Home » Blog » Blogger ow WordPress
eval

Qual o Melhor Para Sites: Blogger ou WordPress

Você decidiu começar a ter um blog, ou ao menos criar um novo, e está em dúvidas de qual plataforma utilizar. Pode ser também que você opte por um site, mas que quer considerar a possibilidade de um blog e, por isto, ainda não sabe o que escolher.

Enquanto que o Blogger é limitado a blogs e possui seus próprios benefícios, o WordPress é uma ferramenta completa para criação de sites de todos os tipos. Ambos possuem vantagens e desvantagens, que influenciam as pessoas de formas diferentes.

Felizmente, você está agora em um artigo completo com uma análise comparativa entre as duas plataformas. Ao fim, será possível enfim distinguir qual é a ideal para o tipo de negócio ou ideia de blog que você tem.

Fique conosco e aproveite para seguir as nossas dicas.

A escolha entre WordPress ou Blogger

A melhor maneira de iniciar o embate é ter uma perspectiva geral de cada plataforma, de maneira separada, antes de compará-las. Dessa forma, evitamos que você já comece a ler com dúvidas.

No próximo parágrafo, introduziremos o WordPress e, então, passaremos para o Blogger, antes de comparar os dois. Neste último momento, é quando veremos as vantagens e desvantagens. Logo em seguida, você receberá dicas extras para o que está tentando montar.

Tudo sobre criar um blog WordPress

O WordPress é um sistema de gerenciamento com um painel completo que se adequa tão bem a blogs como a sites de todos os tipos. É possível ter desde um blog pessoal a uma loja virtual, simplesmente mudando a estrutura da página e alterando configurações.

É importante destacar que se trata de uma plataforma totalmente grátis, mas que deve ser instalada onde quer que você vá querer hospedar a sua página. Por esta razão, recomendamos buscar um bom host para o blog.

Para blogs pequenos, nós recomendamos o Hostinger. Você pode saber mais sobre ele clicando aqui.

Com um host preparado, a instalação e todas as atualizações seguintes do WordPress são feitos com bastante rapidez. Uma vez instalado, você pode adicionar e alterar páginas, posts, usuários com acesso ao painel e muito mais.

Além disso, o ponto de maior destaque são os plugins. São módulos criados por usuários e empresas, uns gratuitos e outros pagos, para adicionar funcionalidades ao seu site.

Há tanto para cobrir sobre o WordPress que temos um artigo completo sobre ele aqui. No momento, já deu para você entender do que se trata. Por isso, passaremos para a próxima plataforma.

Do outro lado, o Blogger

Criar um blogspot, que é como também é conhecida a plataforma, é outra solução muito famosa entre os blogueiros. A simplicidade é o que mais atrai novos usuários, sendo necessário somente registrar uma conta para começar.

Trata-se de uma plataforma também gratuita, mas que é limitada a blogs. Basicamente, todas as funcionalidades que pertencem a um blog podem ser acessadas por meio do painel da plataforma.

Então páginas, posts, arquivos e comentários são figurinhas carimbadas na interface do usuário que utiliza a plataforma.

Caso o seu interesse ainda esteja em saber mais especificamente sobre o Blogger, indicamos que leia o nosso artigo completo.

Blogspot ou WordPress: Vantagens de cada opção

Seguindo a ordem pré-definida no artigo, vamos iniciar destacando quais são as vantagens de se criar um blog de graça no WordPress.

As vantagens do WordPress

Primeiramente, boa parte dos hosts que integram o WordPress fazem a instalação para você logo após a inscrição. Por isso, a instalação ser oferecida gratuitamente por muitos hosts é uma vantagem deste sistema.

Em paralelo, gostaríamos que você desse uma olhada e aprendesse mais sobre o Webnode aqui. Trata-se de um host no qual você tem a funcionalidade de clicar e arrastar, o que facilita a gestão da sua página.

