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Lucas Simas

Atualmente quase todos os usuários do Instagram sabem que a plataforma oferece a possibilidade de vendas de produtos, pois os anúncios estão em todo lugar. Tratando-se de uma das redes sociais mais utilizadas do mundo, faz sentido querer a sua loja lá.

Diferentemente de plataformas que oferecem a possibilidade de anunciar e levar ao seu site, é possível ter sua loja online Instagram com todos os detalhes. A pessoa navegará como se estivesse na página, e só irá para lá quando decidir comprar.

 

Neste artigo, você saberá tudo sobre ter a sua própria loja rodando na rede social e as formas de ganhar dinheiro com isso. Caso queira pular diretamente para o resumo do artigo, clique aqui.

Tudo sobre como vender no Instagram

O processo inicial, embora bastante simples, será explicado para que você comece a construir sua página comercial na plataforma. A partir daí, daremos dicas para que você consiga montá-la de modo a atrair a atenção dos consumidores.

Todas as instruções possíveis quanto às suas opções e às escolhas referentes ao marketing poderão ser encontradas a partir daqui. Por isso, recomendamos que leia com cautela e vá anotando o que achar mais importante.

Seus primeiros passos

A primeira coisa a fazer é ter um perfil que seja considerado comercial, não uma página pessoal. Você só precisa logar na sua conta, ir às configurações e pedir para mudar para um perfil comercial.

Fácil, não é mesmo?

Você logo notará que o perfil mudou um pouco, especialmente por agora ter acesso às estatísticas. Com elas, você terá melhor controle de quem é e o que faz o seu público-alvo na sua página.

A partir de agora, todo conteúdo existente deve ser otimizado para um perfil que é focado somente nas vendas. Não caia no erro de utilizar para fins pessoais. Caso seja totalmente novo, tenha a certeza de que publicará conteúdo que atraia consumidores.

Como montar uma loja virtual no Instagram com produtos

Antes de passarmos para a otimização de cada postagem, algumas pessoas podem ter a sua dúvida sobre os produtos respondida.

Quando vemos uma loja no Insta, nós temos links que indicam que são produtos à venda, o preço e o link para compra. O modo de fazer isto com a sua loja também é bastante simples, e só é preciso preencher alguns requisitos:

  • Ter um perfil comercial (você já fez ali em cima)
  • Instalar o Instagram na versão mais recente
  • Ter uma loja no Facebook
  • Vender produtos físicos

Os dois primeiros você já eliminou, mas será preciso acessar outro artigo para aprender como ter uma loja no Facebook, caso você ainda não tenha. Além disso, você não estará elegível caso venda itens digitais – ebooks, cursos etc.

Preenchendo todos os requisitos, você só terá que aguardar sua aprovação. Vá novamente em Configurações, Compras e então Continuar. Pela ativação de um catálogo, você já poderá começar.

Para criação de um catálogo, você pode querer utilizar alguma plataforma de lojas de e-commerce. No nosso artigo, você encontrará diversas boas opções.

A partir daí, em qualquer postagem nova ou antiga, você pode selecionar o produto na imagem e marcar, como é feito com pessoas. Neste caso, será o produto que você vai vender pelo Instagram.

Customizando o seu perfil para as vendas

Você pode preencher uma página cheia de postagens com produtos após aprender como montar uma loja de roupas no Instagram. No entanto, caso você falhe em deixá-las atraentes e o perfil interessante para os consumidores, não conseguirá boas vendas.

Adaptando o perfil

A primeira coisa que muitas pessoas verão, talvez até mesmo depois de ver a foto do produto, é o perfil de vendas. Afinal, as pessoas estão mais preparadas e buscam saber mais sobre quem vende, antes de efetuarem uma compra.

Neste sentido, você deve tomar certos cuidados, como:

  1. Estabelecer sua marca – mais do que um nome, a loja precisa de uma marca. Pode ser um logotipo ou uma logomarca, não importa, mas precisa ser original e identificar de forma atrativa toda a loja.
  2. Descrição interessante – a pessoa interessada no produto vai querer detalhes importantes sobre a loja. É preciso colocar dados que deem segurança e uma margem de confiança, além de uma ou outra frase de efeito.
  3. Deixe um link para a loja – o Insta é a sua vitrine e, no fim, levará sempre à sua loja. Por isto, tenha certeza de ter um link direto também no topo do perfil, caso as pessoas queiram visitar a loja diretamente.

