Home » Como Criar um Site » Domínio gratuito

Sites com Registro de Domínio Grátis no Brasil

Junto com a hospedagem, registrar um domínio para seu site é primordial. Será o nome pelo qual os usuários conhecerão e acessarão a página. Por este motivo, deve ser de qualidade, fácil de lembrar e ser conectado à marca ou nome.

Com tamanha importância, muitos não sabem o que pensar sobre ofertas gratuitas. Algumas podem não valer a pena, por afetar a reputação do site. Outras, são oferecidas por conta de um aproveitamento em preços maiores de planos avançados.

Ainda, há quem prefira um meio termo. Planos de domínio podem ter desconto junto com um pacote de serviços. Este tipo de oferecimento é de exclusividade de muitos Hosts.

São muitas as possibilidades e nuances sobre este assunto. Por isso, analisaremos cada detalhe ao longo de todo o artigo a seguir.

O segredo do domínio Gratuito – Dominios Gratis Para Você

Quando se trata de ter uma página na Web, são necessários uma boa hospedagem e um domínio onde estacionar o site. No entanto, desviar o orçamento planejado para um melhor site para comprar domínio pode ser frustrante. Pensando nisto, a possibilidade de se criar domínio grátis é muito tentadora para qualquer webmaster.

Após resolver a questão do melhor Host, os donos de sites se viram para os nomes que ficarão registrados. No entanto, são duas decisões que deveriam andar em conjunto. Separá-las pode parecer ser o mais simples a se fazer, mas também pode gerar mais custo anual para manter o site.

 

Pensando nisto, a estratégia mais importante é buscar ofertas que combinem o melhor dos dois mundos. Isto seria, a oferta de um domínio gratuito ou muito mais barato que o habitual, quando comprado em conjunto. Desta forma, o webmaster adquire hospedagem e domínio próprio grátis ao mesmo tempo.

Além de cortar custos, aderir a esta prática permite melhor gerenciamento. O dono de um site poderá administrar o nome de seu site junto ao local onde os arquivos são hospedados. Como o host geralmente também é o local de administração de e-mails e outras ferramentas, terá tudo no mesmo lugar.

Registrando um Nome Sem Pagar Nada

Projetos com orçamento muito baixo ou em fase de testes buscam aproveitar qualquer oferta gratuita. Claro que sem pagar nada não é possível ter os melhores domínios. Porém, como o objetivo não é estabelecer o negócio ou finalizar um projeto desta forma, pode ser uma boa opção.

E o é, desde que não se pense que é sempre a melhor opção, sem saber quanto custa um domínio .com.br. Tendo consciência das limitações, é possível buscar uma provedora que tenha ambos sem custo. Inclusive, algumas oferecem subdomínios infinitos, multiplicando as possibilidades.

Em resumo, seria como receber uma oferta de domínio grátis para site + domínios grátis para sites. Ou seja, ganha-se o nome e outros nomes de menores níveis em adição para expandir o site. Faz muito sentido para páginas que tenham blogs, lojas virtuais e outros tipos diferentes de nichos.

Para uma análise completa sobre como criar um site gratuito com um domínio próprio, há muito material na internet. É importante ler bem e ficar por dentro do que é importante na hora de tomar esta decisão.

Características de Registrar Domínio Grátis

Quando se trata de um bom domínio site grátis pode não ser sempre a melhor combinação. Há prestadores de serviços de hospedagem que oferecem tudo gratuito. No entanto, costumam levar anúncios ou o nome da própria marca.

Ter outra marca estampada no site, ou no próprio domínio, pode não se bom para o marketing. Uma empresa ou uma página de qualquer tipo necessita criar uma reputação e uma marca própria. Assim, a melhor opção é procurar um serviço de Host barato que tenha como marca de registro domínio grátis para seus clientes.

Junto com planos especialmente desenhados para oferecer estes extras, é possível registrar o nome do seu site de graça. São Hosts pagos, que oferecem domínio com br barato, mas que acaba saindo de graça. Isto acontece porque o preço fica embutido na hospedagem, que normalmente vem em preço baixo.