Também, é uma plataforma de fácil utilização e não é difícil se encontrar, especialmente para criação de uma página blog.

Porém, o ponto de maior destaque está, com toda a certeza, na sua customização. O WordPress permite que absolutamente tudo seja feito para personalizar o seu site. Não só o tema, mas as funcionalidades também.

Para isso, o sistema conta com uma biblioteca com milhares de plugins para deixar o seu blog muito mais interativo ou interessante. Dentre as opções, há até mesmo aquelas voltadas para a monetização de blogs.

Em resumo:

  • Instalação rápida via seu host.
  • Fácil de utilizar.
  • Customização sem paralelos.
  • Milhares de plugins.

As vantagens do Blogspot

O maior destaque fica por conta da criação bastante rápida. Como o serviço já oferece a hospedagem, não é preciso nada além de fornecer alguns dados e começar a instalar o blog.

Todo o resto, da administração do blog a entender como a ferramenta funciona, é bastante intuitivo, o que faz esta uma das principais plataformas no Brasil.

Como mencionado, você não precisa contratar um serviço de hospedagem, nem já ter um domínio, nada disso. Você pode criar um blog do zero, com o nome registrado com o .blogspot.com.

Ainda é possível personalizar o blog, mas com certos limites.

Em resumo, as vantagens de se criar um blogspot são:

  • Criação rápida de um blog.
  • Nenhum custo.
  • Sem necessidade de host ou domínio.
  • Personalização possível

Quando o blogspot não é uma boa ideia?

Enquanto o WordPress é bastante flexível, o Blogspot é realmente uma opção voltada somente para blogs. Assim, se a ideia for qualquer outro tipo de página web, esta não é uma escolha. É o caso, por exemplo, de se montar:

  • Uma loja virtual
  • Um portfólio
  • Um site de jogos

Enfim, basicamente qualquer tipo de site que não um blog. Mas, se você já tem certeza de que é isso que você quer, então pode prosseguir com a leitura da nossa análise.

Então, qual a melhor plataforma para blog?

Você leu as vantagens de cada uma, mas ainda está se perguntando qual a melhor plataforma para criar um blog hoje. Trata-se de uma decisão realmente difícil, pois cada um possui particularidades interessantes.

É preciso que olhemos atentamente para os momentos em que cada uma falha, de modo a encontrar a sua situação e a escolha ideal.

  1. Grau de personalização
    Enquanto que o WordPress permite que você altere absolutamente qualquer coisa em seu blog, o Blogger possui limitações a este respeito. É uma plataforma que facilita o início e algumas modificações, mas não a reestruturação total do blog.
  2. Custos
    O Blogger/Blogspot é absolutamente grátis, sem qualquer tipo de custo envolvido, pois o sistema oferece a hospedagem do site. O máximo de custo é na aquisição, por fora, de um domínio registrado, como um nome .com.br.
  3. Facilidade de instalação e uso
    O Blogspot permite que você comece e até mesmo termine de criar o blog em questão de minutos. Já o WordPress exige uma instalação e maiores configurações, a menos que o seu Host ofereça um serviço para lidar com isso.
  4. Crescimento
    Todo mundo quer chegar a algum lugar, e isso é mais fácil com a liberdade oferecida pelo WordPress. O Blogger possui certa limitação, e todos os seus dados e arquivos ficam sob custódia da Google, o que não é interessante.

    Neste rápido embate entre ser melhor o WordPress ou Blogspot, podemos chegar a uma conclusão. Conforme as facilidades disponibilizadas hoje por serviços de hospedagem, a menos que você queira custo absolutamente zero, WordPress funciona melhor.

    Caso a mensalidade, mesmo do Host mais barato, não seja o que você quer – o que também limitará possíveis ganhos e receita – opte pelo Blogspot.

Quero mudar, e agora?

