Home » Blog » Cloudflare
cloud 2

Como funciona e o que é Cloudflare?

Nem sempre ter apenas um serviço de hospedagem e um nome registrado é suficiente para o sucesso de um site. Além do comprometimento e do conteúdo, é preciso proteger os dados e garantir que os usuários tenham acesso rápido.

Embora muitos novos webmasters nem sonhem com isso, existe uma única ferramenta, totalmente gratuita, que cuida de ambos. O nome dela é Cloudflare, e existem até mesmo planos pagos que garantem muito mais vantagens.

Para que não fiquem dúvidas sobre o que é, ou como funciona, elaboramos uma análise completa. Ao fim dela, você saberá se é a solução ideal para o seu site ou projeto. Por isso, fique com a gente.

Cloud Flare serve para qualquer site?

 

Você pode estar querendo criar um blog para promover produtos ou falar sobre sua vida, ou então um site para um negócio. Talvez seja até mesmo uma loja virtual completa, o que se diferencia bastante para uma página comum com alguns links.

Para todo e qualquer tipo de ideia para um lugar seu na internet, há diferentes ferramentas e possibilidades. Neste meio, estão os serviços de hospedagem e outros como o Cloud Flare, que oferece a possibilidade de otimizar um site em termos de velocidade e segurança.

Não importa qual é o projeto ou onde ele foi hospedado. Se o seu host permitir alteração de DNS, é possível instalar o serviço desta plataforma de CDN. Portanto, a resposta é sim: muito provavelmente você pode se beneficiar deste serviço.

Caso você ainda não saiba onde hospedar o seu site, recomendamos que leia mais sobre o Webnode aqui. Você pode criá-lo gratuitamente e com poucos cliques.

Afinal,o que é Cloudflare de verdade?

O primeiro ponto a destacar é que se trata de uma ferramenta adicional. É um serviço de CDN (Rede de Distribuição de Conteúdo), que permite que seus arquivos hospedados em algum data center específico sejam distribuídos a tantos outros.

Seja no Brasil, nos Estados Unidos ou na Europa, os arquivos que poderiam demorar para carregar são vistos mais rapidamente. Isto acontece porque eles passam a estar mais próximos dos usuários, então percorrem uma distância menor para serem abertos.

Com 193 data centers (locais onde ficam armazenados os arquivos), boa parte do mundo ganha acesso mais rápido ao site. Para isso, este CDN armazena uma versão como cópia da página em cada um desses locais, e a atualiza periodicamente.

Mas não é só isso que ele faz, sabia?

O sistema também adiciona proteção extra, blindando o site contra ataques de hackers. Isto é importantíssimo pois, segundos dados atualizados, sites brasileiros sofreram nada menos que 15 bilhões de tentativas de ataque por hackers em apenas um trimestre, segundo a Fortinet.

Tudo o que é preciso fazer é, no site onde foi registrada a página, realizar alterações no DNS, ligando ao endereço fornecido no cadastro. O registro também é feito de forma bastante rápida e gratuita, com possibilidade de adquirir planos mais avançados.

Até mesmo lojas virtuais podem se beneficiar destes serviços. Aliás, se você ainda não conhece as melhores plataformas de e-commerce, sugerimos esta nossa lista aqui.

Agora que você já sabe o que é e como funciona este serviço, vamos analisá-lo a fundo. Será que vale a pena mesmo?

 

O site fica mais rápido?

Há dois motivos principais que explicam a razão de as páginas carregarem mais rápido com a utilização deste serviço. Vejamos quais são:

  1. Proximidade dos data centers: com os arquivos espelhados em um local próximo ao acesso do usuário, o site carrega mais rapidamente.
  2. Conteúdo armazenado: cópias como fotos de seu site, porém com as mesmas funções ativas, são enviadas aos visitantes, sem que seja preciso recarregá-las.

Uma vantagem adicional que está ligada ao conteúdo armazenado é o fato de que menos transferência é consumida. Como isto pode beneficiar a sua página? Bem, é bastante simples entender.