Nestes planos, dá para negociar todo tipo de nome. Existem domínio com gratuito e até mesmo domínio .net grátis. Basta selecionar como quer que seja a extensão do seu site no momento da contratação.

Domínios baratos não são raridade, mas é possível barganhar. Procure bem no Google e outros buscadores todos os melhores serviços de Host com esta opção extra. É possível economizar com a mensalidade escolhendo o mais barato.

O Poder do Domínio Free

Tudo o que sai muito barato ou de graça atrai qualquer pessoa. Quando se trata de criar sites, economias em custos que chegam em boletos mensais são sempre bem-vindas. Por isto mesmo, chamadas escritas domínios free chamam a atenção, por ser uma palavra em inglês muito conhecida.

Claro que o custo de um nome é anual e não sai de graça mais do que pelo primeiro ano. Se este é o caso do seu Host, e provavelmente o é, não esqueça de ter isto em mente quando da contratação. Pode ser possível desistir antes da primeira cobrança, então é válido ler os termos do serviço.

Mesmo assim, pode ser um valor menor que o dos registradores e valer a pena. Além disto, é tempo suficiente para que um site comece a ter renda. A menos que este nunca seja o objetivo da sua página, será possível então cobrir o preço do domínio não mais gratuito.

Conseguindo Domínios Gratuitos

A melhor maneira de se conseguir um domínio de graça é em promoções. Isto é, os descontos verdadeiros, não criados somente para chamar a atenção do cliente. Estes são temporários e aparecem em épocas de grandes promoções, onde são ofertados serviços extras.

Pode ser contas de e-mail adicionais, maior espaço de armazenamento ou o que você procura: ter um registro para seu site pelo qual não pague nada. Assim como no título anterior, pode ser que seja algo temporário – pela duração do contrato de um ano. Vale a premissa também anterior, de que é tempo suficiente para ter alguma renda que cubra o custo.

Em seguida, veremos mais sobre domínios que não são de graça, mas que possuem preço baixo. Assim, será possível para que sites com algum orçamento iniciem com o melhor tipo de nome registrado.

Ofertas de Domínio Barato

É possível conseguir um nome registrado para o site com .com.br ou .com por um preço acessível. No entanto, há algumas estratégias para conseguir descontos que tornem ainda mais barato.

Quer saber como? Continue lendo.

Para saber quanto custa um domínio na internet, é só digitar no seu buscador. Aparecerão os principais provedores de serviço de registro. Inclusive, existe um totalmente dedicado a criar nomes com .com.br para o Brasil.

Como os preços são fixos e tabelados, dá para se ter uma noção do quanto se gastará por ano. Isto porque a conta chega exatamente uma vez por ano. Assim, não existe valor mensal quando se trata de domínio.

Diferentemente da hospedagem, um registro é uma operação mais séria. Com o comprometimento de reter aquele nome de site por um longo tempo, evitam-se problemas. Por isto, até mesmo o cancelamento é demorado, para dar chance a quem comprou de quitar.

Mas, se mesmo assim, você quer pagar ainda mais barato, é possível. Quando se trata de preço domínio é um fator que recebe descontos com frequência. Para tanto, é preciso contratar junto com outros serviços.

Existem diversas formas de fazê-lo, como criar e-mail com domínio próprio. Para falar mais sobre, vamos seguir para o próximo parágrafo.

Quanto Custa um Domínio de Site?

O valor para registrar um site com .com.br pode começar a partir de R$20 por um ano inteiro. Ao se contratar períodos maiores, é possível receber até 5% de desconto. Já para um site com .com ou outros tipos, os preços também ficam na mesma faixa.

Estes preços podem ser conseguidos em boas promoções, se uma pesquisa inicial for feita. Ir direto para os registradores oficiais pode resultar em custos maiores. Isto porque, quando se contrata de uma promoção de Hosts, eles conseguiram descontos por ofertar em grande quantidade.

Assim, eles possuirão promoções com descontos que um indivíduo jamais conseguiria ao negociar. Para descontos ainda maiores e domínios que têm preços ainda menores, é preciso olhar as ofertas como um todo.

