Home » Dropshipping » AliExpress
Skärmavbild 2019-08-04 kl. 21.00.45

AliExpress é confiável? Descubra o dropshipping e como comprar!

Todos querem saber como comprar no AliExpress, por conta dos seus preços muito baixos. Descubra em nosso artigo quanto tempo leva para receber os produtos, se os itens são de qualidade e se você paga taxa para a Receita Federal.

Além disso, lhe explicaremos como saber se o AliExpress é confiável e se é seguro fazer compras no site. São milhares de produtos que você poderia comprar muito mais barato que no Brasil, então você não pode deixar de descobrir a verdade.

Em detalhes resumidos, tudo o que as grandes lojas caras do Brasil não querem que você descubra sobre o AliExpress. Por isso não perca tempo e leia com atenção, pois revelaremos todos os segredos e dicas para compras online no site chinês.

Vamos começar falando sobre como o que é o site e como realizar compras seguras e não correr qualquer risco. Comece a ler abaixo.

Compras no AliExpress – o AliExpress é seguro?

O AliExpress é famoso por um motivo: trata-se de uma das maiores lojas para comércio eletrônico do mundo. E o mais impressionante nisso é que conquistou a marca em menos de 10 anos, muito mais rápido do que seus concorrentes.

O fato de o site possuir produtos muito abaixo do preço faz com que as pessoas fiquem interessadas em como comprar pelo AliExpress. O site está todo em português, o que é uma vantagem, mas é preciso ter em mente que os produtos são enviados de longe.

Antes de se deixar levar pelo impulso, vamos analisar a confiabilidade da loja.

O site AliExpress é confiável de verdade?

O primeiro passo, antes de tudo, é garantir que para suas compras no AliExpress o site oficial seja sua porta de entrada. Não confie em URLs como AliExpress.com.br, entre sempre pelo endereço do site com .com somente.

Uma vez no site oficial, outro ponto de destaque para não cair em furadas é avaliar a reputação de quem vende o produto. Compradores que estão acostumados com plataformas como o Mercado Livre se sairão melhor nesta busca.

São vendedores comuns, pessoas querendo vender seus produtos por uma das maiores plataformas existentes. Por isso, veja se são bons vendedores e, principalmente, se quem comprou um produto similar ficou satisfeito com o que recebeu.

A reputação do AliExpress no Reclame Aqui

A nota do AliExpress no site de reclamações mais famoso do Brasil é extremamente baixa. De um total de 10, o site recebe somente 2.5 como nota.

É possível ver que o AliExpress respondeu aos clientes e que alguns ficaram satisfeitos com o atendimento, mas são de reclamações antigas. Nós conseguimos voltar a reclamações de 15 dias anteriores, com mais de 2 semanas de espera, sem qualquer retorno do site.

Será que ele abandonou este tipo de suporte? Ou o tempo de espera por uma resposta é demasiado longo? Ambas as hipóteses são pouco agradáveis para considerar que é confiável comprar no AliExpress.

A maioria das reclamações recaem sobre três itens muito recorrentes:

  • A demora (até mesmo mais de 3 meses) em receber o produto.
  • Recebimento de produto com defeito, sem resolução.
  • Pedido de reembolso não atendido

Existem também diversos relatos de brasileiros que receberam produtos, estava tudo em ordem e não ocorreu qualquer taxação. No entanto, há situações em que ocorre justamente o oposto. O grande aprendizado sobre isso é que se trata de uma jogada de sorte.

O produto que você busca está barato o suficiente para poder relevar possíveis problemas? Então você vai gostar de saber que temos dicas, para que os riscos sejam ainda mais diminuídos quando você for procurar coisas para comprar no AliExpress.

Porém, antes de chegarmos a elas, vamos entender direito como funcionam as vendas e compras por meio do AliExpress.

Como funcionam as compras no AliExpress Brasil?

Primeiro, é preciso entender que não se trata de uma única loja vendendo milhões de produtos. São vendedores conectados a você por meio do AliExpress. Por isso, quando perguntamos se o site AliExpress é confiável e seguro, a resposta tende a ser: Isso depende.

