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Lucas Simas

A solução da LocaWeb para lojas virtuais chama-se Tray e está dando o que falar entre futuros lojistas e vendedores já carimbados no mundo virtual. Mas será que estamos diante de uma boa opção para vendas?

Uma plataforma ideal precisa oferecer, antes de tudo, estrutura e um bom número de recursos que permitam o ambiente ideal para lucrar. Mesmo um produto muito bom pode não ser vendido em um site de e-commerce ruim e vice-versa.

Por isto, preocupados em garantir que ao optar por esta plataforma você está fazendo um bom negócio, nós a avaliamos. Dentro dos próximos parágrafos, você terá resumido e de forma mastigada tudo o que é preciso saber sobre o Tray. Inclusive, se ele vale a pena.

Sem mais delongas, iniciamos nossa análise.

Tudo o que é preciso saber sobre o Traycommerce

Há diversos aspectos a serem considerados, muitos dos quais os lojistas não estão cientes até que precisam recorrer a eles. O número máximo de visitas e produtos é bastante notável, mas o que mais é relevante para que tudo dê certo?

A seguir, cada um dos parâmetros mais adequados para se dizer se uma empresa é mesmo boa ou não para montar um e-commerce. Continue conosco.

O custo da criação de uma loja

Um ponto importante desta plataforma é o fato de que o Tray não oferece uma opção de teste gratuito atualmente. É necessário assinar planos mensais ou anuais (chega até 20% de desconto) para ter acesso a qualquer recurso.

Em compensação, a aquisição de um plano anual já conta com um domínio grátis por um ano e não é mais necessário adquirir qualquer tipo de hospedagem. Ou seja, o custo é único e, ao menos que você queira contratar produtos extras, pode ser o seu único desembolso.

Porém, caso a sua intenção seja contratar um host à parte e, partindo deste ponto, criar sua própria loja, nós temos outra recomendação. Você pode ver mais sobre o Hostinger, ideal para sites pequenos, clicando aqui.

Os limites da loja Tray

A companhia responsável pela plataforma acredita que os recursos não devem ser ilimitados. Isto pode ser uma prática responsável, pois ofertas ilimitadas tendem a sobrecarregar servidores e gerar consequências para os demais usuários.

Ao mesmo tempo, é importante entender se os limites impostos são aceitáveis. O plano mais básico permite até 200 produtos e 150 pedidos no Mercado Livre. Pode ser o suficiente para uma loja pequena, mas deixar a desejar para projetos um pouco maiores.

Se a intenção for fazer Dropshipping, a tendência é que estes números sejam limitados demais. Com a possibilidade de adicionar produtos de vários fornecedores, o limite de 200 é bastante baixo. Você pode ver melhor sobre as ferramentas de Dropshipping em nosso link aqui.

O plano máximo e mais caro chega a 5.000 produtos e 2.000 pedidos no Mercado Livre. O desafio é fazer as contas e definir se o custo fixo mensal vale a pena.

No mais, a nossa maior preocupação é outra: o limite de visitas. Nem todo visitante fará uma compra, e isto é especialmente verdade para quem investe em campanhas de publicidade. O plano básico cobre só 15.000 visitas em um mês, o que é pouco.

Felizmente, é fácil fazer a migração para um plano maior e mais caro. Mas será que vale a pena? Vamos prosseguir.

Ferramentas de Marketing e Webmail

Uma loja virtual não pode viver só de um canal por onde ganha clientes. Hoje em dia é preciso apelar para visitas orgânicas, influência nas redes sociais e múltiplos meios de publicidade e marketing.

O papel de uma boa plataforma vai além de oferecer um local onde encostar o site. É preciso que apoie também nas estratégias que visam conseguir clientes. Por isto, checamos o que o Tray tem para oferecer, nos planos comuns, como ferramenta de marketing.

Juntamente com cinco contas de e-mail, o que pode ser suficiente para uma loja de qualquer tamanho, o usuário ganha 1.000 disparos no plano básico. Os disparos são os envios de e-mails que conterão suas campanhas de marketing.

Uma lista muito larga de e-mails certamente consumiria estes envios em muito pouco tempo, obrigando o usuário a adquirir mais disparos.

Em compensação, a plataforma agiliza e facilita a criação de tal lista de e-mails, com um formulário por meio do qual os clientes se cadastram. Além disso, fornece um programa de fidelização que pode ser implementado.

Promoções e Descontos

Dentro das estratégias de marketing, é também interessante atrair consumidores pelo bolso, com boas ofertas. Plataformas de alto nível como o Shopify, oferecem recursos deste tipo.

O Tray Commerce também tem, e fornece:

  • Desconto para um cliente ou revendedor específico.
  • Endereço do site que aplica um cupom de desconto.
  • Promoções para produtos específicos.
  • Descontos progressivos para compra de mais produtos.