Para planos mais avançados, o que é uma boa pedida para sites que exigem mais recursos, muitos registros de domínios saem por preço quase zero. É até mesmo possível conseguir domínios gratuitos, só por contratar o serviço completo.

É Seguro Criar Domínio Grátis?

Tudo o que vem de graça não só levanta entusiasmo, como também desconfiança. Uma das maiores preocupações é a segurança. Afinal, ninguém quer o site invadido ou o endereço levando à página de outra pessoa e perdendo visitantes.

Para isto, é preciso separar em dois tipos:

Domínio Grátis com Marca do Host

Quando se aceita a gratuidade do registro do domínio, às vezes ela só vem com a marca do site. Assim, consegue-se sem pagar nada algo do tipo: “www.seusite.algumhost.com” ou “www.seusite.algumhost.com.br”.

Não há problemas de insegurança, pois o seu site fora registrado como um subdomínio. O host ofereceu esta possibilidade de baixo custo para ele. Provavelmente, trata-se de um serviço totalmente grátis, incluindo a hospedagem, e é mais utilizado para testes.

É preciso ficar atento às limitações de registro. Mas além disto, não há motivo algum para preocupações por parte do contratante.

Domínio de Site Grátis Como Promoção

Aqui, o domínio não tem custos porque você contratou um plano pago e ganhou como brinde. Seu site terá o mesmo endereço completo que outros que registraram pagando. O endereço existe e estará atrelado à sua conta no Host, mas é seguro.

A principal preocupação neste caso é ler os termos oferecidos. Normalmente, a gratuidade dura um ano inteiro. A partir daí, o domínio pode custar qualquer preço.

Também, para os que contratam serviços de Host pagos, há preocupação com SEO. Nada no fato de você ter conseguido o nome do site sem pagar influencia sua otimização. Quando se trata de registro de domínio grátis Google e outros sites buscadores não penalizam.

Na verdade, para questão de otimização para sites de busca, ter um bom domínio importa e muito. Então, se foi conseguido de graça, é ainda melhor!

Benefício x Preço

Há algumas vantagens em se adquirir um bom domínio para o seu site. Dentre as principais, é importante destacar:

  • Melhor assimilação e aceitação pelos grandes buscadores;
  • Facilita o compartilhamento de link entre clientes e visitantes;
  • São mais fáceis de serem lembrados e de se digitar;
  • Pertence a você;
  • Dá mais credibilidade ao seu site, blog ou negócio;
  • Poderá criar e-mail com domínio próprio;
  • Protege a marca contra aproveitadores que querem registrar.

Não há desvantagens em se possuir o registro do seu nome. Então, a comparação justa é com o preço cobrado para se ter uma assinatura anual. Dividindo o valor para os dias do ano, paga-se poucos centavos por dia.

Em vez de cortar pequenos custos, é melhor gerir outros mais supérfluos. Contabilizando todas as vantagens, o benefício é inúmeras vezes maior do que o valor cobrado pelo serviço.

Dicas Úteis Sobre Registro

Para algumas pessoas, mesmo que possuam intimidade com a maioria das questões relacionadas a sites, há certas zonas cinzentas. Existem algumas dicas úteis que podem ajudar estas pessoas a registrarem o melhor nome para o site.

Vamos ver algumas destas dicas?

Registro Eterno – Ou será que não?

Quem já criou alguns sites ou teve uma ótima ideia para registrar pode ter se deparado com um problema comum: o nome já existe. Por questões óbvias, adicionar números e palavras aleatórias não é uma boa estratégia na maioria dos casos.

Assim, a pessoa acaba ou deixando a ideia de lado ou registrando um nome não tão coerente. Mas será que esta precisa ser uma condição eterna? Não. Existem boas oportunidades de dar a volta por cima.

Desistência ou Inadimplência

Nem todos os que registraram um nome na internet o mantêm para sempre. Alguns desistem, outros esquecem ou simplesmente não podem mais pagar. Quando este é o caso, o registro é congelado e mais tarde disponibilizado.
Neste caso, não é válido checar a disponibilidade de um nome por um atalho de um Host. Isto vale para os que já podem ser comprados. Para pegar uma joia rara que está próxima de ser liberada, viste o registro oficial, como o http://registro.br para nomes .com.br.
Fique de olho no cronograma, que é liberado com ampla folga. Assim, não é preciso checar sempre. Veja quais serão os nomes liberados e esteja na fila, com sorte o único, para registrar os que pretender assim que possível.

