Home » Hospedagem Grátis » Site com Domínio Próprio

Tudo Sobre Site Grátis com Domínio Próprio e Suas Vantagens

Um domínio próprio é de grande valia para qualquer website. No entanto, enquanto o custo anual do registro pode ser arcado pela maioria, um bom Host é mais caro. Por isto, pessoas buscam, ao menos no começo, um site gratuito com um bom domínio pago.

Há ainda os que querem poupar até mesmo com o domínio, buscando domínios próprios sem custo algum. Tais ofertas existem, com algumas particularidades em relação às pagas. Tudo sobre isto será explicado a seguir, durante todo o artigo.

Hospedagem e Domínio Grátis ao Mesmo Tempo

Quando se trata de criar uma página na internet, é importante cortar todos os custos envolvidos. Afinal, sobra dinheiro para investir em outros aspectos e funções para os clientes. Além disto, baixo preço ou ofertas gratuitas não querem dizer má qualidade.

Por isto, quando se consegue boas oportunidades como registrar um domínio grátis, é crucial aproveitá-las. Nesta seção, falaremos não somente de um domínio que não tem custo algum. Junto a ele, uma hospedagem que também coloca o seu site gratuito no ar.

Como exemplo de um serviço que oferece ambos de graça, mas com qualidade, temos o Webnode. Mesmo sem cobrar pelo domínio próprio, eles oferecem extras como:

  • Editor de sites para você criar o seu em poucos minutos, arrastando pequenas partes e menus;
  • Possibilidade de criar um blog pessoal, ou um portfólio de negócios;
  • Loja virtual disponível para clientes;
  • O site pode ser editado por qualquer dispositivo e também visto em qualquer aparelho.

Neste caso, recebe-se um nome escolhido na criação da conta com o endereço da Webnode no domínio. Já para se ter um domínio .com.br grátis é preciso um dos planos pagos da provedora. Deixaremos para falar sobre esta opção mais adiante.

Falando sobre o ter tudo de graça, os recursos oferecidos pela Webnode podem ser válidos para novos sites. É interessante testar um novo site ou implementar um com o criador de sites, que não demande muitos recursos.

A seguir, você poderá continuar a ler sobre mais opções para se conseguir um domínio sem pagar nada por isto. Algumas envolvem mais custos que outras, e descontos podem ser possíveis. Continue a ler para descobrir mais.

Mas então, como criar um domínio grátis?

Existem algumas possibilidades para quem não quer desembolsar qualquer quantia para se ter um domínio. Não existe uma correta, há sempre a mais vantajosa conforme as necessidades de cada pessoa.

Falando das opções, veja quais estão disponíveis no mercado atual:

Domínio Grátis com Site de Graça

Esta opção é a apresentada no início deste artigo. O tipo de domínio oferecido é em forma de subdomínio da provedora que escolher. Por exemplo, temos a citada Webnode que oferece um site com a marca da empresa na URL (endereço do website).

Em muitos casos, os recursos são limitados. Afinal, não se está pagando por qualquer tipo de serviço. Ainda assim, há ofertas interessantes como o Criador de Sites da Webnode, em que você cria um site rápido e sem precisar de cartão de crédito.

Quem está apenas iniciando e não tem qualquer contato com criação de sites, pode se beneficiar desta escolha. Afinal, não é interessante gastar com mensalidades, ou planos anuais caríssimos sem conhecer o caminho de desenvolvimento.

Também aqueles que já conhecem programação ou o básico para implementar sites podem utilizar este modelo. Afinal, testes em sites diferentes evita que um longo tempo com páginas defeituosas online afete a reputação do site nos buscadores.

Por fim, pequenos blogueiros e autônomos que querem criar portfólios simples terão gratuidade e uma ferramenta útil. O trabalho poderá ficar online no mesmo dia, oferecendo conteúdo ou exemplos de serviço aos visitantes.

A seguir, veremos a opção com algum custo mensal ou anual.

Domínio Gratuito Com Site em Plano Pago

Esta opção geralmente oferece um registro sem custo pelo primeiro ano. Após o primeiro ano, é comum que o preço volte a ser cobrado para manter o domínio. Como sempre indicamos a Webmasters, tenha em mente que após um ano um negócio já pode estar encaminhado.

No caso de site pessoal ou blog, e não de uma empresa ou loja virtual, pode ser diferente. Afinal, se possuir alguma renda não é o foco, ou for algo postergado, ainda não haverá orçamento para cobrir o domínio.

