Saiba se existe VPS Hostinger Grátis:

Embora a Hostinger tenha sido bastante conhecida por muitos anos no mercado por ter fornecido serviço de hospedagem grátis, sua estratégia foi alterada nos últimos tempos.

Ainda que ofereçam planos com preços muito baixos, não é mais possível obter serviços inteiramente grátis diretamente através do site da Hostinger. Para conseguir isso, é necessário acessar o site da 000webhost que, movido pela própria Hostinger, oferece serviços gratuitos de hospedagem, inclusive VPS grátis para sempre.

Para você escolher um bom VPS, veja um resumo dos VPS Grátis 2019:

Confira a seguir as modalidades de serviços grátis disponíveis e as principais empresas que os fornecem:

Ofertas VPS Grátis por 1 Ano:

  • AWS – Amazon Web Services
  • GCP – Google Cloud
  • Microsoft Azure

Ofertas VPS Teste 30 Dias:

As principais ofertas de VPS 30 dias grátis são as seguintes:

  • Amazon Lightsail
  • AccuWebhosting

Ofertas de VPS Gratuito:

Veja abaixo algumas empresas que oferecem servidores VPS completamente sem custo:

  • GigaRocket
  • X10 Hosting
  • VPSWALA (No plano VPSWALA VPS Starter Plan)
  • InstaFree

Quanto aos sistemas operacionais oferecidos, confira as opções:

VPS Gratis Linux:

No mercado existe disponibilidade de servidores VPS grátis Windows. Vamos ver a seguir alguns exemplos:

  • Microsoft Azure (Ver informações detalhadas neste artigo)
  • Amazon Lightsail (Oferece um mês grátis de teste VPS)
  • Baehost (Teste de 12 dias grátis)
  • VPS Server (7 dias grátis para teste do VPS. Oferece planos prontos para aplicações específicas)
  • UpCloud: (3 dias de teste grátis. Serviço voltado para profissionais da área)

Conclusão

Como pudemos ver, existem várias opções para se obter um serviço VPS grátis. Há vários tamanhos de empresas e diferentes configurações, recursos, modalidades e facilidades oferecidas, assim como alguns pontos de alerta, que se não forem analisados com atenção, podem resultar em um mau negócio.

É importante notar as possibilidades em relação aos períodos de gratuidade oferecidos.

Se você tem projetos de curto prazo ou que parece promissor, mas não sabe exatamente o que esperar de sua iniciativa, talvez seja aconselhável pensar em contratar um serviço de testes por períodos determinados ou mesmo os gratuitos sem limite de tempo.

Por outro lado, se você está pensando no médio e longo prazo e tem uma ideia mais bem definida, vale a pena tentar os testes de 1 ano. Embora os recursos não reflitam a realidade de um serviço pago, desta forma, você já terá testado com cuidado e tempo suficiente os recursos oferecidos e, se for o caso, estará pronto para fazer a opção de upgrade para um serviço pago.

Vale salientar ainda que não se deve esperar um nível de qualidade, liberdade de escolhas e desempenho do serviço gratuito que seja comparável aos dos serviços pagos. Portanto, vale sempre levar em consideração a verificação dos serviços e recursos oferecidos por um VPS grátis.

De qualquer maneira, se você está pensando em sair de uma hospedagem compartilhada em função dos problemas que ela acarreta, os servidores VPS grátis acabam sendo uma boa forma de conhecer suas características que vão superar em muito às da hospedagem compartilhada.

Por fim, ao analisar os atributos oferecidos por um serviço VPS grátis, lembre-se do velho ditado “quando a esmola é demais, o santo desconfia”.

Ou seja, fique muito atento ao que é oferecido e evite entrar em situações que as limitações do serviço impeçam que se consiga realizar o trabalho planejado ou que o “custo zero” eventualmente se transforme em uma obrigação de pagamento futuro.

 

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email