Assim, não é preciso saber programar ou contratar alguém para criar um sistema, passível de falhas, que faça tudo isto. Com a criação de uma loja, cada uma destas opções está ao alcance de um clique. Isto é um ponto a favor desta plataforma.

Tray E-Commerce com integração a Marketplaces

Os marketplaces são grandes lojas de varejo onde outras lojas colocam os próprios produtos para vender. A quantidade em estoque, o valor do frete e o preço do produto são atualizados automaticamente pela Traycomerce, num de seus melhores recursos.

Em conjunto, os marketplaces disponibilizados possuem mais de 400 milhões de visitas por mês. Alguns deles são:

  • Amazon
  • Americanas
  • Casas Bahia
  • Dafiti
  • Extra
  • Magazine Luiza
  • Mercado Livre
  • Ponto Frio
  • Shoptime
  • Submarino
  • Netshoes

O dono da loja exporta todos os dados e o produto é adicionado aos grandes players do mercado, o que é bastante positivo para as vendas.

Integração com o Mercado Livre

O que mais chama a atenção dos lojistas é a integração com importantes segmentos do Brasil, como o Mercado Livre. Infelizmente, o limite de produtos que podem ser vendidos é baixo caso não sejam poucos e de alto valor.

A plataforma Tray Commerce permite que você deixe respostas automáticas, tenha acesso a relatórios com análises e possa ter controle total, com atualização automática de valores e detalhes.

Basicamente, a ferramenta faz tudo o que um lojista normalmente faz manualmente. Trata-se de um bom negócio para quem negocia volumes pequenos.

Vender pelo celular é possível?

Um fator muito importante na escolha de uma boa plataforma de e-commerce é descobrir se ela é responsiva. Isto significa que o acesso pelo celular se dá de forma tão fácil quanto pelo computador.

O Tray promete um template otimizado com nota 100% aprovada no Google Mobile Friendly, uma ferramenta que analisa se um site é responsivo. A interface original é bonita e simples de utilizar, também.

Além do site, o gestor tem acesso aos dados e estatísticas de onde estiver com o aparelho celular por meio de um aplicativo.

Também há um outro aplicativo, feito para clientes, que pode ser publicado para que as pessoas acessem um app da sua loja virtual. É um recurso incrível, e ótimo para alavancar vendas de quem compra pelos dispositivos móveis, mas é pago por fora.

Trata-se de um dos serviços adicionais dos quais falaremos mais adiante no artigo.

Meios de pagamento de um site Tray E-commerce

É possível encontrar na Traycommerce planos um tanto limitados em termos de vendas e visitantes, mas a maioria dos recursos estão disponíveis.

No caso dos pagamentos a serem feitos pelos clientes, a plataforma disponibiliza alguns meios que são interessantes ao vendedor:

  • Mercado Pago
  • Cielo
  • PagSeguro
  • Paypal

Além destes mais comuns, também há integração com Yapay, MoIP e GetNet.

Na documentação, eles também oferecem instruções sobre como editar o código. Se, em algum momento, parecer uma boa ideia adicionar um método de pagamento, um profissional consegue fazê-lo.

Uso Gratuito do EasyCheckout

O EasyCheckout agrupa em uma mesma página todos os passos necessários para que o cliente da sua loja termine a compra. Esta funcionalidade vem com os planos para sua Tray Loja, caso opte por esta plataforma.

Trata-se de um recurso interessante, que podemos definir como incluso no custo da assinatura, que evita que os clientes enfrentem problemas. Além disso, impede também um maior nível de desistência, que ocorre em processos longos.

Junte isto à segurança pela criptografia dos dados pessoais e financeiros e trata-se de uma opção valiosa. É ao fim desta análise que definiremos se isto, junto a outros fatores, torna esta plataforma uma boa escolha.

A aparência e o design

Além do modelo tradicional, a plataforma conta com uma loja de modelos e templates onde é possível adquirir novos estilos. Há desde outros gratuitos a montagens que chegam a centenas de reais.

Há várias boas opções, mas um template pronto nunca é boa ideia. É sempre necessário modificá-lo, com conhecimento de programação, para que seja original.

Felizmente, o código dos templates é aberto a modificações, o que permite customização dos arquivos HTML e CSS. Portanto, nada a tomar como ponto negativo do Tray E Commerce a este respeito.

Serviços Adicionais da plataforma Tray

Após passarmos pelos parâmetros mais importantes desta opção de estrutura para sua loja, já é até mesmo possível chegar a um veredito. No entanto, você pode continuar conosco e saber mais sobre os serviços adicionais.

De forma resumida, introduziremos o que pode ser adicionado, de modo a tornar os planos mais atraentes, por um custo adicional.

