O marketing não é parte essencial somente da conquista de novos prospectos e clientes. Todos os que já compraram ou visitaram a sua loja virtual precisam ser mantidos engajados, porém de forma sutil. É aí que as estratégias corretas entram em jogo.
Neste breve artigo você será introduzido às principais maneiras de manter seus consumidores. Pessoas que já compraram em sua loja de Dropshipping tendem a se sentir mais confortáveis em fazer novas compras e comprar mais. Por isso, não deixe de prestar atenção às nossas dicas.
Vamos então começar com os primeiros passos após realizar a sua venda. Ao mesmo tempo, nossas indicações serão também para pessoas que tiveram ao menos algum interesse em realizar compras em sua loja. Sigamos, então, para a análise.
Mantenha Contato com o Cliente de Dropship
Alguns Dropshippers desavisados podem pensar que não manter contato com os consumidores significa não ter tido problema, que tudo está ótimo. Pode mesmo não haver motivo de reclamação, mas perder o cliente de vista significa também perder lucros.
A compra foi finalizada, porém foi somente uma e a primeira. Cerca de 74% dos consumidores brasileiros preferem comprar online, o que significa que eles comprarão novamente, em sua loja ou em outra.
Mas então, como manter o cliente por perto?
O primeiro passo é analisar os dados que você possui do cliente. E-mail e telefone podem ter sido deixados no cadastro, que é quando a permissão para contato futuro deve ser coletada. Então, você já terá os contatos com os quais montar uma lista.
Também, todos aqueles que entraram no site e se cadastraram e não compraram, ou se assinaram a newsletter em busca de algum desconto ou promoção, são bons prospectos. Adicione-os à lista correspondente à campanha de marketing que fizer.
Sobre essas listas, veremos mais a seguir.
Categorização para Estratégias de Marketing
Deixar a loja virtual rodar por conta própria e gerar lucros pode parecer uma boa ideia. No entanto, esta estratégia está fadada ao fracasso. Há mais trabalho do que a venda automatizada, ao menos para os que querem fazer o Dropshipping e ter lucros de verdade.
Com os contatos de compradores e prospectos em mãos, é possível separá-los em listas específicas. Alguns exemplos são:
- Consumidores de vestuário.
- Consumidores de eletrônicos
- Pessoas que nunca compraram.
- Pessoas que já compraram na loja.
- Todos os envolvidos.
Uma lista pode incluir pessoas participantes de outras listas, o que não é um problema, desde que não sejam enviadas mensagens duplicadas. Com listas categorizadas, basta ter um serviço de marketing via e-mail, com o MailChimp, para pôr a estratégia a seguir em linha.
Campanhas de Marketing
Todos já receberam e recebem e-mails considerados propaganda, com descontos, novos produtos e tudo relacionado a vendas. O que destaca os negócios ganhadores é saber engajar a audiência por meio destes e-mails.
Por isso a categorização é importante. Um e-mail genérico será considerado Spam e terá o efeito contrário, fazendo o seu negócio passar de imagem neutra para negativa. Ao enviar e-mails relevantes para o público-alvo, as chances de converter em cliques e vendas é maior.
Existe muito a ser estudado e testado neste aspecto. O importante é iniciar este tipo de contato e manter os prospectos e clientes sempre informados e cientes da existência da sua loja virtual.
Pós-Vendas e Suporte
Muitos sites que fazem Dropship oferecem suporte até mesmo com chat ao vivo, mas muito direcionado às vendas. Você já entendeu que manter o cliente engajado e interessado no site é essencial, então por isso o mesmo atendimento de qualidade deve ser oferecido após as vendas.
Primeiramente, um produto defeituoso ou que não agrade o cliente precisar ser trocado pode ser um trabalho a mais. Porém, geralmente é o fornecedor que lida com a logística e o seu trabalho será fornecer o suporte, mesmo que terceirizado.
A plataforma Ebit realizou uma pesquisa e concluiu que 92% dos consumidores voltariam a comprar em uma loja após uma boa experiência de troca. Este motivo é mais que suficiente, se você quer lucrar, para oferecer um bom atendimento.
Não só para problemas o suporte é interessante. E-mails sazonais ou outras formas de contato que não somente para divulgação podem criar uma conexão entre a marca e o cliente. Mantenha sempre uma forma de contato disponível, caso alguém busque atendimento pelo site.
Considerações Finais
Está provado, até mesmo estatisticamente por meio de pesquisa, que é lucrativo no longo prazo manter contato com o cliente. O pós-venda inclui desde devoluções, que resultam em clientes satisfeitos e que retornam, a campanhas de marketing com novas ofertas.
A chave é entender o cliente e poder separar todos os consumidores e prospectos em grupos que sejam atingidos de forma relevante pela sua escolha de estratégia.
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O trabalho do Dropshipping não termina na contratação de um agregador ou fornecedor e em anúncios para vender. O lucro está em fazer os clientes retornarem e espalharem boas novas sobre a sua loja virtual para incrementar sua reputação.
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Aplique essas dicas de suporte e marketing em forma de pós-venda para o seu negócio, e veja-o ser multiplicado em muitas vezes com o passar do tempo.