A Marca É Sua

Caso seja uma marca ou qualquer nome patenteado que tenha sido registrado por outro, é possível contestar. O registrador dará voz de razão a quem possuir a marca, e o registro então poderá pertencer ao seu negócio.

Porém, é preciso ter certeza do que se pede nestes casos. Há realmente pessoas que registram com o intuito de enganar usuários, ou pegar dinheiro das detentoras das marcas. Se for o caso, busque seus direitos.

Alternativas a Perder de Vista

Existiu um momento em que perder as principais terminações de registro significava ser obrigado a pensar em outro nome. Hoje, pode-se dizer sem exagero que existem centenas de terminações diferentes. Destas, ao menos algumas dúzias são úteis para a maioria.

A grande vantagem destas alternativas é que muitas delas não são somente abreviações ou letras soltas, mas palavras inteiras. Assim, pode-se separar o nome entre ele próprio e a terminação, ou adicionar uma palavra que tenha a ver com o tema do site.

Mas outro motivo para se alegrar com esta possibilidade é a ausência de limitações. Dificilmente, exceto para os casos mais óbvios de registro de nome, todas as terminações válidas estarão tomadas.

Assim, são maiores as chances de um bom nome para um site não precisar ser mudado. Basta tomar uma das terminações adicionais.

Para um exemplo, um site que foca no design e arquitetura de casas de praia nos Estados Unidos. Se o tema é “beach houses” e “.house” é uma terminação oferecida, eis o que alguém pode registrar para um site válido e fácil de ser lembrado:

beach.house
E pronto! Este seria um nome válido de site. E, como já mencionado no artigo, é importante que os visitantes consigam se lembrar do nome do site e que seja bastante intuitivo. Para um registro .com, este nome com certeza já estaria tomado há muitos anos.

Tudo Sobre a Revenda de Registros

Também no passado, era comum comprar muitos nomes bons com as principais terminações para vender depois a grandes preços. Quem tem um bom negócio em mente e não pode perder a oportunidade, paga o valor que parecer justo.
No entanto, hoje a maioria dos bons nomes já estão tomados. Ainda é possível notar uma novidade no mercado e se aproveitar, fazendo o primeiro movimento para o registro. No entanto, é uma jogada arriscada e pode não trazer a revenda desejada.
Além disso, hoje existem as terminações variadas que oferecem uma ampla gama de junções criativas para registros. Em muitos casos, são terminações consideradas Premium que valoram ainda mais que as tradicionais.
Por estes motivos, tentar se beneficiar do registro para lucro futuro não é hoje uma estratégia tão boa. Existem grandes players do mercado já bastante envolvidos neste segmento. Trata-se de uma estratégia saturada e que não é válida para a maioria das pessoas.
Assim, ao se deparar com uma boa ideia para criar um site, é mais válido pôr em prática o esforço para trazer o negócio à tona. Seguiremos com a análise de tudo o que envolve registrar o nome dos sites.

Como Encontrar Domínios Baratos no Brasil

Os maiores provedores de serviços de hospedagem oferecem descontos de quase 50% em domínios aqui no Brasil. Há muitos anos grandes players do mercado notaram o crescente mercado neste país. Por isso, trouxeram suas grandes estruturas e podem arcar com a disponibilização de valores mais em conta.

Basta procurar os melhores serviços de hospedagem e comparar os serviços. Neles, será possível ver se há promoções ou até mesmo liberação gratuita para seu registro. Para fazer frente à concorrência, a maioria esmagadora das principais empresas já fazem um grande desconto.

Além disso, também é uma boa ideia ficar atento em datas especiais. Podem ser épocas de compras, datas comemorativas ou simplesmente o aniversário da empresa fornecedora. Assim, terá mais chances de encontrar os domínios com um preço camarada.