Portanto, é preciso considerar se haverá possibilidade de pagamento no futuro, junto às mensalidades. A Webnode possui três planos pagos de hospedagem que oferecem esta facilidade de domínio que não se paga. São todas, menos a menor, que é somente para redirecionamento.

Quero um Domínio e Hospedagem Grátis

A hospedagem gratuita pode ser redirecionada a qualquer domínio que seja criado para o site. Portanto, ao se decidir por um plano simples que não tenha custo, é possível ligar a um domínio que seja .com.br, .com, .net, dentre outros que são pagos.

Caso este seja o caso, pode-se apenas registrar e então acoplar à hospedagem. O site estará pronto assim que os arquivos forem enviados, ou um criador de sites utilizado.

Neste caso, é importante ficar atento(a) a uma desvantagem. As ofertas pagas de hospedagem podem oferecer descontos expressivos em domínios com terminações importantes e populares. Para as grátis, este tipo de opção não está disponível.

O que Considerar Quando Quiser Um Domínio e Site Grátis

Sua opção é pelo domínio que não oferece qualquer tipo de cobrança. Como já foi visto, pode ser um que carregue a marca da provedora ou uma oferta temporária anual. Também já apresentamos as indicações para cada tipo.

Agora, vamos apresentar o que se deve considerar quando escolher um domínio sem custo.
No caso do domínio que leva a marca, como o site ser um subdomínio com “webnode” no nome, é preciso ver os recursos extras. Por exemplo:

  • Se existe um Construtor de Sites disponibilizado para criar as páginas;
  • Se podem ser usadas contas de e-mail, que não terão domínio próprio;
  • Quais recursos de hardware estão envolvidos no plano sem custo;
  • Se o site pode ser acessado por qualquer dispositivo sem problemas;
  • Se há bons modelos de website para customizar as páginas;
  • Se o suporte possui bom atendimento e quais os canais de comunicação.

Com todas estas informações, é possível comparar os sites. Afinal, mesmo sem preços para fazer uma comparação entre as provedoras, ganha a que tiver o melhor cenário. Considere todos, pois não adianta um ótimo construtor se não houver bom suporte para em casos de problemas.

Mas e no caso de o domínio sem custos ser uma cortesia de um ano?

O que Considerar Quando Quiser Um Domínio Gratuito em Plano Pago

Esta é uma oferta comum em planos pagos de hospedagem. A outra opção das provedoras são descontos de até 50% nos planos anuais, mas aqui trataremos apenas da de gratuidade.

Neste caso, é preciso ter em mente que o aniversário da conta resulta em uma cobrança seguida. Todo ano, o valor acordado como preço do domínio será cobrado junto com a 12ª mensalidade do site.

Pode ser problemático trocar o domínio, especialmente para site que criar reputação ao longo do ano de gratuidade. Por isso, considere arcar com o custo após este tempo, ou então opte pela opção mencionada na seção anterior.

Ofertas de Serviços Extras

Dentre os serviços extras a serem considerados, existem alguns mais importantes para variados tipos de site. Na hora da avaliação, pesam as ofertas conforme as suas vantagens. Principalmente os planos pagos, que possuem seus serviços embutidos nos preços.

Construtor de Sites

Os serviços de hospedagem com sites gratuitos e domínios que levam a marca podem oferecer serviços interessantes aos iniciantes. O construtor de sites é um deles. Com poucos cliques, e arrastando os widgets, cria-se um site em questão de minutos.

Na hora da escolha do melhor, pode-se averiguar os modelos prontos disponibilizados, para que o site esteja pronto o mais rápido possível. Também, as funções disponíveis podem fazer a diferença na hora de customizar a página.

O Webnode é uma destas plataformas de serviço de hospedagem com domínio que oferecem esta opção. Por ser gratuito, testes podem ser feitos pelo tempo que for preciso, também da maneira que for necessária.

E-mail Próprio

Neste caso, os provedores geralmente oferecem quando há disponibilidade de domínio próprio gratuito. É o caso dos planos que cobram o primeiro ano do registro, além daqueles que oferecem um desconto no valor anual de domínio.

Esta opção é extremamente válida para quem tem interesse em manter contato com clientes, fornecedores ou parceiros. Afinal, carregar o nome da marca ou do site após o “@” faz toda a diferença. E-mails genéricos não passam credibilidade.

Em domínios completamente gratuitos, as contas de e-mail costumam ser limitadas e sem registro próprio. É um custo adicional que às vezes é oferecido como serviço extra. Tudo dependerá, novamente, das necessidades de cada site.