Personalizando as postagens de produtos

Você já sabe como abrir uma loja no Instagram e deixar o perfil atraente para ter mais chances de vender seus produtos. Mas também os posts devem receber atenção de quem vende, para atrair a dos clientes.

É preciso focar em ter, em todo post:

  1. Uma imagem que atraia atenção e destaque o produto.
  2. Uma descrição resumida, bem escrita e que dê as informações do produto.
  3. Algo que instigue a pessoa a comprar.

Com tudo isto, o resto será feito pelas ações de marketing.

A importância da hashtag na loja virtual Instagram

As pessoas estão acostumadas a utilizar hashtags para tudo, e é assim que se encontra algo no Insta e em qualquer outra plataforma. Assim como criar uma loja no Instagram é um processo fácil, também o é escolher as hashtags certas para sua venda.

Um bom exemplo é o caso das vendas de vestuário. Uma loja de roupa Instagram pode conseguir muitos acessos pelo feed, mas também há pessoas buscando diretamente com o símbolo de jogo-da-velha.

Se a postagem em questão é para um conjunto de blusas, o vendedor deve focar nas características do produto. Sendo uma blusa fresca, colorida e com estampa de gatinho, o post do nosso exemplo teria as hashtags:

  • #blusinha
  • #blusaverao
  • #roupadeverao
  • #blusacolorida
  • #brusinha
  • #blusaestampada
  • #estampadegatinho

E estas são apenas algumas ideias. Nós unimos detalhes do próprio produto com palavras que seriam buscadas pelas pessoas. Um exemplo é a palavra “brusinha”, altamente difundida para se referir a blusas, mas que não existe no dicionário.

Pesquisando as hashtags corretas para vendas

Você pode pensar em várias hashtags utilizando a estratégia acima, mas esta é apenas uma maneira de encontrá-las. Poupe a sua própria mente e busque utilizando o próprio Insta para encontrar as que ajudarão os consumidores a achar a sua página ou um produto.

Basta ir à seção de busca do seu aplicativo, ou mesmo pelo computador, e escrever uma das hashtags encontradas acima. Outras várias relacionadas à sua busca aparecerão, e você pode acessá-las para ver se são as que você deve utilizar.

Mas como saber isso?

Não existe uma fórmula exata, mas você pode tentar otimizar essa sua busca. Uma maneira eficiente é encontrar aquelas hashtags que não possuem muitos posts que não tenham a ver com o que você quer.

Além disso, enquanto que as mais buscadas favorecem com o número de pesquisas, elas também terão uma alta concorrência. A melhor maneira de se destacar desta forma é encontrar as que são boas, mas ainda pouco exploradas por outros vendedores.

Você pode fazer isso pela combinação de certas palavras, ou aproveitando um meme que está só começando a bombar. Use sua criatividade para lucrar!

Como criar um anúncio de vendas pelo Instagram

Primeiro, você deve criar um post. Por isso, recomendamos que, caso você não tenha lido os primeiros passos, volte para entender como criar uma postagem eficiente.

Tendo criado um post e sendo o seu perfil classificado como comercial, basta mandar promover a sua postagem. O Insta dará a opção de seleção automática do seu público-alvo, mas esta opção não é recomendada.

Com um pouco mais de trabalho, você consegue definir a sua audiência. O seu anúncio não tem que chegar a todo mundo, mas sim a pessoas que têm mais chances de clicar e fazer uma compra na sua loja.

Por isso, defina as características das pessoas que você busca, para então escolher a duração do anúncio e o orçamento previsto. Não é um processo difícil, assim como não foi criar a sua Instagram loja, mas é nos detalhes que você conseguirá se destacar.

Por este motivo, continue a ler e você saberá também o que e como conseguir vender no ambiente competitivo moderno.

Só posso vender os meus produtos?

A pergunta pode parecer sem sentido para muitos e também ser a dúvida de alguns tantos outros. A resposta é que não, ninguém é limitado a vender só o que tem em casa, ou no estoque.

Você pode ter uma loja e vender produtos – no caso do Insta, somente físicos – que sejam de outras pessoas. O dropshipping no Brasil tem crescido cada vez mais, e a rede social com uma loja sua pode ser mais uma maneira de promover o seu negócio.

Tudo funciona exatamente igual, pois é no final que o cliente compra diretamente da sua loja. Nesse momento, ele(a) estará adquirindo do fornecedor, que é onde você fará o pedido e será dele a responsabilidade pela entrega. Sem estocar, sem preocupações com logística.

Você então já sabe como montar uma loja no Instagram, promover seus itens ou de outras pessoas e criar anúncios para eles. O que falta agora é você descobrir, caso ainda não saiba o que vender, o que mais vende no Instagram.

