Home » O Melhor site grátis de E-commerce para criar sua Loja Virtual » Prestashop

Tudo Sobre a Plataforma gratuita de e-commerce Prestashop

Dentre as várias opções de plataformas de comércio eletrônico sem custos, você se deparou com a Presta Shop. É um serviço que oferece uma estrutura completamente aberta a alterações, para você customizar a sua loja.

Como funcionalidades extras, a ferramenta disponibiliza para venda módulos e temas que podem ser bons add-ons para o seu site. Mas até onde a gratuidade vale a pena? Será essa a melhor opção para criar o seu negócio virtual?

Em uma rápida análise, entenderemos exatamente o que oferece e do que se trata esta plataforma. Depois, veremos os detalhes mais importantes do serviço, e para quem ele foi desenhado.

No fim, você terá a certeza sobre esta ser ou não a ferramenta de que você precisa.

Por que utilizar uma plataforma e-commerce grátis

Antes de introduzirmos a plataforma e avaliarmos se ela é boa e confiável, vamos focar nos benefícios de utilizar uma, seja ela qual for.

Primeiramente, um site online não passa a ser uma loja simplesmente porque possui produtos em exibição. É necessário haver um sistema que gerencie os produtos, os pedidos e os pagamentos que serão realizados.

Caso não haja, seria um site totalmente inseguro e não haveria qualquer chance de lucrar com ele. Para isso, existem as plataformas que oferecem estruturas prontas, programadas para funcionar como um site de e-commerce.

Dentre as opções gratuitas, temos o Prestashop, sobre o qual falaremos adiante.

O que é Prestashop?

O Prestashop é uma ferramenta dedicada a criar uma loja para você sem cobrar nada por isso. Você baixa e instala no seu serviço de hospedagem, e então começa a utilizar os recursos disponibilizados pela plataforma.

Por possuir código aberto, você pode modificar a estrutura da ferramenta a qualquer momento. Ao mesmo tempo, mesmo aquelas pessoas que nada entendem de programação podem customizar o próprio site.

Para não ter que pagar alguém especializado para realizar serviços de personalização, basta acessar a loja de módulos da fornecedora. São diversas opções de add-ons e plugins que adicionam funções à loja.

É fácil instalar no meu site?

Você só precisa acessar o site oficial e fazer download da última versão da plataforma. Se o seu serviço de hospedagem possuir os requisitos mínimos para instalação, a instalação pode ser simples.

No entanto, é necessário saber lidar com FTP e ter conhecimentos mínimos para adaptar as configurações do servidor. Isso poderia melhorar o desempenho do site e os serviços de hospedagem compartilhada podem não autorizar, sendo possível em VPS.

O usuário do serviço também pode instalar no próprio computador, somente para fins de teste. Ninguém poderá acessar o site, e é preciso ter conhecimento técnico para rodar a plataforma. Para testes, recomendamos visitar a demonstração do site.

O suporte da Prestashop Brasil funciona?

Nada de chat ou respostas por meio de tickets. O Prestashop é adaptado para usuários do Brasil, mas em troca do serviço gratuito eles não oferecem suporte. Nem mesmo para qualquer outro país.

A menos que seja um bug ou problema técnico do produto deles, não espere atendimento. Existe sim, uma comunidade com milhares de usuários da plataforma, tirando as dúvidas uns dos outros.

Sites muito avançados podem pagar por algumas poucas horas de suporte, que chegam a centenas de reais. Por isso, tenha isto em mente na hora de baixar e passar a utilizar este serviço.

A plataforma funciona no celular?

Como mencionado anteriormente, esta plataforma trabalha com módulos vendidos à parte. Dentre eles, você encontrará opções que customizam a loja para o celular e criam aplicativos, como os grandes varejistas possuem.

O preço é único, mas preparará a sua loja para um passo importante. Hoje em dia, todo negócio tem que estar presente em smartphones e tablets.