Se você se registrou em um host gratuito ou de baixo valor para sites pequenos, é provável que a transferência seja limitada. Mesmo que não seja, é de se esperar que abusar do recurso leve à instabilidade do servidor.

Com o serviço ativo, a cópia garante que centenas de acessos sejam interpretados como um único. Assim, se cada visita consome em média 20 Megabytes de transferência, quinhentas destas visitas consumirão o mesmo, contra 1Gb no caso de não haver o serviço.

Fica fácil entender a vantagem, que se aplica até mesmo ao plano gratuito. E por falar em hospedagem para sites pequenos, talvez você queira aprender mais sobre o Hostinger, nossa indicação para projetos menores.

Aumento da segurança

Ataques hackers estão cada vez mais frequentes, especialmente sobre sites criados sem especialidade técnica. Na ausência de uma configuração otimizada, ou no uso de um plugin não verificado, uma brecha pode se abrir para invasores.

Nestes casos, não há um limite definido para o prejuízo ou a frustração causada a quem detém o site. Com o uso de um serviço com proteção adicional, é possível bloquear possíveis entrantes, que é o que o Cloudflare faz.

Com a mudança do DNS, o sistema oferece uma proteção contra ataques DDoS, que derrubam sites apesar do Host possuir um Uptime de 99.9% ou 100%. Além da proteção, o sistema cobra autenticação, impedindo que robôs invadam o site ou sobrecarreguem as páginas.

Além disso, o serviço oferece uma solução compartilhada de certificação SSL. Apesar de alguns hosts já o incluírem no pacote, outros cobram por isto, o que não mais precisaria ser um custo adicional.

Quando se faz um upgrade, escolhendo um plano pago ou mais avançado da plataforma, você também recebe novos recursos. Entre eles:

  • Firewall
  • SSL dedicado e personalizado
  • Suporte com priorização
  • E mais.

Para pessoas que gerem um site grande ou um projeto importante que tem mais a perder, pode ser recomendado adquirir um dos planos pagos. A seguir, veremos mais sobre o funcionamento do serviço na prática.

Como é o painel do serviço?

O sistema contém um painel próprio, de onde é possível administrar de maneira intuitiva. Por ser totalmente em português, consideramos um ponto positivo para todos os usuários brasileiros. Nem todos os recursos que aparecem estão disponíveis, pois depende do seu plano.

Você terá acesso a:

  • Estatísticas de solicitações de acesso ao site e de ameaças.
  • Gerenciamento de todos os DNS referentes aos seus sites.
  • Possibilidade de cadastro ou remoção de sites.
  • Ativação de proteção extra (cuidado para não exagerar e bloquear o acesso).
  • Ativação de opções para acelerar o carregamento, como otimização de imagens e diminuição de códigos.
  • Atualizar manualmente a cópia do site.

Estas são algumas das opções disponíveis para qualquer um que fizer registro e login na plataforma.

Este serviço é seguro e confiável?

Como opinião pessoal, utilizei o Cloud Flare por bastante tempo e o vi diminuindo os problemas de acesso, além de deixar os sites mais rápidos. No mais, trata-se de um serviço internacionalmente reconhecido.

Não só é seguro adicionar um site, qualquer que ele seja, como você aumenta a sua segurança ao fazê-lo. Tenha somente a certeza de que está acessando o site oficial, e não será preciso se preocupar com a confiabilidade do serviço.

Sem informação suficiente no Reclame Aqui, não podemos ter uma segunda opinião de usuários brasileiros. Então, deixamos como uma recomendação de serviço confiável.

Influência do CDN no SEO

Para quem não está familiarizado com a última sigla, trata-se da otimização de sites para mecanismos de buscas. A estratégia SEO busca garantir que o site receba visitas orgânicas (provenientes de sites como o Google).

