Home » E-commerce & Loja Virtual » Mais Vendidos Mercado Livre
Mercado no mais

Lista dos produtos mais vendidos no Mercado Livre Brasil

Quem quer trabalhar vendendo itens no maior mercado aberto online do Brasil, e um dos maiores do mundo, definitivamente quer lucrar.

Existem casos em que as pessoas simplesmente querem vender algumas coisas que têm em casa. No entanto, para fazer dinheiro é necessário fazer negócio como em qualquer loja: vender bastante e por um preço com boa margem de lucro.

A maneira mais segura de fazer isso é encontrar os produtos mais vendidos no Mercado Livre e ofertá-los. Por serem os Tops da lista, também haverá outros vendedores fazendo o mesmo, razão pela qual você deve também seguir nossas dicas para se destacar.

Sem mais delongas, nós vamos te apresentar todos os produtos nos quais é bom ficar de olho e, talvez, adicionar ao seu estoque. É hora de criar o seu império utilizando uma loja que já vem pronta para você.

Se preferir, clique aqui para ver a conclusão e o resumo deste artigo.

 

Descobrindo o que mais vende no Mercado Livre Brasil

Com milhões de pessoas buscando e comprando itens pela plataforma, saber quais as coisas mais vendidas no mercado livre lhe dá uma vantagem inicial. Você começa a vender já os que são os mais buscados, o que aumenta a chance de conseguir concluir negócios.

Mais do que oferecer uma lista com os Top produtos do momento, indicaremos as categorias que estão em alta e a razão por trás disso. Não queremos dar informações soltas, mas sim preparar vendedores do ML para venderem bem e lucrarem mais ainda.

Por isso, vamos ao que interessa!

O que as pessoas têm buscado?

A própria plataforma de vendas fornece uma lista com os termos mais buscados pelos usuários. No entanto, como sabemos, isso não necessariamente se reflete no que é vendido, razão pela qual só devemos utilizar a informação como um parâmetro extra.

De antemão, já adiantamos que os termos mais buscados têm a ver com calçados, seguidos pelas pesquisas das pessoas que querem um novo smartphone. Sem mais delongas, vamos ver quais são os 15 produtos mais buscados:

  1. Tênis (masculino e feminino)
  2. Celular
  3. Bolsas
  4. Fones com Bluetooth
  5. Bebê Reborn
  6. Relógio Smartwatch
  7. iPhone 8
  8. Roupas femininas
  9. Playstation 4
  10. Notebook
  11. iPhone 7
  12. Vestidos femininos
  13. iPhone
  14. Capacete
  15. Sandálias femininas

O que podemos deduzir a partir da lista acima? Possivelmente, vestuário dedicado ao público feminino e celulares são os melhores produtos para vender no mercado livre. No entanto, muitas dessas buscas podem não ter nem chegado perto de concluir uma venda.

Mais adiante, após sabermos quais os produtos mais vendidos no mercado livre, compararemos se as buscas têm a ver com a saída.

Qual o benefício de ter esse conhecimento?

Caso haja uma boa correlação, qualquer um pode verificar as tendências de tempos e tempos e ajustar toda a seleção de produtos.

Outro ponto importante é verificar que há produtos úteis (celulares, vestuário, calçados) e aqueles mais sazonais. Estes últimos são os que são a febre do momento (como ter um smartwatch ou uma boneca que parece de verdade).

Saber quando entrar em uma febre, ou até mesmo prever uma, é com certeza uma vantagem tão grande quanto saber quais vendem mais. E, por falar neles, seguiremos com a nossa análise.

Verificamos o que mais vende no Mercado Livre 2019 em diante

Nós entramos na plataforma e fomos ver o que está rendendo mais para os vendedores que escolheram os produtos certos para o ano de 2019. Na nossa pesquisa, não fomos capazes de encontrar um filtro que mostrasse aqueles que vendiam mais.

Por outro lado, a plataforma oferece dados de momentos específicos já passados, como é o caso da Black Friday 2018. Para que possamos ter mais dados do que somente as buscas por itens, nós utilizaremos também esses dados, por estarem próximos.

Os celulares estão na frente

Na lista fornecida no começo do artigo, a busca por um celular como termo genérico estava entre as primeiras buscas. No entanto, o iphone apareceu três vezes na lista, duas delas especificando as versões 8 e 7, nessa ordem de relevância.

Ao acessarmos o dado fornecido pelo ML dos itens mais vendidos no mercado livre na Black Friday de 2018, vemos que os celulares foram o item número um. Isso significa que, ao menos nesse período de descontos, o interesse não foi em tênis, mas em smartphones.