Algumas pessoas que já possuem um blogspot podem descobrir só agora que poderiam estar utilizando uma alternativa melhor. É o caso de quem quer saber como migrar do Blogger para WordPress.

Felizmente, o processo é bastante simples de se seguir. Primeiro, é preciso logar ao Blogger sem ter deletado nada da sua conta. Você precisa de tudo lá para poder passar para o WordPress.

Você só precisa ir à seção Outros dentro das Configurações, e fazer um backup por download do arquivo .xml. Pronto! Acesse o seu WordPress já instalado, vá na parte de Importações das Ferramentas e mande instalar o importador para o Blogger.

A outra parte de migrar Blogger para WordPress envolve redirecionar suas páginas. Afinal, você quer que seus visitantes antigos continuem caindo em sua página atual, e também não quer perder as visitas orgânicas.

Redirecionando as páginas do blog

O método mais fácil de fazer isto é por meio de um plugin do WordPress – é nessa hora que já se nota a superioridade desses módulos adicionais. Basta buscar por Blogger na biblioteca e baixar o redirecionador, chamado Blogger to WordPress redirection.

O plugin vai para as ferramentas, onde você manda iniciar a configuração e gera um código que precisa ser inserido no Blogger. Por isso é importante que você não apague, por enquanto, a sua conta lá.

Acesse os temas, reverta para os modelos clássicos e cole o código que você copiou na parte de HTML do seu blog. Legal, não é?

O processo é simples, e assim você evita perder visitantes.

Criar um blog no Blogspot vale a pena?

Há pessoas que preferem a plataforma do Blogger, ou estão acostumadas com ele, ou simplesmente não querem pagar um host. Para essas pessoas sim, pode valer a pena ter um blog nesse sistema.

A questão é que: a gratuidade tem um preço. Existem limitações, e por mais que um blog tenda a ser mais leve que uma página, o uso de recursos dependerá do volume de visitas que ele receber.

Se você mesmo assim optar pelo Blogger como o melhor site para criar um blog, pode ter que migrar depois. Existem bons sites de hospedagem por um preço baixo, então tenha isso em mente quando decidir.

Como é para criar com o WordPress?

Em vista do que foi analisado, você já decidiu qual o melhor site para criar um blog. Não há muito mais o que dizer sobre a criação no Blogger. O processo é tão simples que basta entrar no site e se cadastrar.

Existem coisas que exigem um pouco mais de instrução, como criar blog no WordPress, por não ser algo tão intuitivo.

Inclusive, caso queira um guia rápido e geral sobre a criação de sites, temos um preparado para te ensinar a criar qualquer tipo de website aqui.

No caso específico desta plataforma, você pode ter que decidir em um primeiro momento acessar o wordpress.com ou o wordpress.org. Sempre vá na segunda opção, que é a nossa recomendação oficial.

Você pode baixar lá todos os arquivos de última data e enviar para o seu Host por meio de FTP. Assim, você só terá que entrar na página de instalação, configurar e eliminar os arquivos que permitem este tipo de acesso restrito.

A partir daí, a plataforma já estaria instalada. É simples, mas exige algum conhecimento – facilmente adquirível por tutoriais como este – e você pode pular esta etapa escolhendo um host com instalação WordPress incluída.

Você aprendeu como criar um blog do zero de maneira bem resumida, tanto para Blogger quanto para o WordPress. Também, viu as vantagens e desvantagens de cada um.

Agora, que tal pensar nas maneiras de levar esse blog ao próximo nível? Vamos compará-los em termos de layout.

Visual no Blog WordPress e no Blogger

Na plataforma do Blogger, você tem acesso a milhares de temas, tanto pagos como gratuitos. Existem diversos sites especializados que criaram e ainda criam novos modelos que podem lhe interessar.

São temas interessantes, com um bom layout e dos mais variados nichos, para se adequar a todo tipo de blog. Você ainda pode alterar o HTML e o CSS para deixá-lo mais original, sem parecer com outros blogs.