Mas como alterar o DNS do site para receber proteção e serviço de cache deste CDN ajuda a otimizar o site?

É fácil. Fatores como velocidade de carregamento influenciam muito na reputação de um site perante os buscadores. Como o conteúdo está gravado e mais próximo dos visitantes, eles possuem um acesso mais rápido.

Quaisquer poucos milissegundos que parecem pouco importantes para nós podem ser a diferença entre estar ou não na primeira página. Além disso, a velocidade afeta outros parâmetros importantes para o SEO.

Se o site carrega mais rapidamente, as pessoas ficam mais tempo em sua visita. Este é outro fator muito relevante para a classificação do site. Pessoas satisfeitas compartilham o site, e por aí vai.

É dessa forma que a contratação deste serviço influencia positivamente o SEO de sua página.

O que é oferecido no plano grátis?

Como qualquer outro serviço, quanto mais se paga por um plano avançado, mais recursos se tem. Mesmo assim, você pode optar por nunca pagar qualquer centavo ao CDN, e mesmo assim ter acesso a alguns recursos.

Sem desembolsar uma mensalidade para o site, você terá acesso a:

  • Aumento da proteção contra DDoS sem limites.
  • Criação de um caminho criptografado entre o Host e o data center mais próximo.
  • SSL compartilhado.
  • Otimização do SSL via TLS.
  • Ativação em até 24 horas.
  • Compatível com a maioria dos navegadores modernos.
  • Bloqueio ou desafio a visitantes suspeitos.
  • Gestão da conta por mais de um usuário.
  • Rastreamento de Uptime semanal.
  • Suporte via e-mail (resposta em média em 13 horas).

Vê-se que não são poucos os serviços oferecidos sem qualquer cobrança. Entendemos que, por ser um sistema seguro e benéfico para qualquer site, está na frente de muitos competidores em termos de concorrência.

Para quem é o Cloud Flare?

Qualquer site pode se beneficiar tanto do plano gratuito como dos planos avançados oferecidos por esta plataforma. Seja um blog, site ou loja virtual, de absolutamente qualquer tamanho, existe um motivo para ter o serviço.

Se o site é exclusivo para brasileiros e o Host possui um data center no Brasil, pode ser que a distribuição não seja uma vantagem. Porém, o cache que permite acesso rápido continuaria a beneficiar a página, os visitantes e o próprio dono do site.

E o melhor: não é preciso pagar por isso.

No caso de uma página com visitantes internacionais, a vantagem fica ainda mais óbvia. Um usuário da Grécia ou da Turquia verá uma página carregar rapidamente, mesmo que o data center original esteja nos Estados Unidos.

Esta, inclusive, é a realidade da maioria dos Hosts de baixo preço ou gratuitos, o que em situação normal deixa o acesso mais lento. Não mais, utilizando este serviço.

Mas e a concorrência?

No momento, não existe serviço similar com reputação tão absoluta como no caso do Cloudflare. Como a confiabilidade é importante, especialmente em se tratando dos arquivos de seu site, o mais recomendado é utilizar a opção mais segura.

Além disso, CDNs com ampla cobertura com data centers normalmente não oferecem o diferencial deste serviço. A união da distribuição com a segurança é o que faz deste o queridinho dos webmasters, e até o momento permanece sem páreo.

Portanto, esta é a nossa maior recomendação neste setor.

Conclusões sobre o serviço

Aprendemos o que é o Cloudflare e como ele funciona quando você adiciona um ou mais sites ao sistema. Você ganha melhor distribuição, otimiza a visita dos usuários e ainda protege seus arquivos e a estrutura do site.

Neste momento, trata-se da melhor opção de CDN com opções de proteção para sites no Brasil. Pode ser uma página voltada para o nosso país ou para o exterior, que os benefícios se aplicarão da mesma forma.

Embora seja raro em análises, o consenso é completo e está de acordo com outros artigos encontrados por aí: trata-se de um serviço que vale a pena, gratuitamente ou pago.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email