Há, claro, os riscos de taxação no Brasil, mas os demais relacionados à qualidade e ao transporte são ligados aos vendedores individuais. São pessoas ou pequenas lojas que enviam seus produtos desde lugares distantes, como países da Ásia, especialmente China.

Como os custos de mão-de-obra e frete são menores para os países asiáticos, os produtos conseguem chegar aqui por um preço muito menor. Entendeu, então, por que o preço é tão baixo que às vezes vale até mesmo a pena arriscar pagar taxas?

Basta escolher um produto que lhe interesse, olhar os detalhes e fazer uma compra. Inclusive, mais adiante, explicaremos como são feitos os pagamentos e se é seguro comprar no AliExpress com cartão de crédito.

A seguir, como prometido, as principais dicas para comprar no aliexpress sem ser passado a perna.

Dicas para uma boa experiência no AliExpress

Você quer adquirir um produto mais barato, no menor tempo possível e diminuindo os riscos de receber o que não queria ou mesmo nem receber. Por isso, é imprescindível seguir todos os passos que garantirão que nenhum vendedor consiga lhe enganar.

Preste bem atenção às nossas recomendações e não deixe de aplicar nunca, sempre preservando a segurança em vez do impulso.

#1 Olho nos vendedores

Como explicado, são milhares de pessoas vendendo por um único site. Há pessoas e lojas confiáveis, outras pouco ou nem um pouco dignos da mesma confiança.

E é possível separar essas pessoas?

Sim, e é bastante simples! O AliExpress facilita essa sua classificação, mostrando quantas estrelas um vendedor tem. Escolha os produtos não com base no preço, mas na oferta em que o vendedor possui muitos pedidos já realizados e uma boa reputação.

Se o seu vendedor escolhido possuir ainda uma medalha, melhor ainda! Esses são vendedores reconhecidos pela própria plataforma AliExpress como bons comerciantes. Comprar com eles é uma chance a mais de boa experiência.

#2 Atenção ao Feedback

Geralmente, ao escolher um vendedor com boas recomendações, o feedback também será bom. Por isso, não escolha vendedores com poucas vendas, pois isto não garante que o seu produto virá 100% em boas condições.

Há comentários nas páginas dos produtos. E o melhor: os compradores colocam fotos do que receberam, para que você possa ver em imagens reais o que é pedido. Sempre verifique!

Reclamações sobre demora são pouco úteis, porque a longa espera para receber é uma marca do AliExpress. No entanto, podem servir de parâmetro para você ter uma noção, comparando com outros brasileiros, de quanto tempo terá que esperar para receber suas compras no AliExpress.

#3 Atenção aos seus direitos

O AliExpress garante que você possa cancelar o seu pedido se o vendedor não o enviar em até 10 dias. A entrega já é demorada, então você não é obrigado(a) a esperar ainda mais pela boa vontade do vendedor.

Esta opção também elimina os riscos de ter comprado de quem não tem o produto em estoque de verdade. Se já passaram alguns dias, tente contatar o vendedor e ver o que está acontecendo.

Além do mais, você tem de 60-120 dias para abrir um processo contra o vendedor, caso suspeite que há algo de errado com a compra.

#4 Rastreamento dos pedidos

Existem diversos tipos de envio que você pode escolher para o produto que for comprado no AliExpress. O modelo de rastreamento varia sempre, mas sempre acompanhe até onde for possível a sua aquisição.

Assim, você terá uma melhor ideia de onde está o seu item. Caso ele fique parado em algum lugar ou seja preciso pagar uma taxa para retirar, você ficará sabendo sem ter que esperar um comunicado, que pode nunca chegar.

Frete nas Compras no AliExpress

Existem quatro tipos diferentes de modalidades de frete no AliExpress. O mais barato é a melhor opção, certo? Bem, depende. A seguir, vamos ver com calma quais são as vantagens e o que você tem a ganhar ou perder com cada opção.