O que vender no Instagram para ganhar dinheiro?

Segundo dados atualizados, os Top 3 produtos com mais vendas no Brasil são:

  1. Perfumaria e cosméticos
  2. Vestuário (roupas e acessórios)
  3. Decoração e itens de casa

Então pronto, não é mesmo? Bastaria pegar itens das categorias mais vendidas e seria lucro na certa. Porém, está longe de ser assim.

Não é porque o alcance da internet é ótimo que uma boa parcela destes mercados estará à disposição de mais um lojista. Além disso, devemos focar primariamente na plataforma que estamos utilizando, que é o Insta.

Embora não exista uma pesquisa direta sobre isso, é possível verificar por conta própria o que mais aparece na seção de compras do aplicativo. Um teste simples é abrir em diversos momentos, em alguns dias, e ver o tipo que mais aparece.

Será fácil perceber que vender roupas pelo Instagram é uma atividade bastante explorada, além de itens de beleza. Isso condiz com o que dizem as pesquisas gerais, pois a oferta está ali devido à demanda.

Com o que você já aprendeu até aqui, você já sabe como vender roupas pelo Instagram. Nosso objetivo, então, deve ser descobrir como se dar bem fazendo o que muita gente já está explorando.

Vendendo roupas e acessórios

O principal motivo que leva alguém a comprar roupas é preocupação estética. Por este motivo, a parte também estética do post é o que mais chamará a atenção do(a) possível cliente. No caso do Insta, estamos falando das fotos.

Nem todo mundo pode contratar modelos bonitos(as), então deve ser possível chamar a atenção de outra forma. Também é importante ressaltar neste caso que, especialmente as lojas registradas, é preciso tomar cuidado com direitos autorais: não copie fotos!

As fotos precisam mostrar claramente o produto, então aplique iluminação suficiente e faça com que todos os detalhes sejam mostrados. Destaque também o que puder utilizando o que é mais explorado no Insta, que são os filtros.

Aplicando as dicas do início do artigo com estas mais direcionadas a lojas que vendem itens de vestuário, você terá tudo para se dar bem. O próximo passo é buscar inspiração e descobrir as ferramentas de marketing adequadas para a plataforma.

Onde buscar inspiração?

É preciso sim aproveitar bastante a criatividade e tentar ser original, mas entender os acertos dos outros também pode alavancar os seus negócios. Por isso, quem busca vender no Insta deve procurar casos de sucesso e ver onde pode acertar.

Há sim investimento em publicidade e estratégias de marketing ocultas, as quais você aprenderá, mas também há detalhes visíveis.

Uma boa dica é buscar entre os melhores Instagram de venda de roupas um que tenha a ver com o estilo da sua loja. Trata-se de uma marca independente e alternativa como a @ziovara? Ou talvez looks como os da @sriclothing?

Além disso, você pode olhar quem segue essas páginas e como interagem as pessoas. A nossa recomendação é não buscar lojas óbvias ou muito grandes, que não condizem com o que você vende ou com o tamanho do seu negócio.

Dicas de como fazer marketing no Instagram

Com tudo o mais pronto e entendido, a parte mais divertida e que melhor produz efeitos exponenciais é utilizar direito as ferramentas de marketing. Engana-se quem pensa que pesquisa de mercado e criar anúncios basta, pois trata-se do começo.

Não falaremos de e-mail marketing ou de campanhas em outros sites, pois são assuntos batidos e básicos. Você aprenderá coisas úteis e exclusivas do Insta, para poder utilizar com sua loja. Pois então, vamos vê-las.

#1 Contate influencers

Os influencers nada mais são do que pessoas com um alto número de seguidores que são influenciados por suas opiniões. Boa parte deles vive somente de fazer publicidade e divulgar certos produtos.

Assim, com seus produtos físicos, o ideal seria contratar um ou mais que fossem seguidos por seu público-alvo.

Tomando as roupas e as blusas como exemplo, uma modelo jovem e descolada que posta looks de verão poderia ser uma boa escolha. Basta ver os comentários e analisar o engajamento dos seguidores para ver se parece ser alguém que geraria vendas.

Não é uma conta exata, e os resultados variarão conforme a campanha, o próprio influencer e até mesmo o momento da postagem. Mesmo assim, vale a pena orçar tantos canais quanto for possível.

#2 Use o stories como chamada

O stories é um dos recursos mais utilizados do Insta, e também pode ser um ótimo aliado para conseguir leads. Mesmo as pessoas que já seguem a loja podem se sentir tentadas a uma compra, somente por ter visto um story interessante.

