Home » O Melhor site grátis de E-commerce para criar sua Loja Virtual » Open Cart Brasil

Criar lojas no Brasil para seus negócios com Opencart

Uma plataforma de código aberto oferece a chance de criar quantas lojas quiser, sem qualquer tipo de limites. São várias no mercado e, portanto, fica difícil definir qual é a que melhor se encaixa com um determinado perfil.

Leve e de rápido download, o Open Cart e seus módulos podem ser instalados rapidamente por quem tem conhecimento técnico. Mas será que é preciso realmente saber programar para usufruir do programa?

De modo a apresentar uma resposta para dúvidas e afirmar ou negar o que você pensa sobre a plataforma, nós criamos esta análise. Em poucas linhas, você será capaz de definir se esta é a ideal para você.

Análise da Open Cart como Plataforma

A plataforma internacional Open Cart está sendo utilizada por muitos brasileiros para criar uma loja online e vender produtos. Seja por meio de Dropshipping ou para venda de produtos próprios, o principal diferencial é a leveza do produto.

Totalmente gratuita e com código aberto, esta ferramenta permite alterações infinitas, que permitem a customização de um site. Existe ainda uma comunidade bastante ampla, de usuários que se ajudam e buscam auxílio.

Ao mesmo tempo em que o código aberto é uma vantagem, também pode ser um empecilho. Tudo depende da familiaridade do lojista com programação e noção básica de desenvolvimento para instalar a plataforma.

Caso este não seja o tipo de experiência que busca, você pode voltar à nossa lista dos melhores em termos de plataforma para e-commerce clicando aqui.

No mais, vamos passar então para uma análise do que este sistema pode oferecer.

Os recursos da plataforma Opencart

Diferentemente de plataformas com planos pagos, que limitam diversos pontos importantes, você possui liberdade e funções ilimitadas. Você pode colocar quantos produtos quiser, receber pedidos infinitos e colocar comentários para a reputação dos seus itens.

Tudo realmente não possui limite, mas funções adicionais podem exigir os módulos produzidos pela comunidade. São plugins para habilitar idiomas, novos meios de pagamento e outras coisas mais, uns grátis e outros pagos.

Os preços são razoáveis, caso você sinta a necessidade de expandir para algumas das funções oferecidas. Caso você esteja realmente procurando uma solução já completa, nós podemos recomendar o Shopify, sobre o qual você pode ler aqui.

Os meios de pagamento da plataforma

Caso você queira vender internacionalmente, o que é possível com esta plataforma, pode ser que não tenha maiores preocupações. No entanto, opções comuns no brasil como boleto e PagSeguro precisam de módulos específicos.

Assim, a menos que você queira limitar seus usuários e clientes a compras com produtos como Paypal, por exemplo, será necessário pagar por um add-on.

É normal que as plataformas gratuitas tenham módulos separados com um certo custo. Isto acontece também com o Woocommerce, mas ele é mais simples de instalar, bastando um clique no WordPress. Você pode ler mais sobre ele aqui.

A Open Cart Brasil é confiável?

Mesmo havendo diversos módulos que facilitam a vida das lojas brasileiras na internet, o Open Cart é uma plataforma estrangeira. O site está em inglês, e pode ser um pouco difícil para os que não entendem bem.

Para quem consegue superar esta questão, garantimos tranquilidade. Trata-se de uma das ferramentas mais utilizadas em todo o mundo para criação de lojas. Ninguém é obrigado a desembolsar qualquer centavo, e o seu site estará seguro.

Em tempo, existe uma versão em português que é projeto de brasileiros, chamada Opencartbrasil. Recomendamos cautela sempre que não estiver utilizando a versão oficial. Nós recomendamos somente o original.

Este criador de lojas é bom para quem?

Com recursos e funcionalidades quase infinitas, parece que qualquer loja poderia se beneficiar do uso desta plataforma. No entanto, como dito anteriormente, é necessário algum conhecimento técnico desde a instalação.

Este é um problema para algumas pessoas e uma característica de plataformas de código aberto. Quem não possui entendimento suficiente para realizar as alterações pode precisar gastar algum dinheiro com desenvolvedores,

Também é importante lembrar que é preciso um serviço de hospedagem, o que também gera um custo mensal ou anual. Nós recomendamos o Hostinger para sites pequenos, e você pode ver mais neste link.

Inclusive, este Host conta com um guia de instalação do Open Cart, eliminando o problema principal de quem não sabe programar.

Pessoas com conhecimento técnico razoável podem criar lojas incríveis com esta plataforma. Caso contrário, é interessante buscar soluções completas, normalmente pagas.

Opencart: download em português

Enquanto que a instalação demanda algum conhecimento, baixar pelo site é extremamente rápido. O mesmo se aplica aos módulos, que então serão enviados para o Host e integrados ao sistema.

Após baixar a instalação, você pode baixar a tradução e ter toda a plataforma em português. Você não paga nada por isso. Assim, caso não tenha um bom domínio do inglês, não perderá uma só funcionalidade disponível para você.

Quais lojas já instalaram e usam esta plataforma?

É sempre uma curiosidade das pessoas que se interessam pela ferramenta descobrir quais são as lojas que usam Opencart. Apesar da reputação da empresa, elas querem ter a certeza de que poderão desenvolver uma loja dentro das suas expectativas.

Clicando em “Showcase” no site oficial, você tem acesso a um catálogo de sites criados utilizando somente esta plataforma. Navegue por entre os temas e categorias, buscando aquele que mais se enquadra no que você espera.

E, uma vez satisfeito, entenda que você terá a opção de comprar um tema, pagar a um designer para desenvolver ou utilizar um padrão. A 1ª e 3ª opções são as menos recomendáveis. Quanto maior a originalidade, melhor para a marca.

Conclusão: vale a pena?

Não nos estendemos quanto aos recursos disponíveis pois há listas completas no site oficial e em toda a Web. O que você veio entender aqui é se esta plataforma se adequa a você.

Portanto, por curiosidade ou convicção, você chegou à conclusão e já sabe para quem o Open Cart é indicado. Você pode traduzi-lo sem custos e adicionar módulos que facilitarão o pagamento e a experiência do usuário com um pequeno custo adicional.

Se você possui aptidão para programação e consegue lidar ao menos com a instalação e a integração de módulos, então esta plataforma gratuita pode ser para você. Se não, há ainda a opção de seguir tutoriais na internet.

Exige algum aprendizado, mas você pode dar conta, especialmente se escolher um Host como o que indicamos, que oferece suporte para esta plataforma. No mais, você pode dar uma olhada no link que deixamos no texto para a nossa lista completa de opções.