Se você estiver satisfeito(a) com a versão mobile da página na internet, pode ficar sem qualquer complemento. Para um aplicativo personalizado do seu negócio, será necessário desembolsar alguma quantia.

Para uma opção mais barata, com um período de teste grátis, você pode experimentar o Shopify. Clique aqui para saber mais.

Os módulos da plataforma de ecommerce grátis

Falamos deles indiretamente, mas será que são bons esses tais módulos?

São mais de 5.000 opções de soluções criadas pelos usuários e pela própria empresa criadora da ferramenta. É possível analisar a reputação e confiabilidade de qualquer um desses módulos, antes de efetuar a compra.

Além disso, a comunidade é muito ativa. Você poderá averiguar qual seria a melhor opção para o seu site em casos anteriores, ou fazendo perguntas você mesmo(a).

Um dos mais famosos é o módulo Correios Prestashop, que permite funções como entrega via PAC e Sedex, que são ideais para entregas no Brasil.

Prestashop é bom mesmo?

Com tantas opções de plataformas por aí, este serviço possui uma concorrência de peso com a qual ser comparado. Apesar de ser um pouco mais técnico que outras opções de código aberto, eles possuem uma demonstração que ensina a configurar o site.

Sempre será necessário algum conhecimento técnico, seja na instalação, na integração de módulos ou na mudança de configurações. Portanto, será necessário algum estudo ou a contratação de um webdesigner algumas vezes.

O ponto positivo nisso tudo é que é fácil customizar o site, deixá-lo com a cara que desejar e original comparado às lojas concorrentes. É possível tanto fazer quanto comprar temas prontos.

A ferramenta possui um bom gerenciamento dos produtos e avisa quando algo está necessitando ser estocado. Também, mesmo sem comprar módulos novos, você pode ainda acelerar as vendas com ofertas e descontos especiais.

E, para os brasileiros, há serviços de pagamento conhecidos, como o Mercado Pago, além de transferência bancária, por um valor um pouco salgado na lojinha.

Assim, apesar de você ganhar várias funcionalidades básicas das plataformas grátis, você precisará de algum conhecimento técnico e pagar a mais por recursos extras. Pode ser bom, dependendo da sua estratégia de negócio.

Vale a pena comprar os temas?

O fato de a plataforma ser totalmente customizável é ótimo para poder alterar o visual do site. Não só por uma questão estética, também importante, mas para ganhar destaque e posições em buscadores como o Google, que favorecem a originalidade.

Quem não tem conhecimento técnico e não deseja contratar um webdesigner pode optar pelos temas pagos. No entanto, eles não são baratos e, como é de se esperar, outras pessoas já os teriam comprado também.

Então, mesmo que esteja tudo bem gastar dinheiro com um layout novo, seria imprescindível realizar alterações do mesmo modo.

Para quem é o Presta Shop?

Após entendermos um pouco mais o que é e como funciona, podemos chegar ao público-alvo dos desenvolvedores desta plataforma.

Altamente customizável e com módulos pagos que precisam ser implementados, esta ferramenta precisa de conhecimento técnico. Designers e pessoas com um conhecimento razoável de programação podem criar lojas incríveis com ele.

Caso não seja o seu caso, não é recomendável escolhê-lo somente por ser gratuito. Há outras opções no mercado mais amigáveis aos que não possuem o conhecimento técnico.

Você pode ainda optar por uma opção mais fácil de utilizar, também com plugins extras. Trata-se do Woocommerce, com o qual você também precisará contratar um Host, mas que é de mais fácil instalação.

Nossas considerações finais

Entendemos que o Prestashop possui bons serviços e oferece uma criação rápida de uma loja com muitos recursos, para quem souber um pouco de programação.

Tanto a configuração da própria ferramenta quanto a integração de novos módulos exigem algum conhecimento. Também, quaisquer problemas não contarão com um suporte especializado, somente com a resolução pelos membros da comunidade.

Assim, caso programação não seja o seu forte, recomendamos que olhe outras plataformas. Nós temos um artigo sugerindo as melhores aqui.