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Google Search Console: Guia Definitivo Para Proprietários de Sites

Google – the most famous search platform on the Internet, has robots that read, rate and rank all sites. The goal is to bring users the most relevant materials within the subject they are researching.

At the other end, Google provides a powerful tool to help webmasters make the most of their content for search engines, making it more relevant. This tool is Google Webmasters, or rather, Google Search Console, which keeps changing.

We dare to do what few have done. In this article, we unveil both old and new Google Search Console to show what it can offer to improve your site, be it a blog, a corporate site, or an online store .

Note that this guide is expandable. The suggestions and contributions of our readers are welcome. Especially because we certainly haven’t covered every aspect of this amazing tool.

Em todo caso, faremos o possível para manter este artigo atualizado, conforme as mudanças promovidas pelo próprio Google. Boa leitura.

O que é o Webmaster Tools/Search Console?

Tudo começou em 2005 com o Google Sitemaps, criado para manter o Google sempre atualizado sobre o volume de criação de páginas na Internet e aumentar a quantidade de páginas vasculhadas pelos seus robôs de busca. Em 2006, o Sitemaps foi renomeado e passou a se chamar Google Webmaster Tools (GWT).

Já em 2015, este passou por uma nova mudança, onde começou a ser chamado Google Search Console (GSC). Em 2018, o Google lançou oficialmente a versão beta do novo Search Console.

O GWT se tornou GSC para ampliar o propósito do serviço. Antes, com webmaster (do inglês: mestre da web) no nome, ficava muito voltado somente para os usuários. Search Console veio para reposicionar o serviço como uma poderosa ferramenta para todos os interessados em buscas, mesmo quem não tem um site próprio, como profissionais de mídia digital de agências, por exemplo.

Assim, o GSC se torna essencial para todos os usuários possuidores ou gerenciadores de site, blog ou e-commerce e também para todos os interessados em dados de busca pois é uma central ampla de ferramentas e relatórios de site.

Dominar o GSC permite que você monitore seu site e trace estratégias mais eficientes para sua evolução, ajudando a qualificar mais seu conteúdo, implementar técnicas SEO, corrigir problemas, aumentar o seu tráfego e muito mais, ao mesmo tempo.

4 princípios das ferramentas Webmasters do Google

O Search Console funciona como um sistema de alerta para webmaster. Ele monitora seu site e informa sobre erros de indexação das páginas pelo Google, ataques de hackers ou malwares, melhorias nas tags e demais itens do HTML e os índices de tráfego .

Na antiga versão, ele funciona a partir de 4 ferramentas webmaster básicas:

Como adicionar e verificar um site

O primeiro passo de tudo é você ter uma conta Gmail. Logado, acesse o site do Search Console.

Clique em Start Now. Você verá uma página com duas opções de adicionar uma propriedade. Escolha a opção URL Prefix, digite o URL do seu site e clique em Continue.

Você vai ver que existem várias formas de verificar seu site. A página já vai abrir na opção HTML File, mas vamos escolher a segunda opção da lista, HTML Tag. Ao clicar nessa opção, você vai ver que eles te fornecem um código HTML. Todo o seu trabalho será copiar esse código (CTRL C + CTRL V) e colá-lo no HTML da home do seu site.

Agora onde achar essa página HTML no seu site? Bem, cada plataforma de site tem a sua.

Mas não é nada difícil. Se tiver dificuldades em achar, basta dar um google que você vai achar o caminho das pedras. Aqui vamos trabalhar com o WordPress, que é o que a maioria dos usuários têm.

Nas Configurações do seu site WordPress, clique em Configurações >> Ferramentas >> Marketing >> Tráfego. Em seguida, role a página para baixo até chegar na seção Serviços de Verificação do Site. Na caixa com o nome do Google, cole o código HTML que você havia copiado e clique em Salvar Configurações.

Você está quase no fim. Agora volte para a página do Search Console e clique em Verify.

Pronto! Sua conta está criada. Agora basta esperar alguns dias até que eles processem todos os dados relacionados ao seu site.

Como dissemos, cada plataforma tem um caminho para chegar ao HTML do site. No Wix, por exemplo, você precisa ir em Editor, clicar em Site. Em seguida, em Gerenciar Site e, por fim, selecionar SEO para adicionar um código de cabeçalho ao seu site.