Mesmo se você estiver evitando gastar qualquer centavo, busque alterar o visual do site, seja qual for o tema. Mesmo os melhores blogs gratuitos buscam originalidade, para se destacar entre os outros.
Mas e no WordPress?

Em termos de quantidade e variedade, o WordPress supera e muito o que é disponibilizado pelo Blogger. São dezenas de milhares de temas, tanto na loja original quanto em outros sites especializados.

Além disso, como mencionado anteriormente, o WordPress não deixa a desejar em matéria de edição, permitindo total liberdade ao editor. Seja você ou alguém contratado para fazê-lo, editar um tema não será um problema.

Compatibilidade com SEO

Um blog estar otimizado para os motores de busca é essencial para que pessoas o encontrem utilizando o Google, por exemplo. Como as duas plataformas se saem neste quesito?

Apesar de pertencer à própria Google, o Blogger não é exatamente ideal neste aspecto. Algumas configurações estão presentes, é possível instalar URLs amigáveis e até mesmo criar um sitemap, mas ainda possui falhar na estruturação das postagens.

Já o WordPress permite total customização no sentido SEO. Além disso, possui plugins que ajudam criadores de posts a otimizarem suas postagens com base em notas, até atingir o nível máximo de otimização.

As duas plataformas são confiáveis e seguras?

O WordPress é altamente renomado em termos de criação de sites e blogs, nunca tendo havido qualquer dúvida quanto à sua confiabilidade. O Blogger é da própria Google, o que dispensa introduções.

Em termos de plataforma, não há riscos em utilizar qualquer uma das duas. No entanto, é preciso ter atenção a dois aspectos quando se trata do WordPress:

  1. Os plugins. Quando você instala plugins, está instalando códigos criados por outra pessoa. Pode haver falhas, que por sua vez podem ser exploradas por hackers, então tome cuidado.
  2. O seu servidor. A plataforma é segura, mas a segurança depende também do Host onde está o seu site. No caso do Blogger, ele é o próprio servidor, e esta preocupação não está presente.

Assim, dentro dos limites das plataformas, ambas são confiáveis para se usar.

E caso dê algo errado?

Como soluções gratuitas, nenhuma das opções oferece suporte técnico. Por outro lado, a comunidade usuária das plataformas é tão grande, que muitas das dúvidas já foram sanadas e possuem respostas na internet.

Ao mesmo tempo, é possível encontrar ajuda ainda hoje, utilizando fóruns e outros meios. No caso do WordPress, ainda é possível que o Host ofereça ajuda ligada a problemas com a plataforma ou seu entendimento. Verifique isso antes de contratar seu serviço.

Conclusão: Vai de WordPress ou Cria no Blogspot?

Pela análise, você pode decidir se o seu blog ou sua rede de blogs será criada com uma ferramenta ou com a outra. Não existe uma escolha absoluta, embora uma dentre as duas dificilmente não se adeque a todos os casos.

É o WordPress, a solução mais aberta e que mais tem a oferecer dentre as duas.

O único ponto em que ambas as plataformas não se equiparam ou o WordPress não supera é em relação aos custos. No Blogger 100% de gratuidade é possível, mas não no caso do WP, que exige um Host.

Além disso, há ainda a possibilidade de o servidor não oferecer qualquer suporte para sua instalação, o que é um esforço a mais. Existem tutoriais e guias na internet, mas pode ser um trabalho extra desnecessário para quem quiser um blog simples.

Já se a intenção for um blog que deverá crescer muito, ou ser monetizado, ou mesmo se você decidiu que prefere fazer um site, vá de WordPress.

Caso queira ver mais opções de plataformas para criar um blog gratuito, você pode ler mais sobre isso aqui.

Com isso, encerramos a análise. Você já sabe como fazer um blog no WordPress e até no Blogger e tem a resposta de que precisa. Boa sorte!

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email