Mas Eu Quero Um Domínio .com Grátis

Dentre as opções baratas mencionadas anteriormente, há registros .com, .net e outros. Mas há aqueles que preferem não pagar nada, após ler tudo o que foi disposto sobre o assunto. Pois bem, é possível ter também um endereço .com sem pagar nada.

Para se conseguir um domínio grátis 2019 é um bom ano. Há diversas promoções disponíveis para planos pagos de hospedagem. Contratando em empresas generosas, pode-se ganhar um ou mais registros de domínios sem qualquer custo.

Embora sejam ofertas raras, geralmente são dadas para atrair novos clientes. No entanto, espera-se que contratem os planos mais avançados, que também custam mais. Se faz parte de sua realidade, esta será uma boa opção, pois .com é uma excelente terminação.

É Seguro Comprar Domínio Barato?

Não importa de onde você adquire um domínio, este sempre será registrado da mesma forma. Assim, independente do site ou provedor que ofereceu, o nome está garantido. Não é possível para qualquer pessoa tomar posse do que foi registrado.

Claro, é importante ter em mente que certos nomes possuem direitos autorais. Deste modo, não registre marcas ou nomes comerciais. Os donos têm direito a pedir o cancelamento imediato, seja o domínio sem custo, barato ou caro.

No mais, os riscos deste tipo de operação são nulos. Basta que você registre com uma companhia confiável que efetivamente realize a inscrição. Como em todo tipo de negócio, existem empresas de fachada nas quais não se pode confiar.

A seguir, você continuará a saber mais sobre os planos que envolvem não pagar pelo nome do site. Existem muitas ofertas assim na internet, mas nem todas são capazes de atender às suas necessidades para a página Web.

Como Ter um Domínio Grátis Influencia Minha Página?

Enquanto uns aproveitam as ofertas gratuitas sem se preocupar, outros ficam com receio. É natural que algo que seja oferecido sem custo levante suspeitas quanto à eficiência. No entanto, como afirmado anteriormente, não há qualquer diferença quanto a como o domínio foi registrado.

É também importante salientar que um bom nome não vem realmente sem custo. Grandes provedores de serviço de hospedagem conseguem descontos. Assim, eles têm a capacidade de dizer que não estão cobrando nada pelo registro.

Claro que há exceções.

No caso de a extensão do site levar a marca de algum provedor, isto sim terá um impacto negativo. É o caso dos serviços totalmente gratuitos, em que não se paga nem pelo Host. Ainda, pode ser o que acontece quando a hospedagem é muito barata.

Quando este for o caso, não se terá uma extensão pura .com.br, .com ou similar. Carregar outra marca elimina a independência e originalidade do site.

Sabe qual o reflexo disso?

Os provedores de busca e seus algoritmos passam a ignorar ou dar pouco crédito ao site. Portanto, para fazer com que o site cresça, é necessário que uma oferta de domínio que não pague nada leve um bom nome de registro.

Como Conseguir um Dominio Gratis Para Sempre

Retornando à introdução do assunto, lembramos que alguns provedores oferecem ofertas limitadas. Normalmente, a gratuidade dura cerca de um ano e então é preciso começar a pagar.

A prática é comum, e até mesmo compreensível. Afinal, fica difícil embutir o preço do domínio em planos baratos, o que pode ser o seu caso. Nesta hipótese, retornamos à premissa de que após um ano será possível custear o preço anual sem problemas, que dá poucos centavos por dia.

As opções indefinidas de gratuidade que valem a pena são poucas. A seguir, vejamos como é possível tentar garantir por tempo indeterminado tal oferta.

Bônus Para Planos Premium

Apesar do nome Premium não ser o utilizado em todos os provedores de hospedagem, nos referimos a planos mais caros. Costumam vir com recursos potentes em hardware e ofertas exclusivas. Dentre elas, o domínio que você não terá de pagar.

Pelo preço ser mais elevado, o pacote que oferece o nome de registro gratuito costuma ser vitalício. Assim, ofertas como contas de e-mail intermináveis e domínios e subdomínios sem custos se mantêm.