Vale a Pena Pagar Domínio?

Os custos para se ter um registro próprio variam muito. As cobranças são feitas sempre uma vez no ano, com um valor que é fixado sempre no mesmo preço. Pelos registradores, os preços costumam ser mais altos, por haver promoções nos Hosts.

Apesar da variação de preços, dificilmente será um custo relevante. Trata-se de centavos por dia, para manter um site registrado sobre nome próprio. Assim, se há possibilidade de se contratar um plano com um ano grátis de domínio, é uma opção aconselhável.

Vantagens de um Domínio Próprio

Se não bastam os serviços adicionais oferecidos para se ter um domínio em forma de subdomínio de uma provedora, existe o domínio próprio.

As duas possibilidades são contratar separadamente ou receber como desconto ou de graça numa contratação de Host. Em ambas, o domínio trata-se do mesmo tipo e oferece as mesmas vantagens, que são:

  • Maior credibilidade por ter nome próprio registrado;
  • Maior segurança e controle sobre o nome contratado;
  • Possibilidade de proteger direitos autorais em domínios;
  • Preço baixo com pagamento anual;
  • Endereços mais fáceis de serem lembrados por visitantes ou clientes;
  • Endereços mais fáceis de digitar;
  • Possibilidade de criar subdomínios com URL limpa;
  • Maior reputação em motores de busca, com incremento ao ranking.

Com tantas vantagens, fica claro o motivo de, junto com a hospedagem, o domínio ser de extrema importância. Seu site será definitivamente outro com um domínio próprio.

O Que Preciso Para Ter um Domínio Próprio?

Para se registrar, é preciso somente os dados pessoais e efetuar o pagamento. Como acontece com os Hosts, não há muito mais que seja necessário fazer. Caso surja alguma dúvida, tanto registradores quanto serviços de hospedagem possuem contato para Vendas.

Mas e no caso de sites gratuitos?

O domínio não é próprio e carrega o nome da provedora. Neste caso, basta o cadastro sem cartão de crédito ou qualquer pagamento. O nome do site é escolhido durante o cadastro e estará imediatamente online, como um subdomínio.

Talvez seja bom também pesquisar a diferença entre domínio e subdomínio, para que não restem dúvidas.

Paguei Domínio, Mas Quero um Site de Graça

Achou o preço de um domínio pouco relevante ou adquiriu um com um bom desconto?

Talvez o custo mensal de uma hospedagem não seja o que precisa agora. Muitos sites ainda em fase de testes ou que consomem poucos recursos podem existir em Hosts gratuitos. O ponto importante é notar se eles fazem o vínculo entre o endereço registrado e a hospedagem.

Se for o caso, o que pode ser checado com o suporte, basta seguir o procedimento indicado. Com isto, não fará diferença no domínio onde o site está hospedado. Será enfim um site de graça com um domínio completo em .com., .com.br ou outro similar.

Quais os Tipos de Domínio Disponíveis?

Existem domínios tanto nacionais quanto nacionais. Há alguns anos, as opções ainda eram um tanto limitadas. No entanto, hoje existem centenas de terminações para nomes registrados, de modo a ser possível criar frases usando extensões, como: “seusite.aqui” ou similar.

Mesmo assim, muitos sites focam nos mais conhecidos, até mesmo para facilitar o acesso por visitantes. Existem os clássicos, como .com, .com.br ou .net. A grande maioria dos sites famosos são feitos com este tipo de domínio próprio.

Esta deve ser uma opção bem pensada, pois trocar de domínio depois, como dito anteriormente, pode gerar grandes problemas. Dentre eles, até mesmo perder grande parte da reputação em motores de busca.

Para checar se o nome que quer está disponível, basta acessar o registrador ou site onde criará o domínio. O aviso de disponibilidade é dado na hora, para customização até encontrar a melhor opção.

Resumo

  • É possível ter um site de graça com um domínio próprio com a marca da provedora de hospedagem;
  • O domínio com a marca da provedora é como um subdomínio da Host;
  • Também é possível ter um domínio pago, com as extensões mais famosas e todas as suas vantagens, junto a um site gratuito;
  • Planos pagos de hospedagem costumam oferecer domínios de graça ou com desconto;
  • Em todas as opções, é importante considerar serviços extras oferecidos;
  • Um domínio registrado funciona da mesma forma, não importa sua origem;
  • Ter um domínio é um processo fácil e rápido;
  • Webnode possui um construtor de sites para hospedagem gratuita com domínio próprio – Clique aqui para saber mais.