Aliás, os tênis, que na verdade ocupam as duas primeiras posições com os termos “masculino” e “feminino”, não aparecem sequer nos Top 10.

Pois então, ao vermos a lista dos celulares mais vendidos, podemos ver que há sim uma relação entre os mais buscados e o que mais se vende no mercado livre. Ao menos, podemos fazer essa correlação dentro de uma categoria.

E, ao checarmos os celulares, obtemos a seguinte informação:

  1. Samsung J8
  2. Iphone 8
  3. Iphone 7
  4. Samsung S9
  5. Samsung S6
  6. Iphone X
  7. Samsung Note 9
  8. Samsung A8

O iPhone 8 veio logo em segundo lugar, com o iPhone 7 em seguida, na mesma ordem das tendências de busca durante o ano. No entanto, não havia nem sinal do Samsung entre os mais procurados.

Na verdade, a busca por “celular samsung” está em 33º lugar. Portanto, as buscas dão uma boa indicação do que vende bem, mas não é um caminho exato.

Então quais os melhores produtos para vender no mercado?

Ainda segundo os dados da última Black Friday, os eletrônicos e acessórios em geral parecem ter levado a melhor. No entanto, este é o tipo de categoria que mais vende nesse tipo de ocasião, por conta das promoções específicas.

No ano de 2018, as vendas em geral foram assim:

  1. Celulares
  2. Barril de Chopp (Heineken)
  3. SmartTV
  4. TV de LED
  5. Furadeira
  6. Kit com ferramentas
  7. Pneus
  8. Central de multimídia
  9. Nintendo Switch
  10. Monitor para Gamer

Por isso, entre os produtos mais vendidos no mercado livre 2019, na época da Black Friday, estimamos a presença dos seguintes itens:

  • Smartwatch – está em febre no momento e entre os primeiros das buscas no ano.
  • Os modelos mais recentes do iPhone e da Samsung
  • Possivelmente celulares Xiaomi, também em alta.
  • TVs

Embora seja impossível precisar, essas estimativas possuem grandes chances de se concretizarem e levarem ao lucro de quem vender mais.

Quais produtos geralmente vendem na internet?

Para compararmos com o que acontece no ML e termos ainda mais dados para nossa pesquisa, precisamos ver o que ocorre no resto da internet. Boa parte do comportamento em plataformas em geral são replicados também ao Mercado Livre.

Em nossa busca dos produtos mais vendidos mercado livre, nós precisamos agregar tantas informações quanto forem necessárias.

Portanto, pelo que foi possível averiguar, na internet em geral ocorre a seguinte proporção de vendas*:

  • Vestuário e acessórios: 14,2%
  • Perfumaria e saúde: 12%
  • Eletrodomésticos: 10,8%
  • Casa e itens de decoração: 10,5%
  • Celulares e acessórios: 9,2%

(*) Esses dados vieram dos relatórios WebShoppers, da Ebit.

Como é possível notar, não há uma discrepância muito grande entre as cinco principais categorias. Nas buscas mais frequentes do ML podemos encontrar proporção parecida.

O vestuário continua sendo o carro-chefe, e sempre há pessoas buscando comprar novos celulares, seja pela tecnologia ou necessidade. Essas duas categorias são o destaque, destas cinco, que conseguimos ver nas buscas do ML.

Mas será que só por estarem sendo vendidos em bom número estes são os itens a serem colocados em sua loja? Pode ser que a competição seja muito grande, ou que a margem de lucro seja pequena.

Então, é agora que a análise começa pra valer.

Mais vendidos geram lucro?

Os produtos que mais vendem no mercado livre significam demanda, mas o volume de vendas pode não compensar algo com baixo lucro. Para isso, resolvemos focar nos itens de vestuário e nos celulares, campeões de buscas no ML.

Quando se trata de roupas, há uma infinidade de parâmetros que influenciam no preço, como:

  • Tipo
  • Marca
  • Qualidade do material

E isso sem falar na concorrência, que ditará a média do preço com que um produto é vendido no ML. No caso de celulares, há simplesmente modelos de uma determinada marca, e fica mais fácil estipular uma margem de lucro.

Hoje em dia nem lojas individuais estão livres da predação por preços, então muito menos os vendedores de uma plataforma com vários outros lojistas. Portanto, para definir a sua margem de lucro e decidir se vale a pena, considere:

  1. Leve em conta todos os vendedores que estão fornecendo o produto que você quer ou já está vendendo. Ignore os que possuem má reputação, pois geralmente possuem preço baixo, mas não são confiáveis, e os clientes sabem disso.
  2. Veja se você consegue ao menos colocar o mesmo preço, se não mais baixo, e obter um bom retorno com a venda.
  3. Analise como as vendas variam conforme você altera o preço, veja se consegue garantir descontos e até mesmo frete gratuito.

