Home » Melhor Hospedagem de Site » Servidor VPS
Servidor VPS

Por que um Servidor VPS no Brasil pode ser sua melhor opção

A hospedagem é um item elemento vital para que sites e blogs tenham funcionamento adequado e que seus recursos estejam disponíveis sempre que forem acessados. De acordo com a necessidade específica de cada caso, a escolha do tipo de servidor de hospedagem deve ser feita com o maior cuidado.

Para sites e blogs de pequeno tráfego e que consomem poucos recursos, a melhor escolha é a hospedagem compartilhada, já que já que o compartilhamento não interferirá no desempenho e o custo é baixo. Nos casos de alto tráfego e necessidade intensiva de recursos, o recomendado são os servidores dedicados que permitem customização, têm melhor desempenho e maior capacidade de armazenamento de dados.

Mas, para aqueles casos em que se busca um equilíbrio entre custo, desempenho e disponibilidade de recursos, o mais adequado é um servidor VPS.

Embora na prática os servidores funcionem como uma hospedagem compartilhada, eles fornecem muito mais recursos. Seus dados e informações são armazenados na nuvem e têm a vantagem de serem compartilhados com menor número de usuários. A utilização de cada Servidor VPS é exclusiva para cada usuário e permite personalização de acordo com suas necessidades.

Fique conosco e veja a seguir o que realmente interessa. Veremos o que significa VPS, quais suas principais características, para quem ele é recomendado, suas vantagens e desvantagens e as opções para você escolher o melhor VPS no mercado.

Para que você possa escolher o melhor VPS Brasil, vamos conhecer o que é VPS e como ele funciona

Os servidores são máquinas responsáveis pela execução de funções vitais para que um site permaneça online. Além de permitir a conexão do seu computador com um site solicitado, os servidores armazenam informações e dados.

A diferença principal entre os três principais tipos de servidores está na forma como ele está disponível para seus clientes. Na hospedagem compartilhada um servidor tem seus recursos divididos entre todos os seus clientes. Seu custo é baixo, porém os recursos são limitados. Portanto, é recomendado para sites ou blogs com baixa movimentação.

Por outro lado, o servidor dedicado representa o oposto. É inteiramente dedicado a um cliente exclusivo e tem recursos amplos e variados. Neste caso, é recomendado para grandes sites com grande tráfego e alto consumo de recursos. Obviamente seu custo é mais alto.

Como alternativa a estes dois tipos, temos o Servidor VPS. Ou seja, é o tipo de solução que combina alguns pontos positivos da hospedagem compartilhada com outros da hospedagem dedicada.

Vamos ver a seguir as principais características de um Servidor VPS:

  • VPS é a sigla do nome original em inglês: Virtual Private Server (Servidor Virtual Privado).
  • Trabalha em ambiente virtual. Ou seja, a partir de uma máquina física criam-se várias “máquinas virtuais” que interagem de forma independente e executam diferentes funções e aplicações, compartilhando os recursos de uma única máquina física.
  • Cada uma das máquinas virtuais funciona como um servidor dedicado, de uso exclusivo de um cliente específico. Isso permite que você consiga personalizar seus recursos de acordo com sua necessidade.
  • É um sistema virtual individual. A capacidade total de um Servidor VPS é de uso exclusivo do cliente que a contratou.
  • Também é possível expandir seus recursos de armazenamento e processamento de acordo com a evolução de crescimento do site.
  • Tanto a customização quanto a expansão de recursos não interfere nas características e performance dos demais sites hospedados na mesma máquina principal.
  • Você pode contratar um dos três tipos de gerenciamento de um Servidor VPS no Brasil: VPS Gerenciado, Semi-Gerenciado e Não Gerenciado.
  • Se você não tem intimidade com o lado técnico ou simplesmente não quer ter o trabalho de gerenciar o servidor, recomenda-se um VPS Gerenciado. Todas as atualizações e alterações necessárias são automaticamente efetuadas pelo provedor do serviço. Possui um painel de controle robusto (cPanel ou Plesk).
  • Se você é um profissional da área ou conhece o assunto pode escolher entre servidores Semi-Gerenciados ou Não Gerenciados.
  • Resumindo: o Servidor VPS funciona como um servidor dedicado, mas em um ambiente compartilhado de forma personalizada.

Como escolher o Servidor VPS no Brasil?

Você encontrará diversas alternativas de provedores de hospedagem VPS barata no mercado.

Analise com cuidado todas as informações que mostramos até aqui sobre o que é servidor VPS. Compare com suas necessidades de recursos em relação ao servidor e sua disponibilidade de gastos para tomar a decisão adequada.
Leve em conta aspectos como:

  • Capacidade de armazenamento de dados
  • Eficiência de processamento
  • Volume e picos de tráfego
  • Disponibilidade para gerenciamento do site
  • Conhecimento técnico para gerenciamento do site
  • Nível de experiência técnica para administração do ambiente
  • Flexibilidade na administração do sistema
  • Estabilidade do sistema
  • Tipo de sistema operacional
  • Escalabilidade (capacidade de adaptar o sistema a flutuações de demanda sem perder desempenho)
  • Recursos que você necessitará para uma eventual migração

Quais as Vantagens da Hospedagem VPS?