  1. AliExpress Standard Shipping ou e-Pack: Compare os preços e veja qual das duas está com o melhor custo. Pode ser até mesmo grátis e você não é cobrado a taxa de R$15 dos Correios.
  2. China / Hong Kong / Sweden / Singapore Post: Tudo dependerá de onde você está comprando o seu produto. É preciso analisar caso a caso.
  3. EMS: Chance de tributação de 90% e custo maior, para um menor tempo de entrega.
  4. DHL / TNT / UPS: Bem rápido, você recebe em menos de duas semanas. Porém, são caras, incluem taxas e sua encomenda será tributada com toda a certeza.

Assim, a recomendação é ficar com o primeiro tipo, que pode ser gratuito ou custar pouco, e possui menores chances de tributação. Sim, você poderá esperar meses por sua mercadoria, mas com as taxas adicionais das outras modalidades você pode até mesmo pagar mais caro que no Brasil.

Formas de Pagamento do AliExpress

O AliExpress é seguro para pagamentos, porque conta com uma plataforma criptografada que garante que os seus dados não serão roubados. Então, mediante a escolha de um vendedor confiável, esta também não será uma de suas preocupações.

Existem muitas dúvidas a respeito desta questão, como se para comprar no aliexpress precisa de cartão internacional.

Preparada para receber brasileiros, a plataforma conta com os três tipos de meios de pagamento mais comuns no Brasil:

  • Transferência bancária
  • Cartões de crédito
  • Boleto bancário

Mas qual a opção mais vantajosa? Existem diversas teorias, como a que diz que, como comprar no aliexpress no boleto utiliza a cotação do dólar do dia, esta seria a melhor alternativa.

No entanto, no AliExpress boleto e cartão de crédito possuem diferentes vantagens:

  1. Boleto bancário: você paga só 0,38% de IOF, utiliza a cotação do dólar do dia e paga o dólar turismo (sempre mais caro).
  2. Cartão de crédito: você paga 6,38% (!) de IOF, utiliza a cotação do dólar no fechamento da fatura e utiliza o dólar comercial.

Assim, na maioria das vezes o benefício de uma é compensado pelo da outra e há pouca diferença entre os dois meios de compra.

Mas e se, independentemente do tipo de compra feita, você precisar de reembolso? A seguir, explicaremos como solicitar e receber o dinheiro de volta no AliExpress.

Pedir Reembolso no Ali Express Brasil

Primeiramente, se o seu problema é um atraso na entrega, talvez seja melhor recorrer primeiro aos Correios, uma vez que a responsabilidade é deles. Também, em caso de extravio, você deve contatar os Correios para receber um retorno e mesmo o reembolso.

Para realizar qualquer uma das duas ações, abra um PI no site dos Correios.

Mas, caso você esteja insatisfeito com o produto, você pode entrar em contato com a AliExpress e pedir o seu dinheiro de volta. Provavelmente, dependendo do valor do produto, será necessário postá-lo de volta nos Correios.

Já no caso do produto nem ter sido enviado, recomendamos voltar e ler os seus direitos. Você pode cancelar o pedido e receber o seu dinheiro de volta, como garantia do AliExpress.

PT AliExpress: Cupons de Desconto

Apesar dos produtos já serem baratos, é claro que todo mundo quer cupons de desconto do AliExpress para pagar ainda menos. Estes cupons existem e podem ser de até dois tipos:

  1. Fornecidos pelo site: são promoções em épocas especiais ou aleatórias, que te dão 10%, 15%, 30% ou mais em produtos selecionados. É preciso ficar de olho no seu e-mail ou no site para encontrá-los.
  2. Descontos dos lojistas: as pessoas estão competindo para vender para você produtos similares. Por isso, não é raro ver comerciantes do AliExpress vendendo produtos com um cupom especial para dar desconto.

Também, todos os consumidores ávidos por compras podem ficar ainda mais felizes com a notícia de que é possível ter brindes de graça no AliExpress. A seguir, vocês ficarão sabendo mais sobre isso.

Coisas Grátis no AliExpress

Sim, além dos preços baratos é possível obter benefícios como ganhar coisas grátis no AliExpress. Existem atualmente dois métodos diferentes e que funcionam para você receber brindes do site.

Vamos ver quais são eles?