Antiga versão X nova versão do Google Search Console

Um vez que você estiver no painel central do GSC, você poderá perceber no canto inferior esquerdo da tela a opção Ir para a versão antiga. Isso porque a migração para a nova plataforma ainda está sendo processada.

Embora ainda haja muitos usuários da versão antiga, a tendência natural é que o Google vá estimulando a migração para a nova plataforma, como já está acontecendo.

Por isso, traçaremos um breve panorama de todas as opções interessantes da versão antiga, em seguida, vamos abordar as principais mudanças e, por fim, falaremos com mais detalhes da nova versão.

Antiga versão

Atualmente, de cara, o painel da antiga versão do Search Console já mostra que muita coisa já migrou para a nova versão. Os quadros de erros de rastreamento, search analytics e sitemaps exibidos no painel convidam a acessar o novo relatório do SC, por exemplo. Ainda assim, o menu da antiga versão era dividido em:

Aspectos de pesquisa (Search Appearance)

Os dados desta seção mostram de que forma o Google está interpretando cada uma das partes das suas páginas. Títulos, descrições, imagens, meta-tags etc. Clicando no ícone i (de informações) ao lado do nome Aspectos da Pesquisa, você vai ver um quadro explicativo dos termos usados pelo Google e sugestões de como melhorar o desempenho do seu site no Search Console. Você também pode clicar em cada item para obter mais informações, conforme imagens abaixo:

Aqui nós clicamos em título, por exemplo:

Para organizar as informações mais didaticamente, a seção Aspectos da Pesquisa está subdividida nos seguintes itens:

Rich cards: (do inglês, cartões ricos) é uma evolução da estruturação dos seus dados, otimizando-os para que eles apareçam em formato de cartões em carrossel em dispositivos móveis, o que é mais atraente para que o usuário clique e considere seu site.

Marcador de dados: de forma manual, você configura os dados que compõem o seu site, para facilitar e até “ensinar” os robôs do Google a encontrarem as informações que vão destacar você na pesquisa. O uso desse recurso para marcar páginas ou grupo de páginas é simples e não precisa manjar de HTML. Basta ir marcando as palavras com um marca-texto e selecionar as categorias.

Tráfego de pesquisa (Search Traffic)

No geral, nesta seção, o Google fornece dados para você descobrir e melhorar a popularidade do seu site, a forma mais efetiva de ganhar relevância no país do seu interesse e as suas páginas não-otimizadas para dispositivos móveis. As subseções são:

Índice do Google (Google Index)

Rastreamento (Crawl)

Erros de rastreamento (Crawl Errors): aqui são avisados erros como os de página não encontrada (o famigerado erro 404), erros no servidor (erro 500) e páginas que precisam de autorização, cujo acesso se encontra negado. Essa funcionalidade só existe agora no novo Search Console. Estatísticas de rastreamento (Crawl Stats): essa funcionalidade mostra o desempenho dos robôs do Google para encontrar e ler as informações do seu site. Assim, você pode se planejar para melhorar o tempo de processamento dos dados do seu site, para que os robôs o localizem cada vez mais depressa.

Security Issues

As the name implies, in this section you will learn about serious issues with your site and as you resolve them you can also request page reindexing here.

Web Tools

Clicking this section takes you to an integrated panel of Search Console web tools.

In this panel you will find:

Nova versão do Search Console

No momento, as duas versões funcionam de forma integrada. Dito isso, não é necessário fazer uma mesma solicitação nas duas plataformas, pois uma compartilha todas as informações com a outra.

No entanto, como dissemos anteriormente, o processo de migração do velho para o novo Search Console continua em andamento até que o velho seja extinto.

O fato é que o Google repensou todas as funcionalidades. Algumas ele agregou numa só função. Algumas, ele extinguiu. Outras, no entanto, continuam disponíveis apenas na versão antiga.

O esforço é sempre pelo mesmo objetivo: oferecer praticidade e clareza de dados para os webmasters melhorarem seus sites.

Mudanças gerais

As principais melhorias apresentadas na plataforma mais moderna do Search Console são:

Funcionalidades da nova versão

Visão Geral (Overview)

Aqui o dono de site tem acesso a um painel geral com gráficos de desempenho, cobertura e melhorias do tipo AMP e Facilidade de uso em dispositivos móveis. A partir desse painel você pode clicar em Abrir Relatório, para ver dados de cada um desses três temas.

