Home » Como Criar um Site » Joomla
Joomla

Joomla Brasil: O que é & Quais são seus Benefícios?

Iremos apresentar, neste artigo, um dos Content Management System mais populares da atualidade, o Joomla!

Caso você não esteja familiarizado com o termo, um Sistema de Gerenciamento de Conteúdo – como é conhecido em português – é uma plataforma que lhe oferece a oportunidade de criar, publicar e gerenciar conteúdo online.

Criado em 2005 pelo grupo de desenvolvedores OSM, o Joomla foi desenvolvido em PHP e com uma base de dados MySQL – proporcionando agilidade na construção de sites com um design flexível e baixo investimento.

E o melhor: o Joomla é um sistema livre; ou seja, totalmente gratuito. Em sua trajetória no mercado, inclusive, a plataforma já receber uma série de prêmios, a exemplo do Linux Awards de “melhor projeto de software livre” e o prêmio “Best Free CMS”.

Esperamos que nosso artigo seja útil para que você possa conhecer essa plataforma e, quem sabe, vir a utilizar dela para criar e publicar conteúdo online. Iniciaremos, então, explicando o que é a Joomla e expondo algumas das suas principais características.

O que é Joomla?

Conforme citamos anteriormente, o Joomla! é um sistema livre open source de gerenciamento de conteúdo na internet. Antes de aprofundar nossa análise na plataforma em si, no entanto, é preciso realizar um pequeno parêntese para explicar o que seria um sistema open source.

Isso, na verdade, não é uma tarefa difícil, basta que pensamos na tradução do termo para o português e descobriremos que um sistema open source nada mais é que modelo de desenvolvimento que possui seu código aberto; ou seja, que permite que sejam realizadas alterações de acordo com as necessidades que você possuir.

Com o Joomla, portanto, é possível não apenas criar, publicar e gerenciar o conteúdo que você produz online, mas também realizar todas as adaptações necessárias em seu site de modo que ele se encontre alinhado ao seu público alvo.

Diante disso, a versatilidade se torna uma das principais características desta plataforma, que permite a criação e desenvolvimento dos mais diversos tipos de sites e conteúdo, a saber: sites corporativos ou portais, sites para seu pequeno negócio, sites de notícias, blogs pessoas, loja online, fóruns online, dentre outros.

O ponto principal aqui é, talvez, o fato de que você não precisa ser um grande desenvolvedor para criar e colocar seu site online. Basta instalar o aplicativo e, a partir do momento em que você tem acesso ao painel administrativo do site, iniciar o processo de gerenciamento seguindo uma série de passos simples e intuitivos – a exemplo da escolha do template e demais extensões a serem adicionadas a sua página.

Em poucos cliques, você poderá ter seu site ou blog online e pronto para receber o conteúdo que você deseja expor ao mundo.

Joomla Templates: criando um site que é a sua cara!

O designer é, sem sombra de dúvidas, um elemento determinante para o sucesso de sua página na internet – seja ela um site de negócio ou um simples blog pessoal. A maneira como seu site é construído e apresentado ao público, afinal, é responsável pelas primeiras impressões de seu leitor e, também, pelo interesse deste (ou não) pelo que lhe está sendo direcionado. Logo, o designer de um site é um elemento que não pode ser negligenciado de maneira alguma.

É necessário, inclusive, ir muito além da escolha de uma paleta de cores adequada ou uma arte atrativa. O planejamento do layout de maneira geral é indispensável. Uma loja virtual, por exemplo, dificilmente irá atrair novos clientes sem um designer planejado para seu público.

Por outro lado, um elemento ainda mais importante é a construção da página em si. É necessário que seu cliente navegue com facilidade por todo o site e consiga finalizar sua compra de maneira simples e rápida. Desse modo, além de um designer interessante, é necessário, ainda, uma página interativa, que permita a navegabilidade de maneira simples e prática.

O Joomla parece estar atento a essas questões, disponibilizando aos seus usuários uma quantidade interessante de modelos e templates com aplicabilidades pré-definidas, dentre as quais é possível citar: espaço para comentários, fóruns, formulário de contato, galeria de fotos, etc. Assim, é possível que você construa o site que você deseja e que possua as ferramentas que você precisa, tudo isso, é claro, alinhado com o público alvo que você deseja atingir.

Conforme já mencionado, outro elemento importante é que estamos lidando com um sistema que possui seu código aberto, de modo que é possível realizar todas as adequações necessárias para o seu site possua a sua cara. E, caso os templates disponibilizados pela Joomla não sejam os ideais para você, é possível encontrar facilmente uma enorme quantidade templates disponibilizados gratuitamente na internet. Basta pesquisar e instalar de maneira fácil e gratuita.

O que há de melhor na plataforma Joomla?

  • É gratuita: Você pode criar, gerenciar e publicar seu conteúdo na internet sem pagar nada.
  • Open Source: O Joomla possui seu código aberto, de modo que você pode realizar as alterações que achar necessárias sem grandes problemas.
  • E-Commerce: O Joomla é uma ótima opção para lojas online.
  • Fácil e interativo: Você não precisa ser um desenvolvedor para criar seu site no Joomla. Todo o processo pode ser realizado de maneira simples.

Como foi possível perceber, não é necessário que você seja um grande desenvolver para que possa produzir, publicar e gerenciar conteúdo na internet.

Em nosso artigo, buscamos evidenciar exatamente isso: que a Joomla oferece os meios necessário para que você construa seu site de maneira fácil e interativa e passa a dialogar diretamente com o público que você deseja atingir.

Isso não quer dizer, é claro, que você, desenvolvedor, também não possua espaço aqui. Sendo um sistema com o código aberto, a Joomla oferece as ferramentas necessárias ao seu trabalho, permitindo a construção de seu projeto da maneira como achar mais adequada.

Esperamos, por fim, que nosso artigo tenha sido útil e, principalmente, tenha lhe apresentado essa que é uma das principais plataformas de gerenciamento de conteúdo disponíveis na atualidade.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Dias
Horas
Minutos
Segundos

Oferta por tempo limitado!