Pode-se considerar que este tipo de oferta é um bônus. Para os iniciantes com um orçamento mais apertado, pode não ser ideal. Além disso, ao se colocar na ponta do lápis todas as despesas, pode sair mais barato o domínio pago.

Seguimos, então, para a outra opção. No entanto, avisamos que não será nenhuma grande oferta.

Bônus de Serviço Sem Custo

Este é o tipo já mencionado outras vezes no texto. É quando um Host oferece um plano completamente gratuito de hospedagem compartilhada. Os recursos são baixos e o domínio vem com o nome do próprio Host, como forma de propaganda.

Neste caso, é ruim para o SEO, mas normalmente é uma oferta vitalícia. Para se testar um site, desde que os recursos não sejam limitados demais para isto, pode ser válido. Mesmo assim, alertamos para o pouco valor do fato de ser por tempo indeterminado.

Domínio Gratuito com Ofertas Extras

Planos de hospedagem avançados costumam receber nomes de domínio para o site como cortesia. Por preços mais elevados, também podem conter outras ofertas. A maior parte delas visam empresas e grandes negócios que possuem um grande volume de clientes.

Cientes das necessidades de tais webmasters e empresários, as companhias possuem vários chamativos. São oportunidades como criar um email com domínio próprio grátis. Ganha-se o nome de registro, embutido no preço como falamos anteriormente, e contas de e-mail.

Contas de E-mail Gratuitas

Empresas de marketing ou simplesmente qualquer site com muitos prospectos e clientes precisam de contas de e-mail. Junto com contas com vários nomes com o domínio do site, eles necessitam de mais. Por exemplo, a função de remeter diversas mensagens ao mesmo tempo.

É preciso um servidor robusto para isto. Normalmente, este tipo de serviço pode ser contratado “por fora”. Trata-se de possuir uma empresa terceira por onde você ou seu colaborador administra todo o correio eletrônico.

Alguns serviços de hospedagem vêm com todo um aparato voltado para esta função. Recursos mais ou menos potentes são oferecidos. Para saber, é preciso tirar alguns minutos para comparar o que melhor se adequa ao seu negócio.

Fazer isto por fora pode custar mais ou menos que criar email com domínio próprio grátis nos planos citados. É necessário fazer os cálculos, colocar na ponta do lápis as vantagens em assinar o pacote.

Pode ser, por exemplo, que contratar um serviço especializado de e-mail saia mais barato. Isto mesmo com o registro por meio de um registrador autônomo. Tudo depende de se todos os recursos oferecidos valem a pena.

Uso de Painel Profissional

Qual a relação deste com as ofertas de domínio?

Normalmente, é por meio de painéis administrativos que se gerencia todos os domínios do site. Tanto os originais, como os subdomínios, podem ser melhor administrados por meio de um painel de qualidade.

Registradores possuem diferentes tipos destas ferramentas. Mais uma vez, é válido comparar para escolher o que melhor se adequa. Como vantagem, planos de hospedagem saem na frente por às vezes oferecerem demonstrações de uso.

Por meio das Demos, qualquer webmaster pode averiguar se ficaria confortável com o painel oferecido. Isto pode ser irrelevante para sites com um único domínio. No entanto, grandes empresas ou serviços podem precisar de vários.

É também por meio destes painéis que todo o resto é configurado. Isto inclui as contas de e-mail mencionadas acima, quando oferecidas no pacote.

Suporte

E o suporte, por que é importante ser considerado?

O domínio é parte essencial de um site. Junto da hospedagem, é sempre o primeiro a ser mencionado para se iniciar uma página online. Configurá-lo adequadamente e tê-lo funcionando é primordial, ou o site não ficará disponibilizado ao público.

Ao escolher um bom provedor de serviços, seja um registrador ou um Host, analise sua capacidade. Leia reviews e análises, para ver se os primeiros passos envolveram problemas. Caso haja problema, especialmente em caso de ofertas com gratuidade, é bom evitá-los.

Qualquer erro na assimilação entre hospedagem e domínio simplesmente atrasará a publicação do site. Correndo tudo bem nos primeiros passos, entra o suporte. É preciso que haja um meio de comunicação rápida e eficiente entre cliente e provedora.

Sabe por quê?