Desempenho (Performance)

Aqui você vê como seu tráfego muda com o passar do tempo, sua origem e quais tipos de consulta tem mais possibilidade de exibir seu site. Além disso, você tem acesso às consultas que são feitas a partir de smartphones, o que permite aprimorar sua segmentação.

Você pode também configurar seu relatório quanto a métricas (por cliques, impressões, CTR, posição média e posição), dimensões e filtros (por consultas, páginas, países, dispositivos, tipos de pesquisa e aspecto da pesquisa). Tudo apenas clicando em cima dos respectivos nomes em cada parte do relatório de desempenho.
No lugar de oferecer dados de apenas 3 meses da antiga versão, a nova gera relatórios de desempenho considerando até 16 meses. Você pode ler mais sobre desempenho aqui.

Inspeção de URL (URL Inspection)

Aqui você descobre a forma como sua página é exibida no índice do Google. Também pode identificar problemas no seu site e resolvê-los.

É possível inspecionar um URL ativo ou indexado, solicitar indexação de um URL, acessar uma versão renderizada da página ou a lista de recursos carregadas, saída de Javascript e outras informações.
Você pode ter acesso também a uma lista de recursos bloqueados para URLs individuais através dessa ferramenta. Você pode saber mais sobre todas as possibilidades dessa ferramenta neste artigo do Google.

Índice (Index)

Esta seção agora engloba duas importantes funcionalidades.

Melhorias

Facilidade de uso em dispositivos móveis: um gráfico apresenta a quantidade de páginas válidas ou com erros, a partir da seleção. Na caixa de seleção Impressões, é possível você ver quantas impressões de páginas do seu site foram geradas a partir de smartphones. Este artigo do Google traz mais informações.

AMP: essa ferramenta ajuda você a compreender quais páginas do seu site são aceleradas para dispositivos móveis e quais contém algum erro. O gráfico também contém avisos, os quais não devem ser vistos como erros, mas como recomendações. A partir deste artigo do Google, você obtém mais informações.

Segurança e Ações Manuais

Ações Manuais (Manual Actions): esta funcionalidade continua com o mesmo objetivo da sua correspondente na versão antiga: o de mostrar se alguma pessoa da equipe do Google precisou manualmente interferir no seu site, por motivo de violação das diretrizes de qualidade para webmasters do Google. Saiba mais neste artigo.

Problemas de Segurança (Security Issues): esse relatório aponta falhas de segurança na sua propriedade, como atividades maliciosas ou ações de hackers.

Links

Esta seção substituiu os antigos Links para o seu site e Links internos. Apesar disso, é neste relatório que você continua conferindo quem faz mais links para você e as principais vinculações para suas páginas. No entanto, o número de contagem de links ficou mais fidedigno, e a ferramenta ficou bem mais otimizada.

Recursos existentes somente na antiga versão

Algumas funcionalidades, porém, continuam disponíveis somente na versão antiga do Search Console. São elas:

Onde Aprender Como Implementar Isso Para Seus Esforços de SEO

  Conseguiu entender como e por meio de quais recursos essa ferramenta consegue aprimorar seus esforços SEO?   Em teoria, tudo se encaixa perfeitamente, razão pela qual cada vez mais donos de website utilizam o Search Console. Mesmo assim, a parte prática, de real implementação dos recursos para o avanço do site em termos de pesquisa orgânica, permanece complicada.   Acertamos?  

De posse da informação sobre as limitações e possibilidades das duas versões da ferramenta, só falta conseguir implementá-las. É dessa forma que esse conhecimento será traduzido em maiores visitas orgânicas, pessoas reais chegando por meio de buscadores como o Google.

Felizmente, a sua leitura deste artigo pode ser complementada por uma mais, focada exatamente na parte prática. Tudo o que você leu será feito para melhoria do seu website, com foco apenas em aumentar o tráfego.

Assim, para atingir esse objetivo, você pode tirar alguns minutos e ler mais aqui. Você terá não só um bom reforço para acreditar que tais esforços valem a pena, como aprenderá como gerar tráfego de verdade.

São dicas completas, cada uma analisando e abordando todas as medidas possíveis nesse sentido. É com mais essa leitura, após a nossa conclusão, que você conseguirá os resultados esperados para o seu website.

 

  Conclusão

Neste artigo, vimos que:

Você já usa o Search Console? Gosta mais da nova versão ou da antiga? Compartilhe sua experiência ou dúvida deixando seu comentário. Até a próxima.

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