Muitas das vantagens relativas à hospedagem VPS têm relação com o fato de ela funcionar como um servidor dedicado. Vamos ver as principais delas:

  • Segurança: a integridade dos dados e informações é garantida pelo isolamento e privacidade de cada VPS.
  • Liberdade de Controle: a operação de cada VPS é independente e permite que você instale recursos de acordo com suas necessidades específicas. É possível inserir, remover ou atualizar as configurações e aplicações, pois é permitido acesso root completo. Permite também a escolha do sistema operacional de sua preferência. Além disso, vários sites podem ser hospedados em um só VPS.
  • Performance: ao contrário da hospedagem compartilhada, ao contratar um Servidor VPS você terá previamente definida e garantida sua parte específica de memória, armazenamento, CPU e outros recursos. Isso quer dizer que o desempenho do sistema está garantido.
  • Estabilidade: a atividade de cada VPS é inteiramente independente dos outros. Falhas individuais de outros VPS do sistema não afetam o desempenho do seu próprio VPS.
  • Escalabilidade: permite a expansão dos recursos contratados sempre que haja necessidade em função de crescimento de solicitações do site. Por outro lado, permite também fazer downgrade de recursos, se necessário.

Afinal, quando falamos de VPS BR, existe VPS barato?

Dependendo do ponto de vista, a relação custo-benefício de uma hospedagem VPS pode ser bastante interessante. Se você procura algo acessível, saiba que o custo de um Servidor VPS é viável, pois é compartilhado entre vários clientes e ao mesmo tempo proporciona os recursos semelhantes aos de um servidor dedicado, cobrando um preço muito menor.

Após saber o que é Servidor VPS, vamos saber como escolher uma hospedagem VPS barata

Para que você faça a opção mais correta, leve em consideração dois pontos ao analisar um Servidor VPS: quais recursos são necessários para manter seu site 100% online e quanto você quer ou pode gastar para que seu projeto funcione de acordo com suas expectativas.

De maneira geral, podemos dizer que o VPS é uma excelente opção para os usuários que não são atendidos pelos recursos limitados de uma hospedagem compartilhada e que não têm um projeto de tamanho suficiente para arcar com o alto custo de um servidor dedicado.

Vamos detalhar algumas das características do usuário de VPS:

  • Usuários que buscam ter um ambiente isolado e necessitam mais recursos do que uma hospedagem compartilhada oferece
  • Usuários cuja estratégia digital é parte fundamental para o desempenho do seu negócio
  • Aqueles que necessitam de personalização para atender suas necessidades específicas
  • Usuários que precisam ter acesso privilegiado para gestão de seu site
  • Sites cujo tráfego está em crescimento e requerem mais recursos

Por outro lado, é importante destacar que o VPS pode ser uma boa opção para sites grandes e que têm picos de tráfego que estão em fase de transição para eventualmente necessitar de um servidor dedicado no futuro.

Leve também em consideração que os servidores VPS exigem um nível básico de conhecimento técnico sobre servidores e sua gestão.

Vamos analisar as diferenças entre VPS Linux Brasil e VPS Windows Brasil

As duas versões de sistemas operacionais estão disponíveis no mercado. Vamos detalhar a seguir alguns pontos para que você possa tomar a melhor decisão.

Em termos gerais, podemos dizer que as principais características do Linux são as seguintes:

  • Permite o funcionamento com várias aplicações
  • Tem código aberto
  • É gratuito
  • Exige mais conhecimento técnico para operação dos comandos
  • Usa o cPanel, painel de controle mais popular do mercado

Por sua vez, o VPS Windows apresenta os seguintes atributos:

  • É de fácil gerenciamento
  • Está limitado às funções permitidas pela Microsoft
  • Você pode até encontrar um VPS Windows barato, mas seu custo em geral é mais elevado que o do Linux
  • Não permite o uso do cPanel como painel de controle

Conclusão:

Se você procura um tipo de hospedagem que permita obter melhor desempenho, maior privacidade, maior estabilidade e custos bastante viáveis, um Servidor VPS pode ser sua escolha mais apropriada.

Através de um VPS, você consegue evitar os problemas causados por uma hospedagem compartilhada e pode desfrutar da privacidade e da liberdade na administração dos recursos muito semelhantes aos de um servidor dedicado. E também pode se preparar para voos mais altos que o crescimento do seu negócio digital pode trazer no futuro.

Pesquise e busque conhecer os detalhes dos planos dos provedores de hospedagem VPS brasileira existentes no mercado. Analise cuidadosamente as vantagens dos recursos oferecidos, suas eventuais limitações e os custos envolvidos. Desta forma, estará pronto para fazer sua melhor escolha dos melhores VPS.