No caso de qualquer problema que envolva o funcionamento do domínio, o site ficará fora do ar. Não é como possuir um backup com os arquivos de hospedagem. Se por algum motivo o domínio desconectar do DNS do site, não há mais páginas online.

Dito isso, busque um suporte que seja 24 horas – pois não há como saber a hora dos problemas. Preferencialmente, deve ser por via Chat ou telefone. Atendimento por tickets podem demorar mais do que o necessário.

Por fim, vejamos mais uma característica relacionada à assistência pela provedora.

Manutenção Assistida

No caso destes planos mais avançados, os servidores costumam ser pessoais. Isto é, não se trata de um domínio oferecido para hospedagem compartilhada, mas VPS ou dedicada. Nestes casos, muitas provedoras não interferem na manutenção do site.

Mas qual a relação disto com os domínios?

Como falamos dos serviços extras oferecidos aos nomes grátis, precisamos tocar neste assunto. Não adianta comemorar a gratuidade de criar email com domínio próprio grátis e outras facilidades, se o site não se mantém.

O domínio estará lá, funcionando, mas a página não. Por isto, verifique se há, caso não dê conta de administrar a parte técnica, uma manutenção por parte da provedora.

Motivos Para se Ter uma Página

Quando se busca um nome registrado para um website, tem-se algum tipo de negócio ou plano importante em mente. Afinal, é possível criar uma página qualquer e simples na internet com um subdomínio aleatório de algum Host escolhido ao acaso.

Não, para quem busca registrar uma marca ou nome com um endereço fixo, existe algo mais. Os motivos variam e podem ser, dentre outros:

  • Ter um blog pessoal para experiências próprias ou discussão de um tema definido;
  • Um portfólio para artistas que querem exibir seu trabalho na internet;
  • Um projeto qualquer que precisa marcar presença com um site próprio;
  • O site de uma empresa para manter contato com todos os seus stakeholders;
  • Uma loja virtual para vender produtos próprios ou atuar via Dropshipping.

Estas opções passam longe de ser limitantes, mas vamos passar por algumas delas. Talvez uma seja o seu caso e o(a) ajude a ter boas ideias, ou simplesmente podem dar origem a um novo projeto.

Blog Pessoal

Há alguns bons anos, um blog pessoal era basicamente um diário, que, com sorte, algumas dezenas de pessoas passariam a acompanhar. Eram familiares, amigos e pessoas com o mesmo interesse, às vezes para buscar alguma dica.

Neste último caso, eram normalmente blogs pessoais com foco em um tema específico. São, inclusive, temas que hoje vigoram em canais mais comuns como Youtube e Instagram. Por exemplo: cuidados cosméticos, carros, estilo de vida etc.

Hoje esta mesma ferramenta é utilizada em conjunto com as redes sociais, permitindo assim maior divulgação e um público que chega a milhares. Com tantas visitas, os recursos consumidos são muito maiores.

Por isto, as plataformas clássicas que faziam do seu site um subdomínio ficaram para o passado. É preciso ter um registro próprio para ter crédito, e tê-lo não é caro e sai até sem custo, como já visto acima.

Seja ainda como diário, ou para manter as pessoas atualizadas sobre um determinado tema, hoje os blogs são muito mais visados. São construídos com poderosos CMS como o WordPress e demandam mais recursos, sendo um bom motivo para se ter um site.

Portfólio Online

Quando as pessoas gostam de suas criações, é preciso ter um portfólio para mostrá-las. Como tudo hoje é online e a maioria dos clientes nem chegam a se encontrar pessoalmente com o criador, sites são necessários.

Em vez de encaminhas muitos Mbs e arquivos, cria-se uma página na internet e tudo estará lá.
Qualquer cliente, curioso ou interessado pode ver tudo, no seu próprio tempo e onde quiser.

Junto com os sites, outras plataformas e redes sociais, algumas até próprias para criadores, figuram entre ferramentas-chave. Mesmo assim, ter um site com um bom nome registrado será sempre um ponto positivo em qualquer cartão de visitas.

Projeto na Web

As pessoas precisam saber mais sobre um determinado projeto?