É claro que não adianta saber o que vende mais no mercado livre se a concorrência é brutal. Talvez seja melhor optar por itens com os quais você possa trabalhar com uma margem de lucro melhor.

Enquanto precificar celulares é mais fácil, roupas podem ser únicas e garantir maior liberdade para definição dos preços.

Não podemos lhe dar uma resposta clara e óbvia, mas fornecemos as maneiras de chegar às respostas. Junte isso com a informação dos itens mais buscados e você obterá sucesso.

Quem pode fazer vendas e como?

A vantagem dessa plataforma é que ela realmente é livre, permitindo que qualquer pessoa venda seus itens para consumidores. Desde vendas pontuais a grandes lojas vendendo suas mercadorias, tudo é encontrado no ML.

Portanto, tenha uma loja física ou virtual, ou caso você seja um empreendedor novato, o caminho está aberto. Não é preciso sequer possuir um cadastro no CNPJ. Basta se registrar na própria plataforma e criar seus anúncios.

A partir daí, é necessário seguir algumas estratégias para se dar bem e ter lucro. Mas você pode aprender do princípio ao fim dessa empreitada se ler o artigo sobre como vender bem, inclusive com o Mercado Livre frete grátis.

Como ganhar dinheiro no ML?

Pode ser que você já tenha coisas para vender no mercado livre, ou que tenha se interessado em comercializar os que mais vendem atualmente. Ambos os casos podem resultar em sucesso, mas nada ocorre ao acaso.

Basicamente, há algumas formas de se ter uma boa renda das vendas na plataforma. O nível de comprometimento definirá se será somente uma fonte extra de receita, ou todo o seu faturamento e o seu ganha-pão de todos os dias.

As principais estratégias que podem ser utilizadas para gerar renda utilizando o ML são:

  1. Venda de itens que estão no estoque da loja, ou guardados em algum outro local e que pertencem ao vendedor.
  2. Venda de serviços intangíveis, como criação de sites. Inclusive, você pode aprender como criar sites gratuitamente e fazer disso um negócio aqui.
  3. Venda por meio de Dropshipping – estratégia de venda sem ter um estoque ou trabalho com logística, sobre o qual você pode ler neste link com o artigo sobre Dropshipping nacional..

E, então, você precisará que pessoas encontrem o seu produto e achem o preço atrativo. Daí a importância de saber quais são os mais buscados – as pessoas chegam até os seus anúncios sem esforço.

A nossa maior recomendação para vendas neste meio é seguir um dos dois principais caminhos de sucesso garantido:

  1. Venda um produto original, que você tenha criado, e que ninguém mais tenha acesso. Faça sua publicidade e coloque-o para venda no ML sem custo, e até mesmo crie uma loja virtual. Você pode saber mais sobre isso aqui, na seção com as melhores opções para criar sua loja virtual.
  2. Descubra antes dos outros o que será tendência. Seja algo que já está sendo vendido no exterior, ou um item que está despontando agora, você colocá-lo à venda primeiro com certeza lhe dará grandes vantagens.

Considerações Finais

Você quis saber as coisas que mais tem saída na plataforma do ML para fazer parte dos vendedores que vendem bem. No entanto, talvez o mais difícil seja saber como vender mais no Mercado Livre.

Primeiramente, nem mesmo o próprio site dá informações suficientes sobre o que é mais vendido. Inclusive, a maioria dos outros blogs fornecem só as maiores buscas. Isso, como vimos, não é uma garantia de que aqueles são os melhores produtos.

Para realmente fornecer alguma informação útil, nós buscamos encontrar correlações entre dados que eram possíveis encontrar e as tais buscas mais frequentes. Existe sim alguma relação, mas ela está longe de ser exata.

Aplicando a mesma estratégia para os anos seguintes, você com certeza conseguirá ao menos alguma ideia do que buscar.

Dentre os produtos mais buscados, definitivamente os campeões de venda são os itens de vestuário feminino e celulares. Destes últimos, as buscas indicam preferência pelos vários modelos de iPhone, mas a Samsung levou a melhor nas épocas de promoção.

Você já sabe também que pode lucrar por outros meios, inclusive sem estocar produto algum, utilizando a técnica do Dropshipping Brasil aqui.

E, se você está agora desanimado com a perspectiva de usar o ML, deveria então buscar como criar a melhor loja virtual. Por sorte, também temos informação de alta qualidade neste link.