  1. Trocando moedinhas
    Todos os dias você pode ganhar moedas no site. Entre sempre e você as receberá como recompensa. Além disso, você também pode cumprir missões dadas como tarefas diárias, que te fornecem algumas estrelas extras.
  2. Participando de sorteios
    Todo mundo adora sorteios, então por que não participar de alguns para ganhar produtos grátis? Existem muitas pessoas tentando, mas você pode participar de até dois sorteios por dia e isso aumenta e muito as suas chances de ganhar.

Com alguns meses de uso, você com certeza já terá garantido alguma coisa sem pagar nada por isso.

AliExpress Brasil: preço em Real muda?

Quem já visitou o site pelo menos uma vez e não tem muita familiaridade com como funciona o AliExpress pode ter notado algo. O preço em Real muda constantemente, para baixo e para cima, mas não é porque os vendedores corrigem os valores a todo o momento.

Como você já sabe, o site conta com vendedores estrangeiros, que estipulam o valor da mercadoria em moedas que não o Real. E, como sabemos, o valor do dólar, do euro e de outras moedas muda constantemente, todos os dias.

É por esta razão que o valor sempre varia. Um produto que custa USD 100 com o dólar a R$3,50 aparecerá como R$350,00 para você. No entanto, caso o câmbio varie para R$3,66, você terá que pagar R$366,00 pelo mesmo produto.

Claramente, o melhor momento para ir às compras é com o câmbio mais baixo, mas é impossível prever o que acontecerá nesse mercado.

Os produtos chineses são bons?

Não são só produtos chineses que podem ser comprados no AliExpress. No entanto, são os mais conhecidos e possuem uma certa má reputação aqui no Brasil. Não por acaso, muitos têm medo e consideram os produtos chineses como falsificados.

Existem sim, réplicas de produtos famosos, que por não serem da marca original são vendidos a custos muito mais baixos. Porém, há duas coisas que devemos considerar.

A primeira é que, nos últimos anos, a China tem fabricado produtos de muito maior qualidade que há mais de uma década atrás. Assim, você pode ter algo durável mesmo que tenha pagado barato e vindo de lá.

A segunda coisa a ser considerada é que, dependendo do tipo de produto que você quer comprar, uma réplica não significa qualidade inferior. Há vendedores e fabricantes confiáveis de produtos bons, por isso é bom ler sobre a reputação de todos.

Mas então, o que comprar no AliExpress?

Você considerou tudo o que analisamos até agora. A confiabilidade, a qualidade e os direitos para quem compra no AliExpress são coisas que você aceita e decidiu que comprará algo no site. Agora a dúvida é: o que encomendar?

Primeiramente, aqueles que já consideravam um produto em específico só precisam seguir nossas dicas para não cair numa fria. Já os que gostam mesmo é de consumir e querem aproveitar os baixos preços podem seguir nossas recomendações.

  1. Produtos eletrônicos – ótima pedida para brasileiros, que pagam uma taxa altíssima em produtos similares no Brasil. Há marcas boas chinesas, que são de qualidade e custam até metade do valor.
  2. Brinquedos e bonecos – de figuras de ação a miniaturas, também existem boas artes vendidas a preço baixo, vindos de uma região onde a cultura POP é muito apreciada.
  3. Vestuário – há diversas roupas com material de qualidade e seguindo a última moda por preços muito mais baixos do que no Brasil.

Essas são apenas algumas recomendações, pois são as opções mais em conta e com as melhores opções do site. São também as mais populares, e não sem motivo. A seguir, chegaremos a uma conclusão sobre o AliExpress e vamos falar sobre fazer dinheiro com o site.

Por fim, comprar no AliExpress é seguro?

Os produtos vendidos no AliExpress podem ser checados quanto à qualidade nas páginas de vendas. Cada vendedor também pode ter sua reputação avaliada por meio do feedback de outros compradores.

Além disso, a demora é algo que deve ser esperado para qualquer coisa comprada no site. As opções de transporte que levam mais tempo são as que também possuem menor risco de tarifação na entrada no Brasil.

Os meios de pagamento são de fácil acesso a qualquer brasileiro e possuem criptografia para que seus dados não sejam roubados.

Então sim, suas aquisições feitas no AliExpress são seguras e você receberá os produtos, mesmo que com demora, contanto que siga as nossas dicas para não cair em falsas promessas. Certificamos que, estruturalmente, o AliExpress é confiável e seguro.