Além disso, existe uma funcionalidade que inclui um link no stories. A pessoa só precisa arrastar para cima e será levada a uma landing page. Portanto, quando a campanha pedir, esta é uma ótima maneira de direcionar seguidores e prospectos para suas páginas.

Isso sem contar que os stories não se limitam aos visitantes e quem segue a página. Utilizando as hashtags corretas, mas sem abusar, você aparecerá nos stories gerais para a pesquisa delas.

#3 Seu negócio na IGTV

O Insta tem o próprio canal de comunicação, a IGTV. Nela, vídeos e vlogs ocupam vários minutos e mesmo horas dos dias dos seus consumidores. Crie conteúdo para ela, para atingir pessoas que ainda não seguem a sua página.

Novamente, além de um conteúdo interessante, é preciso utilizar as hashtags corretas. Faça algo relacionado ao que você vende, para ter certeza de que atrairá quem quer comprar, não visitantes aleatórios.

#4 Apps que ajudam no Insta

Existem aplicativos que podem ajudar e muito na gestão da sua loja. Alguns são gratuitos, outros com versões pagas, mas todos com recursos que podem aprimorar das fotos à customização das campanhas nos stories.

  1. Planoly
    Aplicativo em inglês que customiza o seu feed, encontra reposts preciosos para seu negócio, agenda conteúdos e oferece estatísticas para auxiliar na gestão.
  2. VSCO
    Edita suas fotos e possui uma interface bastante simples de usar. São diferentes filtros para customizar ainda mais suas postagens e deixá-las mais atraentes, com versão grátis.
  3. Unfold
    Nada de stories feios ou mal construídos. Este aplicativo organiza todo o layout e oferece fontes e boas paletas de cores para um conteúdo original e atrativo.

  4. Gerenciagram
    App em português com teste grátis que também agenda postagens e possui relatórios com estatísticas, além de filtros para fotos e para os comentários.
  5. PostGrain
    Gerencia mais de uma conta do Instagram com agendamentos de postagens. Também lhe ajuda a encontrar as melhores hashtags para os seus posts, com o limite de 8 postagens por mês.
  6. Bume
    Ferramenta paga com teste grátis que ajuda a segmentar seu público-alvo, além de agendar tanto posts quanto stories para suas campanhas de marketing.
  7. Iconosquare
    App em inglês para descobrir qual conteúdo engaja mais visitantes e de onde o seu público vem, além de estatísticas adicionais para ajudar a analisar o mercado.

#5 Exclusividade aumenta o valor

Um cliente que se sente especial tem muito mais chances de comprar e tornar a comprar em sua loja. Há estratégias também específicas do Insta que podem ajudar qualquer lojista nesta tarefa.

Uma delas é oferecer a possibilidade de um acesso exclusivo ao “Melhores Amigos” dos stories, que só mostra atualizações para pessoas selecionadas. Os critérios para alguém fazer parte ficam por sua conta, mas isso fará com que seu público se sinta engajado e especial.

Será então possível compartilhar, por meio desse canal exclusivo, o que faz parte da outra estratégia de marketing. Trata-se de oferecer promoções e cupons de desconto exclusivos do Insta. Basicamente, só o terá quem fizer parte dos seguidores.

Isso levará a mais seguidores, e com engajamento. Uma página com muitos seguidores, comentários e curtidas também atrai ainda mais pessoas. É uma bola de neve, que só tem a adicionar valor ao seu negócio.

 

Resumo do artigo

Você aprendeu a ter uma conta exclusiva para vendas no Insta, além dos requisitos para colocar seu catálogo nela e transformá-la numa verdadeira loja. Durante as explicações, demos também dicas para fazer o seu perfil bombar na rede social.

Depois, você entendeu como funciona a personalização de um perfil e das postagens para atrair e reter compradores. Com isso, as chances de não ter um trabalhoso post ignorado são muito maiores.

Já sabe também o que escolher para vender, levando em conta o que as pessoas mais buscam na plataforma. E, como isso tudo não basta, apresentamos as melhores ferramentas de marketing que você pode utilizar.

Para concretizar a vontade de conseguir vender pelo Insta, é essencial que você tenha um site de e-commerce. Há várias plataformas para isso, uma boas e outras ruins. Você pode ler mais aqui sobre as melhores plataformas que recomendamos de acordo com suas necessidades.

Com tudo isso, você está mais do que preparado(a) para expandir o seu negócio também para as redes sociais.