Melhor que ele tenha uma página exclusiva, evitando assim que informação desnecessária atrapalhe sua visualização. Neste caso em específico, subdomínios podem até servir bem, mas um nome registrado continua sendo valioso.

Site Empresarial

O primeiro motivo para se registrar a marca com uma extensão web comum é evitar dores de cabeça. Afinal, se alguém mesmo sem poder registra uma marca em site, será preciso correr atrás para cancelar tal registro.

Por ser um custo baixo, tanto o registro como a instalação de um simples site andam em conjunto e representam pouca preocupação à empresa. Na verdade, são sinônimo de oportunidade.

É no tal site que a empresa pode manter relações com clientes, o público, empregados, investidores, parceiros e muitos mais. São os stakeholders da companhia.

Com notícias periódicas, contato e outras informações úteis, tem-se o canal perfeito de comunicação. Ademais, como já citado acima, inspira a noção de estabilidade e seriedade de qualquer negócio.

Este é mais um, mas não o último motivo exemplificado para se ter um site.

Loja para Vendas Online

As pessoas estão cada vez mais preferindo realizar suas compras pela internet. Por isto, outras com espírito empreendedor atendem à essa demanda por meio de lojas virtuais.

São sites que vendem produtos artesanais, revendem produtos de outras marcas ou adotam a estratégia de venda Dropshipping. Esta última se baseia em criar apenas uma loja em site para ser intermediária entre compradores e fornecedores.

No entanto, como compra envolve dados pessoais e de banco ou cartão de crédito, é importante levar segurança. Em um site cujo nome registrado não passa credibilidade, as pessoas simplesmente não comprarão.

Isto é válido especialmente aquelas que realmente podem trazer lucro ao negócio. As pessoas estão cada vez mais informadas e tomam cuidado na internet. Por isto, se o baixo custo de registrar a loja com um bom nome é possível, deve ser feito.

Enfim, foram explicados alguns dos motivos para se ter um site. Cada um deles também justifica registrar um bom nome. Essa junção é obrigatória para se ter sucesso na ainda crescente internet.

Registro de Domínio Gratuito Vale a Economia?

Como dito anteriormente, um domínio é parte essencial de um site. Também foi dito que, uma vez feito o registro, é seguro e garantido. No entanto, a suposta economia de um gratuito pode não ser verdadeira.

Mas como ter certeza?

O cálculo a ser feito é simples. Acesse o registrador oficial do domínio que tem interesse. Pode ser .com.br, .net ou algum outro. Veja o preço anual, ou o com desconto para mais anos, e anote.

Com base nele, compare com o oferecido pelo Host. Para o primeiro ano, a diferença poderá ser maior tendo em consideração o desconto. Porém, é importante lembrar que a grande maioria aumenta o valor para os anos seguintes.

O domínio é um dos aspectos mais importantes, mas também um dos mais baratos dentre todos os custos. É um valor de poucos centavos ao dia, que aumenta um pouco dependendo da extensão. Há algumas consideradas Premium por serem personalizadas, e cobram um valor um pouco maior.

Se ao final parecer um bom negócio, não há motivo para desconfiar. Valerá a pena receber o domínio sem custo, talvez com outros adicionais. Você terá um pequeno desconto que poderá investir no site.

O melhor jeito de criar seu website é pelo Webnode – clique AQUI para saber mais sobre os serviços da Webnode e outras dicas que precisa saber antes de começar.

Resumo

  • Existe como possuir um domínio sem pagar nada, com desconto no primeiro ano ou por um valor fixo todos os anos;
  • Domínios podem ser totalmente grátis e levarem a marca do provedor, afetando a reputação e crescimento do site;
  • O preço para registro anual é baixo e não representa um grande custo, mesmo para os sites menores;
  • Os descontos para assinaturas de mais anos são baixos e pouco consideráveis;
  • Outros serviços costumam ser oferecidos, como e-mail próprio;
  • O cálculo do valor deve ser individual, dependendo das necessidades de cada site;
  • Mesmo quando gratuito, tal serviço é seguro se o registro é realmente efetuado;
  • É importante possuir suporte para não sofrer com o site fora do ar.