Como lucrar com os produtos do AliExpress dropshipping

Agora, você sabia que pode fazer um bom dinheiro vendendo produtos do AliExpress?

Trata-se do AliDropship, um programa que oferece vantagens de Dropshipping para qualquer usuário.

Para quem não sabe, em poucas palavras o Dropshipping é um método de vendas na internet em que você vende produtos de outras pessoas ou lojas. Toda a questão logística é realizada pelo fabricante ou fornecedor, e você simplesmente faz as vendas.

Inclusive, temos uma Lista de Fornecedores de Dropshipping completa para quem quiser ver outros sites, além do AliExpress, com os quais é possível lucrar. Separamos os melhores para você começar o seu negócio.

E, antes de voltar ao assunto, também recomendamos que empreendedores digitais do Dropship chequem o Shopify. Temos uma análise completa que você pode checar aqui, ou checar os melhores preços também aqui.

Voltando ao programa do AliExpress, você consegue aderir com um pagamento único que permite um plug-in ligado ao WordPress. A outra opção é obter uma solução personalizada para o seu site por um valor bem maior.

Ficou interessado(a) em utilizar a AliExpress para vendas? Então vamos lhe apresentar todas as informações de que você precisa sobre o AliDropShipping. Descubra tudo sobre os melhores produtos, as promoções e fornecedores. Aprenda mais neste link aqui.

Claro que é preciso obter um domínio, que será o nome da sua loja virtual, e um plano de hospedagem para colocar todo o seu site. Com isso e o plug-in, você já pode puxar automaticamente os produtos que quiser, colocar os preços e começar a vender.

Há muito mais incluído neste tipo de negócio, como estratégias de marketing. Mas, em essência, se você busca fazer dinheiro vendendo produtos como o AliExpress, você já tem por onde começar.

Vantagens e Desvantagens de Vender AliExpress: Como funciona?

Após adquirir o plug-in, você pode instalar e começar a utilizar as funções disponibilizadas para vendedores. Mas, é claro, há tanto vantagens como desvantagens em tirar lucro deste tipo de comércio.

Dentre as principais vantagens, podemos contar:

  • Importação de produtos e comentários de compradores.
  • Customização do visual do seu site.
  • Possibilidade de marketing via e-mail.
  • Criação de cupons de desconto.
  • Definição de preços.
  • Suporte grátis.
  • Estatísticas e análise de vendas.
  • Quantos produtos você quiser.

Nem tudo são flores e, ao optar pelo uso do AliExpress, você tem que estar disposto(a) a:

  • Enfrentar as dificuldades de se vencer a concorrência no Dropshipping.
  • É utilizado somente com WordPress e WooCommerce (Alidropship Woo)
  • Não há tantas opções de customização.
  • Alguns elementos adicionais são pagos.
  • Só compatível com o Google Chrome para importação rápida.

Para chegar a uma conclusão, não compare pelo número, mas pelo peso de cada vantagem e desvantagem no modelo de negócios que você quer criar. Se você acabou de descobrir sobre isso e ainda não tem ideia do que fazer, sugerimos ler nossos outros artigos.

Conclusão: Que tal AliExpress para Compras e Vendas?

Como vimos, o AliExpress é seguro, enquanto que a confiabilidade depende somente da sua capacidade de analisar o quão confiável é um vendedor. Seguindo as nossas dicas, você receberá seus produtos em casa.

Além disso, os baixos preços são compensados negativamente pela demora em chegar. No entanto, é quase garantido que uma boa compra chegue em sua casa.

Já para vendas, existem diversos sites competindo para vender produtos que são enviados diretamente do AliExpress, como se fossem deles. Você pode entrar nessa, estando ciente das vantagens e desvantagens que citamos.

Os custos iniciais são razoáveis, mas consideráveis para quem não tiver qualquer ideia do que estiver fazendo. Não se engane: haverá custos com publicidade e muito tempo e esforço gasto para conseguir bons lucros.

Essas foram as duas conclusões possíveis com nossa análise do AliExpress. Obrigado por ler!