  1. Frete Fácil
    Opção que oferece de 30% a 50% de desconto no frete para a loja virtual, sem pagamento de um valor fixo por mês. Uma etiqueta é gerada, oferecendo um valor menor de envio. Porém, é limitado a produtos de baixo valor.
  2. Desk360
    Vem com um ano grátis no plano mais básico. Trata-se de uma plataforma de suporte ao cliente, de modo a entregar mais valor aos seus consumidores. Após o 1º ano, você cancela ou opta por pagar.
  3. E-mail Marketing
    Lembra-se dos disparos? Você pode encomendar milhares de envios mensais por um valor fixo todo mês. É válido investigar o valor da concorrência e de plataformas especializadas em campanhas de marketing via e-mail para comparar.

Há mais recursos pagos e integrados aos planos básicos, chegando a um total de mais de 200. Como o nosso objetivo é uma análise concisa e focada nos pontos principais, estes foram os mais relevantes para a grande maioria dos usuários.

Pedir uma loja de demonstração

Ao mesmo tempo em que não é possível testar a plataforma por um período gratuito, eles oferecem uma demonstração. É uma maneira de ver como uma loja pode ficar de forma mais fiel ao que é oferecido no plano básico.

Afinal, embora eles forneçam uma lista de muitos clientes, incluindo marcas conhecidas, tais sites já passaram por muita personalização.

Por isto, caso até o momento exista um interesse em adquirir os serviços, não deixe de solicitar ao site que envie ao seu e-mail uma demonstração.

Tray: Plataforma segura e confiável?

Há diversos pontos pouco atraentes nos serviços desta plataforma, assim como há recursos muito úteis. No entanto, onde não há espaço para ponderação é a confiabilidade e segurança dos usuários.

São mais de 16 anos no mercado, tendo sido escolhida em 2017 a melhor plataforma de e-commerce brasileira. Com isso, angariou muitos bons clientes e mostra com orgulho as parcerias que conseguiu.

O tamanho das integrações também surpreende e atesta a confiabilidade da marca, pois age em conjunto com os grandes players do mercado.

Se perante empresas e corporações ela faz o seu trabalho, o mesmo parece estar ocorrendo com os clientes. A nota no Reclame Aqui é “Boa”, com todas as reclamações respondidas e nota 7.4.

Assim, neste quesito, a plataforma tem total apoio.

É possível otimizar a loja para SEO?

Não adianta uma loja ter todas as melhores funções se o cliente não puder chegar a ela. Enquanto que campanhas de marketing são imprescindíveis, as visitas orgânicas representam possíveis vendas sem custo de publicidade.

Para alcançá-las, é preciso otimizar um site para os motores de busca como o Google. Neste sentido, a plataforma oferece a oportunidade de otimizar todo o código e a aparência do site para quem tiver experiência.

Além disso, você pode acoplar o seu domínio à conta e utilizar URLs amigáveis, que são fáceis de lembrar e são bem vistas pelos motores de busca.

Há também os marcadores de indexação (rich snippets) e a funcionalidade de personalização de tags Meta, títulos e outros itens importantes para o SEO. Vemos que as funções básicas neste sentido são abrangidas pelo Tray.

Como é o suporte da plataforma?

Solidez e ampla oferta de recursos não garante que tudo funcionará bem sempre. Seja para resolver uma dúvida ou sanar um problema técnico, a plataforma deve contar com um bom suporte, que é o mínimo que os clientes esperam.

Qualquer usuário registrado tem acesso a um chat 24 horas, o que é importante. Além dele, há um formulário de contato até mesmo para quem não é registrado, e uma seção de dúvidas frequentes para as questões mais comuns.

Existe também um grupo de discussões dentro do site, nos quais os usuários perguntam a outros que possam ter passado pelo mesmo problema.

Junto à segurança do serviço, o suporte parece estar sendo feito de maneira aceitável, incluindo no Reclame Aqui.

Considerações Finais: para quem vale a pena?

Esta plataforma oferece uma infinidade de recursos úteis já no primeiro plano básico, que é a aquisição mínima de quem quer criar uma loja. A hospedagem e o nome registrado do site (por um ano) saem gratuitamente, mas não há período de teste.

Custos adicionais só são existentes caso o usuário deseje contratar limites adicionais ou novos recursos que são exclusivos.

O custo inicial, especialmente por ser um contrato anual, pode afastar iniciantes que não querem migrar uma loja, mas sim começar uma. Os limites de usuários e vendas também são muito restritos nos primeiros níveis.

Por isso, a nossa recomendação é uma comparação com outras plataformas, disponíveis em nossa lista para e-commerce aqui. Isto é, para aqueles que se encaixam no grupo de que terão baixo volume de vendas e visitas no site.

Para os demais, as limitações são realmente motivo para buscar outra opção no mercado.